CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Secretário de Educação participa de evento no RS para discutir políticas públicas

Publicados

CUIABÁ

O secretário municipal de Educação, Amauri Monge Fernandes, participa até dia 12 deste mês da 4ª reunião ordinária de 2025 do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec). O evento, realizado em Porto Alegre (RS), reúne secretários de Educação de todas as Capitais do Brasil para discutir políticas públicas para a educação.

“É um momento em que a educação pública é discutida em conjunto, alinhamento de diretrizes e fortalecimento da colaboração entre as capitais do país na área da educação. Esse diálogo é fundamental para compartilhar experiências visando políticas públicas que oportunizem a plena aprendizagem às crianças a partir das boas condições de trabalho à equipe técnica e aos professores. Daqui, também exportaremos boas ideias e projetos pedagógicos que poderão ser incorporados a educação de Cuiabá”, explica o secretário Amauri Monge.

A programação do primeiro dia de reunião contou com uma apresentação do Todos Pela Educação, com a entrega de panoramas de dados e memoriais de gestão de cada Capital. Também foi realizado um debate a respeito do planejamento de curto prazo das gestões, discussão das metas de cada secretário e um painel sobre o novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Outros debates são os apoios disponíveis no terceiro setor para fomentar políticas públicas, gestão educacional e políticas docentes, além da educação infantil, alfabetização e a recomposição de aprendizagem.

Leia Também:  Feira de Adoção contará com 10 filhotes de cães e gatos no Mercado do Porto

O secretário Amauri Monge Fernandes também visitou unidades educacionais de Porto Alegre, dialogando com alunos e professores.

O Consec é o Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais. O Conselho surge para contribuir com o avanço da educação pública brasileira, promovendo formação contínua e trocas de experiências dos Secretários e Secretárias de Educação das Capitais. Comprometidos com o fortalecimento do Sistema Nacional de Educação, produzindo conhecimento e dando apoio para que os Secretários membros tomem decisões informadas e promovam o aprendizado constante em suas redes de ensino.

#PraCegoVer

A foto ilustra o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, sentado numa cadeira e com microfone na mão falando numa reunião de secretários de Educação das capitais brasileiras. Trata-se de um homem calvo, pele branca e barba parcialmente branca.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Após resgatar cão ferido, Jean Barros defende ampliação no atendimento da Diretoria de Bem-Estar Animal

Publicados

em

Gláucio Nogueira – Assessoria do vereador Jean Barros

O vereador Jean Barros (PSB) defendeu a ampliação do horário de atendimento da Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá. Em pronunciamento realizado na quinta-feira (11), o parlamentar apontou a necessidade de o órgão realizar os atendimentos também aos finais de semana e relatou o caso de um cachorro resgatado por ele que só sobreviveu porque foi levado para uma clínica veterinária particular.
&nbsp
Jean contou que recebeu um vídeo de um amigo no último sábado (6) com imagens do animal, um filhote de cachorro, abandonado e bastante machucado na região do Sucuri. “Resolvi ir até o local para tentar localizar o cachorro e o encontrei. O coloquei em uma caixa e segui para a Diretoria de Bem-Estar Animal para que fosse possível fazer o acolhimento do animal”. Perto do cachorro estava um pacote aberto de ração, um frasco de um medicamento e uma garrafa d’água, tudo com etiquetas que mostravam que os produtos deveriam ser administrados ao filhote.
&nbsp
Ao chegar à diretoria, o vereador constatou que o órgão funciona apenas de segunda à sexta-feira e, naquele momento, estava fechado. “Tentei, então, buscar atendimento por meio do WhatsApp disponível, mas só obtive um retorno na segunda , pela manhã”. Ao constatar a péssima situação do cachorro, Barros optou por levá-lo a uma clínica veterinária privada, arcando com todos os custos.
&nbsp
Jean explicou que a médica veterinária responsável pelo atendimento constatou fratura exposta em uma das patas e um quadro de infecção, que se alastrava pelo organismo do animal por conta dos ferimentos. “Prontamente optei por arcar com os custos e ele foi atendido de forma muito eficiente pela veterinária, que afirmou que o cachorro, muito provavelmente, morreria em alguns dias se não fosse atendido”.
&nbsp
Ao receber o retorno da diretoria, Jean foi orientado a levar o cachorro na terça-feira (9) ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Lá, após uma primeira verificação, o parlamentar foi orientado a retornar com o cachorro apenas no dia 17. “Felizmente ele está bem melhor, ativo, se alimentando bem e hospedado na minha casa”.
&nbsp
Barros ressaltou que se o caso do cachorro abandonado na região do Sucuri teve um final feliz, esta não é a regra para muitos animais. “Infelizmente, nem todas as pessoas que encontram gatos e cachorros vítimas de maus-tratos ou com alguma doença possuem condições financeiras para arcar com os custos em uma unidade particular. Por isso, peço que a Prefeitura de Cuiabá, que tem um compromisso com a causa animal, que veja uma forma de ampliar o atendimento, criando equipes de plantão aos finais de semana, para preservarmos também estas vidas”.
No pronunciamento, Jean informou que irá se reunir com a diretora de Bem-Estar Animal para entender as necessidades do órgão e, com o apoio da Câmara Municipal, auxiliar no que for preciso para que o atendimento seja ampliado. “Sei que há um bom trabalho sendo feito, mas acredito que ele pode ser ainda melhor”, finalizou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeitura faz audiência pública para debater Plano Plurianual de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA