POLÍCIA
Câmara Temática estuda efetivação de notificação compulsória em casos de violência contra a mulher
POLÍCIA
Julia Oviedo/Sesp-MT
![]() |
A Câmara Temática de Defesa da Mulher da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) se reuniu nesta segunda-feira (14.02) com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, para tratar da notificação compulsória em casos suspeitos ou confirmados de violência contra a mulher.
Apesar de ser uma lei já regulamentada no País, a Câmara Temática vem estudando qual a melhor maneira de efetivar e padronizar a medida em Mato Grosso. Um texto em formato de instrução normativa foi apresentado ao secretário, que também levantou a possibilidade de ser regulamentado por meio de decreto.
A notificação compulsória é um mecanismo para identificar sinais de violência contra a mulher, em casos que sejam atendidos por profissionais da saúde. De acordo com a Lei 13.931/2020, o profissional que atender um caso – seja suspeito ou confirmado – de violência contra a mulher, deve informar as instituições de segurança em um prazo de 24 horas.
Além disso, a notificação compulsória também é uma medida preventiva que pode evitar que novos feminicídios ocorram.
De acordo com a delegada e coordenadora da Câmara Temática, Mariell Antonini Dias, muitas vítimas de feminicídio em Mato Grosso não procuraram nenhuma instituição de segurança antes do crime. “Muitas vezes, apenas o profissional que atendeu essa mulher em uma unidade de saúde é quem tem um maior contato com ela”, disse a delegada.
Já o secretário Alexandre Bustamante reconhece que a notificação compulsória é uma importante forma de combater a subnotificação nos casos de violência contra a mulher. “Nós sabemos que existe uma subnotificação em casos de feminicídios e outros tipos de violência contra a mulher em Mato Grosso. E muitas vezes essa mulher sequer tem uma medida protetiva ou fez qualquer comunicação de violência sofrida, seja por medo ou até mesmo por desconhecimento dessa rede de apoio”, destacou Bustamante.
Feminicídios
De acordo com o Observatório da Segurança Pública, 43 mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso em 2021. Este número reduziu 31% em relação a 2020, quando 62 mulheres foram vítimas do mesmo crime.
POLÍCIA
Polícia Civil prende motorista instigado pela morte de dois passageiros em Canabrava do Norte
A Polícia Civil deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 34 anos, pelo crime de homicídio doloso e lesão corporal dolosa. A prisão foi realizada nesta sexta-feira (26.6), em Porto Alegre do Norte.
Conforme a investigação, desencadeada pela Delegacia de Porto Alegre do Norte, o motorista conduzia o veículo pela rodovia MT-412, passando a imprimir alta velocidade, realizando movimentos de arriscados, provocando o acidente, resultando em dois óbitos e duas pessoas feridas e conduzidas ao hospital.
De acordo com a delegada responsável condução da investigação, Marcella Morisco, diante dos indícios e demais elementos técnicos colhidos, o motorista foi indicado pelo crime de homicido doloso, por dolo eventual.
Após a prisão, o homem foi conduzido até a delegacia, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis e, posteriormente, colocado à disposição da Justiça.
Fonte: Policia Civil MT – MT



