CUIABÁ
Cuiabá sediará evento para discussão das Práticas Integrativas Complementares em Saúde
CUIABÁ
A Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, Suelen Alliend participa na segunda-feira (21), às 9h30, da abertura do 1º Fórum Centro-Oeste de Coordenadores Estaduais de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ecopics). Representantes do Ministério da Saúde e do governo de Mato Grosso, dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal e do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso e do Cosems/MT também integram o evento que será realizado no hotel Fazenda Mato Grosso. Além dos temas definidos para discussões, a programação contará com roda de conversa com música, apresentações culturais, a tenda Paulo Freire com práticas integrativas e a elaboração da Carta do 1º Ecopics. O evento é realizado pelas Secretarias Estaduais de Saúde dos estados envolvidos e aberto somente para gestores estaduais e municipais convidados.
Os dias 21 e 22 serão destinados ao Fórum e, ainda no dia 22, a partir das 18h30 será aberto o 1º Encontro Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, que vai até o dia 25.
“É muito importante essa discussão sobre as práticas integrativas, pois representam uma forma de cuidado complementar dentro dos serviços de saúde de Cuiabá. As Pics representam cuidados com a saúde que vão além das intervenções biomédicas e estão ao alcance da população através da rede pública”, pontuou a secretária Suelen Alliend.
A assessora de Planejamento e Gestão da SMS, Nilva Maria Fernandes de Campos, o integrante da Urpics e articulador da Aneps/Urpics (Articulação Nacional da Educação Popular e Saúde) em Mato Grosso, Luiz Edmundo da Silva, e a responsável técnica da Urpics Horto Florestal, Nensmorena Preza, também participam do Fórum. Inclusive, fazem parte da comissão organizadora do evento, juntamente com representantes dos Estados da região Centro Oeste.
Nilva será mediadora na palestra “Planejamento, orçamento e financiamento dos serviços , insumos estratégicos e instalações em Pics (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), no segundo dia da programação. Luiz Edmundo está como apoiador das Práticas Integravas, roda de conversa com música instrumental com Ge Lacerda, que acontece às 13h30 do dia 21 e na apresentação de acolhimento, às 8h do dia 22, quando Maria José, fará uma Dança – Circular. E Nensmorena, juntamente com outros terapeutas da Aneps, contribuirá no atendimento aos participantes com práticas integrativas, que será disponibilizado na Tenda Paulo Freire.
Vale ressaltar que desde 2018 as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) foram instituídas na saúde de Cuiabá, através da Lei 6.296. Sendo elas, medicina tradicional chinesa, acupuntura, homeopatia, plantas medicinais fitoterapia, crenoterapia e termalismo. Também são realizadas reiki e auriculoterapia, entre outras.
“A medicina para ser o que é hoje protagoniza a história de nossos ancestrais, que há milhares de ano já usufruíam dessas práticas para a cura de muitos males do corpo e da alma. Por isso, pensar a Pics não como medicina moderna, mas como uma contribuição no processo de melhora das doenças”, explicou Nilva.
Vale ressaltar que a Unidade Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS) da Secretaria Municipal de Saúde funciona dentro do Horto Florestal “Tote Garcia”, em Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Ação de Empregabilidade realiza 165 atendimentos e encaminha 71 candidatos para seleção em Cuiabá
A Ação de Empregabilidade promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, realizou 165 atendimentos e encaminhou 71 candidatos para processos seletivos no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), na Praça Alencastro.
A iniciativa ocorreu das 8h às 12h, de quarta-feira (24) e reuniu oito empresas parceiras de diferentes segmentos da economia, oferecendo mais de 500 oportunidades de emprego para trabalhadores com variados perfis profissionais.
Durante a ação, os candidatos puderam realizar cadastro, apresentar documentação e participar de entrevistas e etapas iniciais de recrutamento diretamente com representantes das empresas participantes. Os encaminhamentos realizados permitirão que os trabalhadores avancem para as próximas fases dos processos seletivos conduzidos pelas empresas.
Participaram da ação o Hospital Santa Rosa, Ginco, Ellis Brasil Lavanderia, Rede Serve Mais, Restaurante e Pizzaria Dom Bocado, RD Saúde (Drogasil), Volvo Nors e Agro Amazônia Produtos Agropecuários, com vagas distribuídas entre áreas operacionais, técnicas e administrativas.
Segundo o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Nivaldo Carvalho Júnior, as vagas que não foram preenchidas durante a ação permanecerão disponíveis por meio dos canais de intermediação de mão de obra da secretaria.
“As vagas continuam sendo ofertadas pela secretaria até que sejam preenchidas. Caso as empresas informem que as posições já foram ocupadas ou decidam suspender a seleção, as ofertas poderão ser retiradas”, explicou.
O secretário destacou ainda que a pasta acompanhará os resultados dos encaminhamentos realizados durante o evento com base no retorno fornecido pelas empresas participantes.
Entre os participantes, também havia candidatos com mais de 50 anos, público contemplado pelas vagas ofertadas durante a ação.
“A secretaria recebe o feedback das empresas sobre o processo seletivo, o que permite acompanhar o andamento das seleções e os resultados dos encaminhamentos”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


