CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Secretaria de Turismo e comerciantes definem preparativos da 4ª edição do Festival da Pamonha

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, juntamente com os comerciantes da comunidade Rios dos Peixes, localizada no quilômetro 23 da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), realizará entre os dias 20 a 23 de abril a 4º edição do Festival da Pamonha. O evento criado na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, faz parte da extensa programação de aniversário de Cuiabá, que completará 304.

Também estão envolvidas na organização do evento as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer; Mobilidade Urbana; Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e  Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. 

Na primeira reunião, realizada nesta segunda-feira (27), foi definido  assuntos ligados ao horário do evento que ocorrerá em todas as datas de 8h às 20h. A decoração do ambiente,  disposição das barracas, o estacionamento,  produtos a serem comercializados, segurança dos comerciantes e visitantes.  Conforme a Secretária de Turismo da Capital, alguns pontos que precisam ser corridos foram debatidos com a comunidade. “É um evento da gestão Emanuel Pinheiro, que envolve a parceria de todas as secretarias, e nesta reunião, decidimos a comissão, as datas do evento e horários. Também debatemos pontos a serem corrigidos para que o festival tenha mais sucesso ainda. Sabemos da procedência dos produtos vendidos aqui e pedimos para que a comunidade se atente para manter a qualidade que todos conhecem. No festival passado, foi vendido 25 toneladas de derivados do milho e neste próximo evento será mais de 33 toneladas”, conta a secretária. 

Leia Também:  Horto Florestal Tote Garcia passará por revitalização para receber o público

Além da pamonha haverá outras iguarias que serão vendidas: curau, doce, espetos, comidas típicas, artesanatos, caldos, espetos, doces e outros: O comerciante, Valdivino de Oliveira, da “Pamonharia do Divino”, conta lembra que  a primeira edição começou com 8 toneladas, na segunda foram 15 toneladas e na ´[ultima foram 27 toneladas. “Estamos esperando vender 35 toneladas desta vez e com o apoio da imprensa, da Prefeitura de Cuiabá, vamos chegar a esse número, estamos nos reunindo para que todos conseguiram atender a demanda e vender os seus produtos, temos aqui a costela assada, peixe ao molho. pastel e outras iguarias. No último festival veio gente de varias regiões e até estrangeiros passaram por aqui. Tem sido sucesso mesmo”, agradeceu o senhor Divino a gestão Emanuel, Pinheiro.

A última edição, além de fomentar o turismo, o  Festival da Pamonha possibilitou  uma injeção de ânimo no comércio que gerou 300 empregos diretos nas quase 60 pontos de comercialização de produtos derivados da pamonha, conforme os comerciantes, a região passou a receber mais visitantes após a realização do ultimo festival. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Horto Florestal Tote Garcia passará por revitalização para receber o público

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Em primeiro discurso, vereador Jean Barros destaca a importância de preparar Cuiabá para o futuro

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA