CUIABÁ
Emanuel assina permissão de uso de terreno público ao Sindicato dos Agentes de Trânsito, que servirá também para ações sociais
CUIABÁ
Prefeito Emanuel Pinheiro autorizou nesta semana, por meio de assinatura de um termo de permissão de uso, que o Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte da Capital (Sinattrac) utilize de um terreno público localizado no bairro Jardim Buriti para construção da sede do sindicato. Conforme o presidente da instituição, Ademir de Arruda e Silva, o local servirá para realização de debates de interesse da categoria, aplicação de cursos, lazer e também ofertará ações sociais junto à comunidade.
“Os agentes merecem. A Semob tem um trabalho que tem que ser valorizado, porque quando a pessoa sai da sua casa e abre o portão, já está exposta à mobilidade urbana, seja a pé, carro, moto, transporte público ou outro meio. Quero parabenizar aqui, o secretário de Mobilidade Juares Samaniego, amigo e companheiro, que está realizando um grande trabalho na nossa cidade. E essa permissão de uso de um terreno público por uma categoria que a gente confia, pois esse terreno vai ser ocupado para eventos e ações e também para o bem social. Cuiabá tem áreas que têm que ser entregues aos movimentos organizados da sociedade para que cuidem e apliquem o social. E hoje, o Ademir, representante do sindicato, é um grande parceiro da nossa gestão e pode ter certeza, todos os compromissos com a categoria serão honrados e cumpridos. Essa permissão de uso foi uma luta do secretário Juares, do vereador Paulo Henrique, Ademir e demais equipe da pasta”, ressaltou o prefeito.
Conforme o presidente do Sinattrac, Ademir de Arruda, a ideia é construir um Campo de futebol, tatame para lutas e uma cidade mirim, onde as escolas poderão levar seus alunos para aprender sobre trânsito. Esta última ideia será realizada em conjunto com a coordenadoria de educação para o trânsito da Semob. Um dos nossos sonhos quando tomamos posse na Semob, era ter um local para receber a família, parceiros e ter uma sede administrativa do sindicato para realização de festas e eventos comemorativos da Secretaria de Mobilidade Urbana, ou seja, ter o nosso espaço. Quando precisávamos de realizar os eventos da categoria nós temos que recorrer aos parceiros, que graça a Deus nos atenderam prontamente, parceiros como os Agentes de Regulação e Fiscalização, os Oficiais da Polícia Militar, Acrimat dentre outros. Somos muito gratos pela parceria”, comentou o representante da classe.
Secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, conta que a pasta sempre desenvolve ações sociais com arrecadações de alimentos em eventos do pedal e festas da instituição, além de contemplar as crianças em ações voltadas a elas e em prol das pessoas em vulnerabilidade social. “É um imenso prazer para mim como secretário fazer parte desta grande equipe e deste ato que vai beneficiar não somente a categoria, mas também a população daquele bairro onde será instalado o sindicato. Quero que contem comigo para realização deste grande sonho da categoria”, disse.
Estiveram presentes no ato: o vereador Luis Cláudio, vereador Paulo Henrique, secretário de Meio Ambiente de Cuiabá, Renivaldo Nascimento, adjunto da Semob, Ewerton Rodrigo Souza Silva e o diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Agricultura familiar garante mais de 4 toneladas de alimentos para famílias atendidas na Semana do Migrante
A Secretaria Municipal de Agricultura contribuiu para fortalecer as ações de segurança alimentar da 41ª Semana do Migrante, realizada pelo Centro Pastoral para Migrantes (CPM), em Cuiabá, por meio do apoio logístico ao transporte de alimentos produzidos pela agricultura familiar. A iniciativa possibilitou a entrega de mais de quatro toneladas de frutas, verduras e hortaliças destinadas às famílias migrantes em situação de vulnerabilidade social atendidas pela instituição.
Celebrada nacionalmente entre os dias 14 e 21 de junho, a Semana do Migrante tem como tema neste ano “Migração e Moradia: Eu não tenho onde morar”. Em Cuiabá, a programação reúne diversos órgãos públicos e entidades parceiras para oferecer serviços de cidadania, inclusão social, orientação profissional, assistência social, saúde e segurança alimentar.
A participação da Secretaria Municipal de Agricultura ocorreu por meio da articulação entre produtores da agricultura familiar, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Centro Pastoral para Migrantes, garantindo o escoamento da produção e a chegada dos alimentos às famílias beneficiadas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Vicente Falcão, o apoio logístico atende a uma orientação da gestão municipal para fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e dar suporte aos pequenos produtores rurais.
“O apoio logístico aos produtores da agricultura familiar na Semana do Migrante atende a uma orientação do prefeito Abilio Brunini. Muitas comunidades ficam distantes e os produtores não possuem transporte próprio. A Secretaria de Agricultura está à disposição para garantir a entrega das mercadorias em programas como o PAA e o PNAE, fortalecendo as políticas de segurança alimentar”, afirmou.
O secretário destacou ainda que diversas comunidades rurais, localizadas entre 30 e 50 quilômetros da área urbana, dependem desse suporte para comercializar sua produção.
“Nossa preocupação é garantir condições para que esses agricultores possam entregar seus produtos. É gratificante ver a agricultura familiar produzindo e contribuindo diretamente para ações de segurança alimentar”, acrescentou.
De acordo com o coordenador das Feiras da Secretaria Municipal de Agricultura, Luís Alberto Rodrigues Leite, cerca de três toneladas de alimentos foram fornecidas por produtores vinculados à Associação Maria Terra, formada por 25 mulheres agricultoras das comunidades Terra Vermelha, Pai Joaquim, Serra das Laranjeiras, Casulo, Bocaival, Monjolo e região dos distritos da Guia e do Águaçu.
Além desse volume, mais de uma tonelada de alimentos foi entregue por produtoras da comunidade Serra das Laranjeiras, também participantes do projeto Maria Terra. Entre os produtos destinados à ação estão mandioca, mamão, limão, quiabo, jiló, alface e cebolinha.
Segundo Luís Alberto, o trabalho da Secretaria consistiu em disponibilizar veículos e organizar a logística necessária para buscar os alimentos nas comunidades rurais e transportá-los até o Centro Pastoral para Migrantes.
“O nosso apoio fortalece os produtores porque, sem essa estrutura, eles teriam custos adicionais com frete, reduzindo sua renda. A Secretaria realiza as viagens necessárias para garantir que a produção chegue ao destino e cumpra sua finalidade social”, explicou.
O coordenador informou ainda que novas entregas estão programadas até o fim do mês, ampliando o alcance da ação e reforçando o atendimento às famílias assistidas pelo Centro Pastoral para Migrantes.
Coordenador da Semana do Migrante e diretor do Centro Pastoral para Migrantes, o padre Mauro Verzeletti já havia destacado a importância da atuação conjunta entre instituições públicas e entidades da sociedade civil para atender a população migrante que vive em Mato Grosso. Segundo ele, o Centro Pastoral acolheu mais de 1.200 migrantes desde o início do ano passado, oferecendo hospedagem, alimentação e apoio para a inserção social e econômica dessas famílias.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

