CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Central de Regulação enfrenta fila de pedidos após desestruturação deixada pelo gabinete de intervenção do Estado

Publicados

CUIABÁ

A Central de Regulação de Cuiabá enfrenta uma fila de pedidos após a desestruturação deixada pelo gabinete de intervenção do Estado na Secretaria Municipal de Saúde. O setor, que é responsável pela distribuição de pedidos de exames e de cirurgias, sofre com uma série de medidas que deixaram um rastro de desorganização e ausência de pessoal. A Prefeitura de Cuiabá retomou a gestão da Saúde na segunda-feira (1) e o gestor do Município, prefeito Emanuel Pinheiiro, determinou um amplo levantamento de todos os problemas deixados pelo gabinete na Saúde. 

O O secretário-adjunto de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Oscarlino Alves, visitou o local na última terça-feira (2) para ouvir as demandas dos servidores e entender os problemas do local. Sem entregar um plano de transição montado e pronto para execução, o Gabinete de Intervenção deixou a Central de Regulação a esmo, segundo Oscarlino. 

Um dos problemas encontrados é a falta de pessoal para executar o serviço. Muitos profissionais foram chamados no concurso público sem planejamento, o que acabou adicionando aos setores profissionais sem treinamento e consequentemente acarretando em problemas para a execução correta do serviço. 

Leia Também:  Prefeito e Chefe da Casa Civil de MT discutem investimentos para Cuiabá

“O cenário que encontramos na Saúde de Cuiabá infelizmente é muito diferente da propaganda que foi feita pelo Gabinete de Intervenção”, afirmou Oscarlino. “O que estamos fazendo agora é ouvir os servidores para entregar um relatório ao Prefeito Emanuel Pinheiro, vamos indicar soluções diante da enormidade de falhas que detectamos”, completou.

O gabinete de intervenção do Estado fechou a grade de tomografia do Hospital São Benedito. No mesmo período, o tomógrafo do Hospital Municipal de Cuiabá não estava em funcionamento. Ao todo, 81 pedidos de tomografia ficaram represados no setor. 

O GAT NIR, setor fundado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e que funcionava 24 horas atendendo UPA e policlínica, foi estadualizado pelo gabinete de intervenção, passando para a Central de Regulação do estado, retirando o fluxo de urgência do município. Com isso, os leitos e UTIs passaram para o estado, que determinaram a transferência de pacientes do interior para Cuiabá, sobrecarregando ainda mais o setor. 

“Era duplo comando, mas foi transformado em comando único”, afirmou a servidora Edelma Barbosa. “Antigamente, nós regularizávamos leitos de UPA e Policlínica, mas hoje é o Estado também, eles ficaram com exames durante 25 dias e devolveram para cá, mas aqui não tinha setor de urgência e quando fiquei sabendo já estava no meu setor”, completou Edelma. Segundo Barbosa, não existem contratualização para outros exames além das tomografias, somando esse porblema a falta de servidores e a estadualização do GAT NIR.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Quatro ruas são escolhidas para receber telões da Prefeitura durante jogo da Seleção Brasileira na Copa

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá definiu as quatro ruas vencedoras da quarta etapa da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a transmissão da próxima partida da Seleção Brasileira, marcada para segunda-feira (29), às 13h.

As contempladas foram a Rua F, no bairro Jardim Passaredo, com 241 curtidas; a Rua 05, no bairro São João Del Rey, com 234 curtidas; a Rua 10, no Jardim Aroeira, com 233 curtidas; e a Rua Cruz de Malta, no bairro Serra Dourada, que somou 196 curtidas durante o período de votação realizado no perfil oficial da Prefeitura de Cuiabá no Instagram.

Além da instalação dos telões para a transmissão do jogo, as comunidades vencedoras receberão uma estrutura de apoio composta por tendas, cadeiras, banheiro químico, freezer com água gelada e toda a estrutura necessária para garantir mais conforto aos moradores durante o evento.

Entre as ruas contempladas está a Rua Cruz de Malta, no bairro Serra Dourada, que ainda possui trecho não pavimentado. Mesmo com as características da via, a Prefeitura levará toda a estrutura da campanha ao local, permitindo que os moradores acompanhem a partida em um espaço organizado e preparado para receber a comunidade.

Leia Também:  Secretário-adjunto do Procon Municipal participa de Seminário promovido pela OAB

A seleção das ruas foi definida pelo número de curtidas nos vídeos e fotos enviados pelos moradores, que mostraram a decoração das vias, a mobilização da vizinhança e a organização para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.

A campanha foi criada para incentivar a participação comunitária e fortalecer a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Seleção Brasileira. Desde o início da iniciativa, diferentes bairros da capital vêm sendo contemplados com a instalação de telões e estrutura de apoio.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA