CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Projeto de Vidal que dispõe sobre a obrigatoriedade de terapeutas integrativos nas UBS é enviado ao Executivo Municipal para sanção

Publicados

CUIABÁ

07/06/2024
Projeto de Vidal que dispõe sobre a obrigatoriedade de terapeutas integrativos nas UBS é enviado ao Executivo Municipal para sanção
O projeto de lei nº 6215/2024, de autoria do vereador Sargento Vidal (MDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de terapeutas integrativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital, bem como no Espaço de Acolhimento da Mulher, localizado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), foi enviado ao Executivo Municipal para sanção.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS), via Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), disponibiliza 29 procedimentos à população em todo o Brasil, de forma integral, contemplando os diversos níveis de complexidade, desde a Atenção Básica até a alta complexidade.
Em sua justificativa, Vidal pontua que a prática é vista como um complemento aos tratamentos tradicionais, visando à redução de sintomas ligados à ansiedade, depressão, estresse, entre outras patologias, auxiliando na melhora da qualidade de vida dos pacientes por meio do fortalecimento do sistema imunológico.
“Sabemos que não é fácil receber o diagnóstico de uma doença, seja ela qual for. A medicina é indispensável para a sobrevivência humana, porém, não podemos deixar de lado outras possibilidades que podem ajudar a população. Esse projeto vem de encontro, trazendo esperança e conforto aos pacientes. Pedimos a sensibilidade do prefeito Emanuel Pinheiro para que aprove esse projeto de lei, atendendo à nossa Atenção Básica de Saúde”, disse o vereador.
A terapeuta corporal e aromaterapeuta Thaisa Andrea Ignacio elenca alguns benefícios da abordagem terapêutica, aplicados de acordo com a necessidade individual de cada paciente. “A terapia integrativa tem diversos tipos de favorecimentos, dependendo da técnica utilizada. Se for na prevenção, por exemplo, uma massagem relaxante e a aplicação de óleos medicinais ajudam no bem-estar, proporcionando um relaxamento profundo para que a pessoa consiga também ficar com a mente mais limpa e com mais clareza. Assim, o paciente consegue tomar melhores decisões, realizar as atividades diárias, se relacionar e comunicar melhor, além de garantir uma melhora na qualidade de vida, fazendo com que se sinta bem consigo mesmo”, destaca a profissional.
Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza alguns métodos, como acupuntura, homeopatia, plantas medicinais, fitoterapia, crenoterapia, termalismo, entre outros. Vidal reforça que a proposta não dispõe sobre a criação de novos cargos no âmbito municipal, e sim, direciona esses profissionais para as UBS, uma vez que a unidade de referência funciona dentro do Horto Florestal “Tote Garcia”.&nbsp
“Temos esse serviço no Horto, porém, queremos levar esses profissionais para dentro das unidades básicas também, facilitando o acesso da comunidade aos tratamentos alternativos”, finaliza.
Assessoria de imprensa – Nathany Gomes

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Comissão Especial de Acompanhamento do BRT convoca representante do consórcio
Propaganda

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

Leia Também:  Sine Municipal oferece 385 oportunidades de emprego nesta terça-feira (23)

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA