CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito recebe visita do ministro da CGU e discute fortalecimento interno do Município junto ao governo federal 

Publicados

CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu a visita do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinicius Mendes de Carvalho, para discutir o fortalecimento interno do município junto ao Governo Federal. O encontro, ocorrido na tarde desta quinta-feira (4), contou com a presença do controlador-geral do município, Hélio Santos Souza.

“Tivemos a honra de receber a visita do ministro da Controladoria Geral da União para falarmos sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na CGU, especialmente no que diz respeito à integridade, transparência, compliance, e uma forma de contribuir e de estimular um fortalecimento efetivo do controle interno dentro dos entes federativos”, explicou o prefeito.

Conforme o gestor, além da troca de ideias e experiências, o encontro serviu para ouvir do controlador-geral da União sobre as principais metas do trabalho realizado no governo federal.

“Estamos avançando bastante nos quesitos da transparência, da integridade e do compliance, isso porque há um grande fortalecimento do controle interno. Com isso, nós conseguimos administrar cada vez mais com segurança e com uma blindagem política e administrativa muito maior. Então, fico muito feliz e honrado em receber essa visita do ministro e toda a sua equipe”, reiterou Emanuel.

Leia Também:  Dia Nacional dos Animais é celebrado com feira de adoção e ações de conscientização em Cuiabá

Segundo o controlador-geral do município, Hélio Santos, a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a CGU diante do programa ‘Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT)’ foi um dos assuntos discutidos entre o grupo.

“Essa visita do ministro ao município foi muito boa para destacar e falar sobre essa parceria, que tem sido bastante duradoura e muito proveitosa aqui para Cuiabá”, avaliou.

O projeto

O programa ‘Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT)’ é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, cujo objetivo é despertar em estudantes o senso de cidadania, ética, participação e responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações.

As experiências proporcionadas pelo processo de ensino-aprendizagem colaborativo são desenvolvidas em sala de aula ou ambiente virtual de aprendizagem com a participação de um educador, que pode contar com uma capacitação no Programa, em formato EAD (plataforma AVAMEC).

O UPT é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e dispõe de materiais indicados para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). Além disso, há materiais complementares como vídeos, tirinhas e histórias que podem ser usados livremente pelo educador em qualquer fase escolar.

Leia Também:  Mãe de criança atacada por animal de estimação elogia atendimento do Hospital Municipal de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Cuiabá reforça que atendimentos na rede municipal de saúde são 100% gratuitos e não há cobrança de valores

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta pacientes, familiares e acompanhantes de que nenhuma unidade da rede municipal de saúde realiza cobranças por atendimentos, internações, cirurgias, exames, medicamentos ou qualquer outro serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Da mesma forma, não há, em hipótese alguma, solicitação de dinheiro, transferências via PIX, presentes, favores ou qualquer outra vantagem para garantir atendimento ou dar continuidade ao tratamento de pacientes.

O alerta é direcionado principalmente aos familiares de pessoas internadas ou em atendimento nas unidades hospitalares e de urgência do município, como o Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o Hospital Municipal São Benedito, o Centro Médico Infantil (CMI) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A Secretaria reforça que qualquer pedido de pagamento em nome dessas unidades caracteriza prática irregular e deve ser denunciado imediatamente.

A orientação também se estende às demais unidades da rede municipal, incluindo as Unidades de Saúde da Família (USFs), Centros de Especialidades Médicas (CEMs), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Policlínica do Pedra 90, Serviços de Atenção Especializada (SAEs), Centros Especializados em Reabilitação (CERs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDRs), Laboratório Central de Cuiabá (LACEC), Unidade de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (URPICS), as seis Residências Terapêuticas mantidas pelo município, além dos setores de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Centro de Controle de Zoonoses, CEREST, CIEVS, CDMIC Cuiabá, Complexo Regulador, Ouvidoria e demais áreas administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.

Leia Também:  Mercado Municipal Miguel Sutil contará com estacionamento rotativo e mais de 600 vagas disponíveis

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, caso algum paciente, familiar ou acompanhante receba pedido de dinheiro ou qualquer outro tipo de vantagem em nome de profissionais ou unidades da rede municipal, não efetue nenhum pagamento. A recomendação é registrar a denúncia imediatamente na Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones (65) 3318-6011 e (65) 3318-6013, ou presencialmente na Rua General Aníbal da Mata, nº 139, bairro Duque de Caxias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Além da denúncia à Ouvidoria, a Secretaria recomenda que familiares e vítimas registrem um Boletim de Ocorrência (BO) para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes e, caso seja constatada tentativa de golpe ou outra prática criminosa, os responsáveis sejam identificados e responsabilizados.

A Prefeitura de Cuiabá reforça que todos os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde são gratuitos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e que nenhuma cobrança é autorizada para a realização de consultas, exames, procedimentos, internações ou tratamentos. A orientação é para que a população permaneça atenta e denuncie qualquer situação suspeita.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá recolhe duas mil toneladas de lixo doméstico em três dias de coleta

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA