CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Equipes mato-grossenses conquistam títulos em Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17

Publicados

MATO GROSSO

A equipe feminina da Escola Estadual Fernando Leite Campos, de Várzea Grande, e a masculina da Escola Estadual Alexandre Gomes, de Alto Paraguai, foram campeãs do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17, que aconteceu na última semana, em Brasília (DF).

Campeãs nos Jogos Escolares Mato-grossenses promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), as equipes representaram Mato Grosso na competição nacional. A secretaria também apoiou e fez parte da delegação mato-grossense em Brasília.

“Parabéns às duas equipes escolares de futsal que representaram tão bem Mato Grosso e garantiram os títulos de campeãs na competição nacional. Vamos continuar promovendo e apoiando os eventos esportivos que fazem o esporte escolar avançar cada vez mais”, destaca o secretário da Secel, David Moura.

O time feminino conquistou o título de forma invicta, e ergueu o troféu após derrotar, na final, o Colégio Adventista do Distrito Federal, por 7 a 1. Boa parte da equipe é formada por participantes do projeto social Pés de Ouro, de Várzea Grande, que é um dos beneficiados pelo programa Pontos de Esporte e Lazer da Secel-MT.

Leia Também:  PM deflagra operações nesta sexta-feira (27) em Várzea Grande

Também invicto, o time masculino de Alto Paraguai garantiu o título ao vencer a decisão por 5 a 1, enfrentando a equipe do Rio de Janeiro. Com os títulos, as duas equipes mato-grossenses avançam para a segunda divisão da competição nacional.

O Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17 reuniu 480 atletas de 24 estados e do Distrito Federal. Envolvendo as melhores seleções escolares de futsal do país, o torneio, que conta com a parceria do Ministério do Esporte, foi realizado de 8 a 14 de setembro, em Brasília (DF).

Em novembro, as seleções das demais modalidades coletivas (basquetebol, handebol e voleibol) participam dos Jogos da Juventude organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em João Pessoa (PB). A competição abrange estudantes de 15 a 17 anos e reunirá também atletas campeões mato-grossenses das modalidades individuais.

E a partir da próxima sexta-feira (20.09), estudantes de 12 a 14 anos vão representar Mato Grosso em Recife (PE), nos Jogos Escolares Brasileiros, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Projeto de Barra do Garças que previne violência doméstica é selecionado para o Prêmio Innovare 2026

Publicados

em

Arte de divulgação da 23ª edição do Prêmio Innovare, premiação que reconhece práticas inovadoras no sistema de Justiça brasileiroO projeto Homens que Cuidam, desenvolvido pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças em parceria com a Prefeitura Municipal, foi selecionado para concorrer à 23ª edição do Prêmio Innovare. A iniciativa se destaca por colocar os homens no centro das ações de prevenção à violência doméstica, por meio de atividades educativas que estimulam a reflexão sobre masculinidade, saúde emocional, autocuidado e relações familiares.

Lançado no final de 2025 e executado desde março deste ano, o projeto reúne o Poder Judiciário, a Prefeitura de Barra do Garças, forças de segurança, escolas, lideranças religiosas e outros atores sociais para desenvolver ações educativas voltadas ao público masculino. As atividades incluem palestras, encontros educativos e a integração com o Grupo Reflexivo para Homens (GRH), ampliando as estratégias de prevenção. A proposta é atuar antes que a violência aconteça, levando ações de conscientização a diferentes espaços da comunidade e incentivando mudanças de comportamento desde a infância até a vida adulta.

Idealizador da iniciativa, o juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, que atua na Segunda Vara Criminal da Comarca, com competência em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, explica que o projeto nasceu da constatação de que o machismo produz consequências não apenas para as mulheres, mas também para os próprios homens.

Juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende apresenta o projeto Homens que Cuidam durante palestra em Barra do Garças.“O machismo não afeta só as mulheres. Homens têm expectativa de vida menor, bebem mais, cometem mais homicídios e são maioria na população carcerária. E, para cuidar da família, esse homem precisa, antes, cuidar de si próprio. Ele precisa perceber o risco que esse comportamento traz para a própria vida”, contextualiza.

Leia Também:  PM deflagra operações nesta sexta-feira (27) em Várzea Grande

Segundo o magistrado, campanhas tradicionais costumam estimular a mudança de comportamento em benefício da mulher ou da família. Na avaliação dele, esse modelo nem sempre é suficiente para provocar transformações efetivas. Por isso, o projeto busca mostrar aos homens os benefícios pessoais de abandonar padrões machistas, como a melhoria da saúde física e emocional, dos relacionamentos familiares e da qualidade de vida.

As atividades abordam temas como masculinidade, construção social dos papéis de gênero, influência da chamada “machosfera”, radicalização em ambientes digitais, manejo da raiva, reconhecimento e regulação das emoções, saúde do homem, autocuidado, parentalidade e os impactos do consumo abusivo de álcool.

A iniciativa estreou com uma palestra em uma escola da rede municipal de ensino. Em seguida, foi realizada uma reunião de alinhamento com representantes das instituições parceiras para definir as estratégias de atuação conjunta. A partir dessa articulação, o projeto passou a ser implementado em diferentes espaços da comunidade. Uma das ações ocorreu no destacamento do Cindacta, reunindo militares da Aeronáutica em uma palestra sobre masculinidade e prevenção da violência doméstica. Outra foi realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, onde cerca de 100 estudantes, entre homens e mulheres, participaram de um debate sobre igualdade de gênero, relações saudáveis e prevenção da violência. O projeto também deu início a um ciclo de três palestras voltadas aos servidores do sexo masculino da Prefeitura de Barra do Garças.

Leia Também:  Mulher que rompeu tornozeleira eletrônica é presa por maus-tratos a animais em Nova Mutum

Outra frente do projeto é a integração com GRHs, conduzidos pela Segunda Vara Criminal. Além dos participantes encaminhados judicialmente, os encontros passaram a admitir a participação voluntária de homens interessados em refletir sobre seus comportamentos e prevenir situações de violência.

“O fato de homens procurarem espontaneamente o Grupo Reflexivo mostra que estamos conseguindo ampliar o alcance da prevenção. Nossa intenção é chegar antes da violência, oferecendo um espaço de reflexão e mudança de comportamento”, avalia o juiz.

Prêmio Innovare – Criado em 2004, o prêmio reconhece e dissemina práticas que contribuem para o aprimoramento do sistema de Justiça brasileiro, independentemente de alterações legislativas. Ao longo de sua trajetória, a premiação já analisou mais de 10 mil práticas desenvolvidas em todos os estados do país, consolidando-se como uma das principais vitrines de iniciativas inovadoras da Justiça brasileira.

Autor: Alcione dos Anjos

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA