MATO GROSSO
Seciteci realiza aula inaugural do primeiro curso técnico de Cuidador de Alunos com Deficiência do país
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, nesta terça-feira (17.09), aula inaugural e entrega de material didático do curso técnico em Serviços de Apoio a Pessoas com Deficiência no Ambiente Escolar, o primeiro do país.
A aula inaugural e entrega de material contaram com a presença de professores, alunos, autoridades do Governo e instituições parceiras. Ao todo, são ofertadas 600 vagas gratuitas para o curso, que foram distribuídas em Cuiabá, Várzea Grande e Primavera do Leste.
O curso terá duração de cerca de 1 ano. Os alunos receberão capacitação necessária para suporte adequado a pessoas com diferentes tipos de deficiência.
O secretário Allan Kardec afirmou que, atualmente, existem profissionais em apoio a professores em sala de aula, mas ainda falta capacitação credenciada.
“O Governo de Mato Grosso, através da Seciteci e uma emenda da deputada Janaina Riva, estão virando a chave do atendimento especializado dentro das escolas”, disse.
O secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, também ressaltou que o curso busca capacitar profissionais em estratégias de inclusão, sendo uma oportunidade de crescimento para aqueles que já trabalham na área escolar.
Para o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso (Conede/MT), Otair Rondon, o curso é inédito e vai formar profissionais para trabalharem diretamente com pessoas que realmente precisam de uma atenção especial.
A vice-presidente do Conselho Estadual de Educação e secretária municipal de Educação de Primavera do Leste, Adriana Tomasoni, comentou os resultados já notados na turma iniciada em sua cidade.
“Percebemos uma mudança dentro de sala de aula na condução dos alunos. Esse profissional formado tende a ter uma resposta muito melhor com as crianças. Isso está impactando nas famílias, que agora possuem mais segurança em mandar os seus filhos para um ambiente com alguém tecnicamente mais capacitado”, pontuou.
Para o coordenador pedagógico do projeto, Magnum da Conceição e Silva, devem ser destacados o pioneirismo e o caráter experimental da iniciativa. Ele acredita que, depois da finalização dessas primeiras turmas, a formação poderá ser incluída no catálogo de cursos do Ministério da Educação.
A vice-presidente da Associação Mato-grossense de Amigos do Autista (AMA), Ozenira Félix, afirmou que “não basta ter alguém do lado olhando”. “É necessário termos pessoas com condições de criar oportunidades para essas crianças crescerem”, disse.
Edimara Evangelista Correa, uma das alunas do curso, agradeceu a oportunidade decorrente da parceria entre Governo e Assembleia Legislativa. “Um salário-mínimo paga o seu aluguel, paga a luz e paga a água, mas não dá para você pagar estudos. E vocês estão me dando condições de estudar e melhorar de vida”, disse.
*Sob supervisão de Téo Meneses
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Projeto de Barra do Garças que previne violência doméstica é selecionado para o Prêmio Innovare 2026
O projeto Homens que Cuidam, desenvolvido pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças em parceria com a Prefeitura Municipal, foi selecionado para concorrer à 23ª edição do Prêmio Innovare. A iniciativa se destaca por colocar os homens no centro das ações de prevenção à violência doméstica, por meio de atividades educativas que estimulam a reflexão sobre masculinidade, saúde emocional, autocuidado e relações familiares.
Lançado no final de 2025 e executado desde março deste ano, o projeto reúne o Poder Judiciário, a Prefeitura de Barra do Garças, forças de segurança, escolas, lideranças religiosas e outros atores sociais para desenvolver ações educativas voltadas ao público masculino. As atividades incluem palestras, encontros educativos e a integração com o Grupo Reflexivo para Homens (GRH), ampliando as estratégias de prevenção. A proposta é atuar antes que a violência aconteça, levando ações de conscientização a diferentes espaços da comunidade e incentivando mudanças de comportamento desde a infância até a vida adulta.
Idealizador da iniciativa, o juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, que atua na Segunda Vara Criminal da Comarca, com competência em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, explica que o projeto nasceu da constatação de que o machismo produz consequências não apenas para as mulheres, mas também para os próprios homens.
“O machismo não afeta só as mulheres. Homens têm expectativa de vida menor, bebem mais, cometem mais homicídios e são maioria na população carcerária. E, para cuidar da família, esse homem precisa, antes, cuidar de si próprio. Ele precisa perceber o risco que esse comportamento traz para a própria vida”, contextualiza.
Segundo o magistrado, campanhas tradicionais costumam estimular a mudança de comportamento em benefício da mulher ou da família. Na avaliação dele, esse modelo nem sempre é suficiente para provocar transformações efetivas. Por isso, o projeto busca mostrar aos homens os benefícios pessoais de abandonar padrões machistas, como a melhoria da saúde física e emocional, dos relacionamentos familiares e da qualidade de vida.
As atividades abordam temas como masculinidade, construção social dos papéis de gênero, influência da chamada “machosfera”, radicalização em ambientes digitais, manejo da raiva, reconhecimento e regulação das emoções, saúde do homem, autocuidado, parentalidade e os impactos do consumo abusivo de álcool.
A iniciativa estreou com uma palestra em uma escola da rede municipal de ensino. Em seguida, foi realizada uma reunião de alinhamento com representantes das instituições parceiras para definir as estratégias de atuação conjunta. A partir dessa articulação, o projeto passou a ser implementado em diferentes espaços da comunidade. Uma das ações ocorreu no destacamento do Cindacta, reunindo militares da Aeronáutica em uma palestra sobre masculinidade e prevenção da violência doméstica. Outra foi realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, onde cerca de 100 estudantes, entre homens e mulheres, participaram de um debate sobre igualdade de gênero, relações saudáveis e prevenção da violência. O projeto também deu início a um ciclo de três palestras voltadas aos servidores do sexo masculino da Prefeitura de Barra do Garças.
Outra frente do projeto é a integração com GRHs, conduzidos pela Segunda Vara Criminal. Além dos participantes encaminhados judicialmente, os encontros passaram a admitir a participação voluntária de homens interessados em refletir sobre seus comportamentos e prevenir situações de violência.
“O fato de homens procurarem espontaneamente o Grupo Reflexivo mostra que estamos conseguindo ampliar o alcance da prevenção. Nossa intenção é chegar antes da violência, oferecendo um espaço de reflexão e mudança de comportamento”, avalia o juiz.
Prêmio Innovare – Criado em 2004, o prêmio reconhece e dissemina práticas que contribuem para o aprimoramento do sistema de Justiça brasileiro, independentemente de alterações legislativas. Ao longo de sua trajetória, a premiação já analisou mais de 10 mil práticas desenvolvidas em todos os estados do país, consolidando-se como uma das principais vitrines de iniciativas inovadoras da Justiça brasileira.
Autor: Alcione dos Anjos
Fotografo:
Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
Email: [email protected]


