CUIABÁ
Servidores da Secretaria Municipal de Educação recebem Prêmio Modernização e Servidor Eficiente
CUIABÁ
Três servidores da Secretaria Municipal de Educação receberam o Prêmio Modernização e Servidor Eficiente. Na categoria Servidor Eficiente, foram premiados a Técnica em Nutrição Escolar (TNE) Eleila Cristina Soares dos Santos Sipriano e o Técnico em Manutenção e Infraestrutura na função de Vigilante (TMIE), Wilson Antonio Brito da Silva. Na categoria Modernização, a servidora Andrielli Rodrigues dos Santos, da sede, também foi reconhecida.
Para a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, “a modernização do serviço público é um caminho sem volta e tem como objetivo facilitar o acesso da população ao exercício da cidadania de modo qualitativo e com equidade. Nisso, o servidor público tem um papel fundamental que deve ser cada vez mais valorizado”, enfatizou.
De acordo com os servidores, o prêmio é um reconhecimento da dedicação, criatividade e compromisso com o serviço público. “É o reconhecimento do serviço que fazemos com dedicação”, disse Wilson, que atua como vigilante no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite, localizado no bairro Jardim Vitória, desde 2016.
“Eu gosto do que faço. Não é somente uma escolha, é uma vocação de vida, servir à comunidade e fazer além das atribuições da minha função para que a unidade educacional funcione de forma segura para as crianças e cumpra a sua missão”, afirmou ele.
Wilson é casado e pai de três filhos já adultos. Ele é responsável pelo acolhimento dos 216 estudantes atendidos na unidade educacional, crianças que conhece pelo nome, além de realizar a entrega aos pais ao final das aulas. Por residir no bairro, conhece a maioria dos pais.
Eleila prestou o concurso em 2019 e é efetiva desde 2003, dedicando sua carreira aos estudantes. Trabalhou em três unidades da rede: Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nova Esperança, no bairro de mesmo nome, e nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Moacyr Gratidiano Dorilêo, no Parque Ohara, e EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz, no Parque Cuiabá, onde atua há 18 anos.
Viúva e mãe de três filhas, ela sempre se dedicou a fazer o melhor pelas crianças. “Na época em que prestei o concurso, estava numa situação difícil. Então eu abracei a causa e me dediquei. Me capacitei, fiz o curso de Gastronomia para trabalhar com as crianças e hoje me sinto realizada. Esse prêmio é um reconhecimento do meu empenho como profissional”, disse Eleila.
Terceiro lugar
Andrielli ficou com o terceiro lugar na categoria Modernização com o Projeto EcoCuiabá, que visa tornar a cidade um exemplo de eficiência e responsabilidade ambiental.
O projeto abrange três frentes: Tecnologia Sustentável, com a criação de uma plataforma digital para monitorar o consumo de recursos, permitindo ajustes e automação em tempo real para cortar desperdícios e reduzir custos; Energia Renovável, com a instalação de painéis solares e sistemas inteligentes de iluminação e climatização nos prédios públicos, gerando economia e minimizando o impacto ambiental; e capacitação dos servidores para que saibam operar e manter as novas práticas sustentáveis.
“Com o EcoCuiabá, esperamos reduzir os custos operacionais, promovendo uma gestão pública moderna e responsável. Esse é um grande passo para que Cuiabá se destaque como uma cidade-modelo de sustentabilidade no Brasil”, disse Andrielli.
Premiação
Os vencedores dos Prêmios Modernização e Servidor Eficiente ganharam um carro zero quilômetro para o primeiro lugar, um iPhone 15 para o segundo e um pacote de viagem no valor de até R$ 5 mil para o terceiro colocado. Além disso, todos os finalistas receberão um subsídio extra.
Os servidores premiados com o título de Servidor Eficiente receberam uma homenagem de honra ao mérito, um elogio registrado em suas fichas funcionais e uma bolsa de capacitação no valor de até R$ 3 mil. Um prêmio bônus, uma Smart TV de 50 polegadas, foi sorteado entre os 23 servidores indicados presentes no evento, conforme determina o edital 001/2024, Art. 5.2.3.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Feira da Agricultura Familiar mantém movimento e fortalece renda de produtores mesmo com frio em Cuiabá
Mesmo sob o frio atípico registrado em Cuiabá, a Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar movimentou a Praça Alencastro e reuniu produtores rurais, artesãos, comerciantes e consumidores em mais uma edição realizada em frente à Prefeitura de Cuiabá, nesta terça-feira (23). O evento, que ocorre regularmente às terças-feiras e aos sábados, segue consolidado como um importante espaço de comercialização direta, geração de renda e aproximação entre quem produz e quem consome.
A feira reúne agricultores familiares de comunidades rurais da região do Distrito da Guia, como Terra Vermelha, Marcolana, Mineira e Pai Joaquim, além de expositores dos segmentos de artesanato, gastronomia e outros produtos locais. Também participam produtores de Santo Antônio, da comunidade Rio dos Peixes, de Poconé e de Livramento.
Mesmo com as temperaturas mais baixas do que o habitual para a capital mato-grossense, os feirantes mantiveram a rotina de trabalho e marcaram presença no evento.
Segundo o coordenador da Feira Gastronômica e da Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Agricultura, Luís Alberto Rodrigues Leite, a iniciativa tem contribuído para fortalecer a produção rural e garantir mercado aos pequenos agricultores.
“Os produtores estão sentindo um fortalecimento nas vendas, e isso estimula a produção porque eles sabem que têm um espaço garantido para comercializar diretamente com o consumidor. Eles abraçaram esse projeto e fazem questão de participar, faça chuva ou faça sol”, afirmou.
De acordo com o coordenador, além da produção agrícola, a feira também abre espaço para artesanato, gastronomia, flores, plantas e outros itens produzidos nas comunidades rurais. A expectativa da Secretaria é ampliar ainda mais a participação de expositores com a regularização de produtores da cadeia de origem animal, como apicultores, fabricantes de queijos e derivados do leite, além de criadores de frango caipira.
“Estamos trabalhando para ampliar a diversidade de produtos. Com a regularização desses produtores, a expectativa é aumentar em cerca de 40% o número de expositores”, explicou.
A consolidação da feira reforça números observados nas últimas edições. Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura, a iniciativa reúne regularmente produtores de Cuiabá e municípios vizinhos, recebe público superior a mil pessoas por edição e movimenta aproximadamente R$ 100 mil por mês.
Trabalho que atravessa gerações
Entre os feirantes, a dedicação começa ainda de madrugada. Aos 69 anos, a produtora Lúcia Ferreira de Jesus mantém há quase três décadas a produção artesanal de sequilhos e biscoitos.
Ela conta que começou a vender por incentivo da família e encontrou nas feiras uma oportunidade de complementar a renda e divulgar o trabalho.
“Eu amei as feiras. É uma forma de ocupar a mente, continuar ativa e aumentar a renda. Essas feiras foram muito boas para nós”, relatou.
Lúcia produz sequilhos de nata, coco, milho e outras variedades. O reconhecimento conquistado ao longo dos anos fez com que seus produtos fossem levados por clientes para outros países, como Japão, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália e Suíça.
“Além da venda, a feira ajuda as pessoas a conhecerem o nosso trabalho. Isso faz toda a diferença para quem produz artesanalmente”, destacou.
Movimento favorece pequenos empreendedores
A diversidade de produtos também atrai comerciantes de outros segmentos. A feirante Daiane do Nascimento Martins participa das edições de terça-feira e sábado com a venda de roupas e acessórios.
Segundo ela, a feira tem contribuído para ampliar o contato com os consumidores e fortalecer a renda da família.
“Tem nos ajudado bastante. É uma oportunidade de trabalho e também de conhecer melhor a população de Cuiabá. A feira agrega muito para a nossa família”, afirmou.
Com a queda nas temperaturas, Daiane observa mudanças no comportamento dos consumidores.
“Agora o pessoal tem procurado bastante agasalhos, além das roupas para trabalho, que continuam entre os itens mais vendidos”, explicou.
Consumidores destacam qualidade e proximidade com produtores
A compra direta com os produtores continua sendo um dos principais atrativos para quem frequenta a feira. A consumidora Kátia Cilene da Silva visitou o espaço pela primeira vez e destacou a qualidade dos produtos.
“São produtos mais naturais, saudáveis e de qualidade. Gostei muito do que encontrei aqui e pretendo voltar”, disse.
Frequentadora assídua da feira, Neci de Andrade Cardoso afirma que a qualidade dos alimentos e o atendimento dos expositores são os diferenciais que a fazem retornar semanalmente à Praça Alencastro.
“A qualidade dos produtos e o atendimento são muito bons. Toda terça-feira estou aqui”, relatou.
Espaço consolidado
Realizada semanalmente, a Feira da Agricultura Familiar, Produtiva e Solidária vem se consolidando como um importante canal de comercialização para pequenos produtores da região, ao mesmo tempo em que oferece à população acesso a alimentos frescos, produtos artesanais e opções gastronômicas.
Mesmo diante do frio incomum desta terça-feira, o movimento na Praça Alencastro demonstrou a força da iniciativa e o compromisso dos produtores que, semana após semana, transformam o espaço em um ponto de encontro entre o campo e a cidade, fortalecendo a economia local e ampliando as oportunidades de geração de renda para dezenas de famílias.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


