CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

RONDONÓPOLIS

Município assina adesão à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Publicados

RONDONÓPOLIS

A Prefeitura de Rondonópolis, através do prefeito Cláudio Ferreira, assinou na tarde desta quinta-feira (27), na sede do Fórum da Justiça do Estado em Rondonópolis, o termo de adesão do Município ao protocolo de intenções 01/2019, com vistas à implementação de políticas públicas de prevenção e atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como o termo de cooperação técnica 01/2025, objetivando a sua adesão à Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Sendo um projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) executado por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT), a iniciativa em questão vem fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção e ao atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O objetivo é unir forças entre as instituições locais para garantir os direitos das mulheres, oferecendo suporte e atendimento adequados para enfrentar situações de risco. Nisso, a rede também é integrada por demais poderes e instituições locais.

A juíza Maria Mazarelo Farias Pinto, da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, conduziu a assinatura dos termos nesta quinta-feira. “Chega de condenar, chega de julgar, chega de prisão! Vamos entrar na seara da prevenção e da educação!”, externou a magistrada na ocasião, enfatizando ser necessária a tomada de ações que garantam uma maior qualidade de vida às crianças do futuro. “Nunca a ciência foi tão avançada, nunca a medicina foi tão eficaz, nunca se produziu tantos alimentos… Mas eu posso dizer que nunca se teve tanta sede e fome de paz”, acrescentou.

Leia Também:  Adesão ao Dia D de vacinação preocupa autoridades de saúde em Rondonópolis

Presente em dezenas de municípios, a iniciativa, além de romper o ciclo de violência contra mulheres, também atua no resgate daquelas que sofreram agressões físicas, morais, sexuais, psicológicas ou financeiras. Entre as providências definidas pela Rede está o compromisso da Prefeitura em criar um grupo reflexivo de homens, voltado à sensibilização dos autores de violência doméstica e familiar, além da disponibilização de psicólogo e assistente social de plantão, 24 horas por dia, para garantir um atendimento mais humanizado às vítimas.

O prefeito Cláudio Ferreira ressaltou a importância de iniciativas como essas em um mundo de tanta violência. “Quero parabenizar a doutora Maria Mazarelo por encampar esse projeto. A gente sabe que o juiz julga segundo a lei, mas, na verdade, não se pode restringir à letra fria. A Bíblia diz que a letra mata. Se as leis fossem resolver a solução, não teríamos tantos desconcertos no mundo”, avaliou.

O prefeito repassou ainda o compromisso da gestão em tentar reverter esse quadro. “O Brasil tem uma cultura de violência econômica, com o Estado confiscando quase a metade do que o povo produz, a violência contra a liberdade de expressão, a violência contra o patrimônio e contra a vida. Nesse sentido, o Brasil é um dos países que mais matam no mundo inteiro, com cerca de 50 mil homicídios por ano. E as mulheres têm sido as vítimas em maior grau nessa cultura nociva de violência. Toda iniciativa para enfrentar esse problema é bem-vinda. Sabemos que o Poder Judiciário tem seus limites na hora de executar essas boas políticas, mas na nossa gestão seremos parceiros dele nessas políticas”, garantiu.

Leia Também:  Assistência Social leva crianças e idosos para prestigiar a Exposul

Inúmeras outras entidades e instituições também assinaram o termo de adesão à referida rede na cidade.

Foto – Vandi

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Propaganda

RONDONÓPOLIS

Câmara cria comissão para atualizar cadastro de bens e reforçar responsabilidade com o patrimônio público

Publicados

em

Câmara cria comissão para atualizar cadastro de bens e reforçar responsabilidade com o patrimônio público. A Câmara Municipal de Rondonópolis instituiu uma Comissão Temporária de Saneamento e Regularização Patrimonial com o objetivo de revisar, atualizar e regularizar os registros patrimoniais, contábeis e cadastrais da instituição. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 134, assinada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Schuh e publicada no dia 16 de junho no Diário Oficial do Município. A comissão terá a responsabilidade de realizar um levantamento das informações patrimoniais da Câmara, identificar possíveis inconsistências nos registros e promover os ajustes necessários para garantir maior confiabilidade dos dados e conformidade com as exigências dos órgãos de controle. Entre as atribuições do grupo estão a análise dos registros patrimoniais e contábeis, a conferência de informações cadastradas nos sistemas internos e a compatibilização dos dados encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). A iniciativa busca fortalecer os mecanismos de controle interno e contribuir para uma gestão cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às normas que regem a administração pública. A comissão será presidida pela servidora Eliane Rosa Cellus e conta também com a participação das servidoras Joicy Carrijo Flauzino, Marizeth de Araújo Silva, Danielly Gonçalves Guimarães e Lais Santos Santana Araujo. Com prazo inicial de seis meses, os trabalhos poderão ser prorrogados, caso necessário. Ao final das atividades, a comissão apresentará um relatório conclusivo contendo o diagnóstico das inconsistências identificadas, as medidas adotadas e os resultados alcançados. A criação da comissão reforça o compromisso da Câmara Municipal de Rondonópolis com a transparência, a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e o aperfeiçoamento contínuo dos processos administrativos.

Leia Também:  Rondonópolis bate record na campanha Mc Dia Feliz

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA