LUCAS DO RIO VERDE
Lucas do Rio Verde celebra o Dia Mundial da Criatividade com programação cultural gratuita
LUCAS DO RIO VERDE
A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde é apoiadora oficial do Dia Mundial da Criatividade, movimento global que celebra o potencial criativo como ferramenta de transformação social. O município integra a rede de cidades participantes com uma programação especial nos dias 21, 22 e 23 de abril, oferecendo atividades gratuitas voltadas para a arte, cultura, tecnologia, inovação e educação criativa.
Com o tema central voltado para a valorização do talento local e da criatividade como motor de desenvolvimento humano, o evento contará com palestras, workshops, painéis, exposições, oficinas práticas, ações culturais e experiências interativas, reunindo públicos de todas as idades.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site oficial: https://worldcreativityday.com/brazil/lucas-do-rio-verde/activities
O Dia Mundial da Criatividade em Lucas do Rio Verde é uma oportunidade de vivenciar a cultura de forma acessível, despertando talentos, fortalecendo vínculos comunitários e promovendo o desenvolvimento por meio da arte e da inovação.
A participação é aberta ao público e todas as atividades são gratuitas.
Programação da Secretaria de Cultura e Turismo
22 de abril (terça-feira)
07h30 e 13h30 – Museu Itinerante: Conectando histórias e gerações
- Escola Municipal Marcelino Espíndola Dutra
9h e 09h50 e 15h – Oficina de Capoeira
- Escola Cecília Meireles (Bairro Tessele Junior)
14h – Exposição no Museu Histórico
- Avenida Santa Fé, s/n, anexo ao Parque dos Buritis (Centro)
18h – Concurso Gastronômico “Sabores de Lucas”
- Mercado do Produtor Luiz Alberto Tecchio (Parque das Emas)
23 de abril (quarta-feira)
7h e 13h – Gincanas culturais
- Biblioteca Container (Rua Lucir Predrassani, Bairro Jaime Seiti Fujii)
14h – Cineminha Mágico
- Praça do Bairro Jaime Seiti Fujii (Rua Lucir Predrassani)
16h – Oficinas de Danças Regionais e Contemporâneas
- Bairro Tessele Junior (Praça Rotary Internacional)
- Bairro Vida Nova (Praça da Rua Alexia Caroline)
16h – Oficina de Arte com Madeira
- Casa do Artesão (Praça da Liberdade – Avenida Goiás, anexo ao Mercado do Produtor Edvino Geller)
LUCAS DO RIO VERDE
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.
Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.
Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.
“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”
Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.
“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”
A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.
“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.
“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”
Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026


