DIAMANTINO
Futuro em Campo inspira alunos de Diamantino a construir um amanhã sustentável com horta escolar
DIAMANTINO
O programa Futuro em Campo, promovido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (AprosojaMT), semeou o interesse pelo cultivo de alimentos nos alunos da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes, em Diamantino. Após a visita ao campo, os resultados começaram a florescer: inspirados pela iniciativa, as crianças hoje se dedicam ao cuidado de uma pequena horta escolar, carinhosamente chamada de “Cantinho dos Sabores”.
A oportunidade de participar do programa surgiu em um momento oportuno para os alunos, visto que a criação do espaço já estava sendo elaborada. Assim, a ideia era abordar com os alunos assuntos relacionados à agricultura. A diretora da escola, Renata Cemin Ruchitinica, explica que, após a visita em novembro de 2024 à Fazenda São Pedro, um espaço que estava sendo deixado de lado na escola foi reaproveitado e revitalizado com a construção de uma pequena horta.
“A intenção de construir a horta já existia, mas com o Futuro em Campo a gente conseguiu aproveitar mais o conhecimento e colocá-lo em prática. O programa fez muita diferença, os alunos ficaram muito satisfeitos com tudo. Ficamos encantados com tudo que foi feito lá. Foi um momento muito especial para eles pela dedicação de todos que estavam lá ao nos atender e tirar todas as dúvidas das crianças”, relata Renata.
Segundo a professora Rafaela Gomes da Silva, a experiência fora do ambiente escolar tradicional pode ampliar a visão, a criatividade e o aprendizado dos alunos, trazendo novidade e inspiração. Ela também destaca que o impacto do programa é significativo, mostrando novas oportunidades profissionais, como carreiras em agronomia, veterinária e agropecuária, estimulando a imaginação e os sonhos dos estudantes, que passaram a enxergar possibilidades que antes desconheciam.
“Tudo aquilo para eles foi novidade, estimulou a imaginação deles. É mais fácil tratar do tema meio ambiente agora, depois do Futuro em Campo, pois tudo o que a gente pratica é mais fácil. Nas aulas você tem um abstrato e tem que lidar com a imaginação deles, mas quando você está lá no concreto é muito mais fácil. Isso porque eles estão vendo ao vivo e a cores, então eles podem interagir mais e aguçar a sua imaginação”, ressalta Rafaela.
No Cantinho dos Sabores, os alunos cultivam alimentos como pimentão e tomate, além de flores e hortaliças. Ao cuidar dos alimentos na escola, a aluna Cecília Araújo Gaiva Duailibi, de 9 anos, conta que o projeto a ensinou sobre cuidar da natureza. “Às vezes eu vou lá e cuido da horta, tiro um pouquinho do mato que cresce em volta. O Futuro em Campo me ensinou a plantar”, diz a estudante.
Esse é um exemplo de como o Futuro em Campo vai além de ensinar sobre agricultura: ele incentiva os alunos a explorarem novas possibilidades e a enxergarem seu papel no mundo de maneira ampliada. Com atividades que ligam teoria e prática, o programa inspira os estudantes a sonharem com um futuro ligado à terra, enquanto desenvolvem responsabilidade ambiental e valores essenciais para suas vidas.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino abre inscrições para o XX Festival de Férias com R$ 15 mil em premiações
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Diamantino, está com inscrições abertas para o XX Festival de Férias, um dos eventos esportivos mais tradicionais do município. Neste ano, a edição celebra 20 anos de história, reforçando o incentivo ao esporte, à integração e ao lazer para toda a comunidade.
As inscrições seguem abertas até o dia 15 de julho e podem ser realizadas na sede da Secretaria, localizada no Centro Esportivo Mário Ferreira Mendes, no bairro Buriti. Para participar, cada equipe deverá realizar a doação de uma cesta básica, que será destinado às ações sociais desenvolvidas no município.
O festival contará com 12 modalidades esportivas, nas categorias masculina e feminina, com o objetivo de promover a valorização do esporte amador no município. Além das medalhas e troféus, a competição vai distribuir mais de R$ 15 mil em premiações.
A abertura oficial do XX Festival de Férias está marcada para o dia 21 de julho, dando início a uma programação que promete movimentar Diamantino e fortalecer ainda mais a tradição esportiva local, unindo competição, lazer e solidariedade em um só evento.
O prefeito, Chico Mendes destacou a importância do XX Festival de Férias, que chega aos seus 20 anos como um dos eventos mais tradicionais do município.
“Esse projeto nasceu há 20 anos, com o objetivo de incentivar o esporte, promover lazer e fortalecer a integração entre as comunidades de Diamantino. Ver essa iniciativa crescer, se consolidar e continuar reunindo tantas pessoas ao longo dos anos é motivo de orgulho e reforça que investir no esporte é investir em saúde, cidadania e qualidade de vida.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT


