BRASIL
MME defende que planejamento energético é a chave para viabilizar a transição energética
BRASIL
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta segunda-feira (3/06), no Rio de Janeiro, da abertura da Cúpula da Coalizão Global para o Planejamento Energético (GCEP) e reforçou o compromisso do Brasil para o fortalecimento de instrumentos que viabilizem a implementação efetiva da transição energética, especialmente em países que estão em desenvolvimento.
Durante o evento, foram destacados os principais focos da iniciativa, como: a superação da lacuna persistente entre o planejamento e financiamento. A assessora especial, Mariana Espécie, ressaltou que, em 2024, durante sua presidência do G20, o Brasil concebeu a GCEP como uma resposta estratégica à desconexão entre ambição climática e capacidade real de implementação e destacou que este é o principal desafio da década. “A transição energética exige mais do que metas globais ou compromissos nacionais. Ela precisa se traduzir em projetos financiáveis, infraestrutura resiliente e resultados concretos”, afirmou.
A GCEP é uma iniciativa não vinculante que busca fortalecer a colaboração internacional, ampliar capacidades técnicas e valorizar o papel do planejamento energético em países emergentes e em desenvolvimento. Para o Brasil, o planejamento é uma ferramenta estratégica para mobilizar investimentos, reduzir riscos e garantir uma transição energética justa e inclusiva.
Além disso, a GCEP apoia o desenvolvimento de ecossistemas completos de planejamento, com base em cinco pilares, como: credibilidade institucional, integração entre horizontes de curto e longo prazo; uso de dados robustos e modelagem de risco; clareza regulatória; e geração de carteiras de projetos executáveis.
Foram apresentados, ainda, os cinco princípios que orientam a atuação da coalizão – transparência e efetividade, capacitação e troca de conhecimentos, ambiente favorável a investimentos, protagonismo nacional com inclusão social e sinergia com iniciativas já existentes. Tais princípios refletem uma visão do planejamento energético como uma ferramenta fundamental para conectar prioridades nacionais a fluxos financeiros globais, transformando planos em ação concreta efetiva para a transição energética global.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
BRASIL
Rota aérea entre São Paulo e Bahia cresce 8% e assume o 3º lugar entre as mais movimentadas do país
A rota aérea entre São Paulo e Bahia registrou crescimento de 8% no número de passageiros e assumiu a terceira posição entre os trechos mais movimentados do país, de janeiro a maio de 2026. No período, foram 2.488.440 passageiros transportados, ante 2.290.573 nos cinco primeiros meses do ano passado, quando o itinerário ocupava o quarto lugar no ranking nacional.
Já a rota São Paulo–Santa Catarina, que, de janeiro a maio de 2025, estava no 3° lugar entre os trajetos mais movimentados, caiu uma posição neste ano. O número de passageiros diminuiu 1,5%, passando de 2.403.838, de janeiro a maio de 2025, para 2.366.258, no mesmo intervalo deste ano.
Um outro trecho também subiu de posição neste ano: São Paulo–Rio Grande do Sul, que estava na 6ª posição em 2025, e agora está em 5° lugar entre os destinos mais movimentados. O trajeto, neste ano, atingiu 2.109.798 passageiros, uma alta de 5% em relação aos 2.000.511 registrados nos cinco primeiros meses de 2025.
Já a rota entre São Paulo e Minas Gerais caiu uma posição: era 5° lugar no ano passado (2.137.645 passageiros de janeiro a maio) e passou para a 6ª posição neste ano (2.052.870 passageiros).
Líderes
A rota entre São Paulo e Rio de Janeiro seguiu como a mais movimentada em 2026, mantendo o patamar de 2,9 milhões de passageiros registrados no ano passado.
O segundo itinerário com maior movimentação em ambos os anos (São Paulo-Paraná) registrou leve crescimento entre janeiro e maio deste ano, com 2,8 milhões de passageiros. Em 2025, no mesmo período, foram contabilizados 2,7 milhões.
Trechos mais movimentados em 2026, de janeiro a maio:
- SP x RJ (1° em 2025)
- SP x PR (2° em 2025)
- SP x BA (4° em 2025)
- SP x SC (3° em 2025)
- SP x RS (6° em 2025)
Geral
O Brasil registrou no mês passado mais um recorde na movimentação de passageiros domésticos. As estatísticas foram divulgadas pelo Ministério do Turismo, com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
De janeiro a maio, 42 milhões de pessoas voaram pelo país. O número é 6% maior que os 39,8 milhões de passageiros registrados no mesmo período do ano passado. É a primeira vez na história que o Brasil ultrapassa a marca de 42 milhões de passageiros no período.
O resultado de maio também foi positivo e recorde. No mês, 8,31 milhões de passageiros voaram pelo Brasil, número 2% maior que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. A movimentação de maio de 2026 é a maior desde o início da série histórica, em 2000.
Por João Alberto Pedrini
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


