CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Ministério do Turismo desembarca no Ceará levando ações e programas federais para fortalecer o setor no estado

Publicados

BRASIL

Gestores, empresários e prestadores de serviços turísticos do Ceará tiveram, nesta sexta-feira (06.06), em Fortaleza (CE), a oportunidade de conhecer ações e programas de apoio do Ministério do Turismo (MTur) ao desenvolvimento do setor. O encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.

As iniciativas envolvem, por exemplo, a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, que orienta políticas públicas do órgão e proporciona benefícios aos municípios integrados à ferramenta estratégica. “Quando a gente vai receber uma visita na nossa casa, a gente precisa arrumar a casa. Então, o Mapa é um recorte territorial de ordenamento, para que a gente possa planejar as nossas ações”, enfatizou Michelly Hanna, técnica do Ministério do turismo.

Outro tema abordado foi a importância da regularização do setor, por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). As inscrições são obrigatórias para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo-MEI (Microempreendedor Individual). “Além de dar visibilidade às empresas regularizadas, é (o Cadastur) uma importante fonte de consulta para o turista”, explicou a técnica Marilene Pires, também do MTur.

A disponibilidade de financiamentos por meio do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo) também esteve na pauta da reunião. A opção – a mais vantajosa do mercado – proporciona condições diferenciadas de crédito de até R$ 15 milhões e carência de 5 anos. “Temos agentes credenciados em todo o país e é possível pegar financiamento para obras, reformas e até capital de giro”, explicou Elizabete Brito, do MTur.

Leia Também:  Livro sobre neoindustrialização é finalista do Jabuti Acadêmico

ENCONTRO COM PARLAMENTARES – Durante a agenda em Fortaleza, o ministro do Turismo, Celso Turismo, teve um encontro com parlamentares da bancada federal do Ceará, gestores públicos e representantes do setor turístico, quando debateu projetos e possibilidades de ampliação de investimentos no estado.

“Apresentamos ao trade turístico e aos prefeitos opções que temos no Ministério para ajudar que o Ceará se desenvolva cada vez mais. Tem muita gente querendo investir no Brasil em rede hoteleira, parque aquático, transportes. Batemos recordes de turistas internacionais, de turistas domésticos, melhoramos muito a promoção internacional. Então, temos que estar preparados para receber esse visitante da melhor forma possível”, enfatizou Sabino.

Ao lado do secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, Celso Sabino fez visitas técnicas às obras do Farol de Mucuripe. O projeto do estado constitui mais um atrativo turístico local e o resgate da simbologia do nascimento da cidade, tendo como mestre de obras um integrante da comunidade onde o equipamento se situa. “É muito importante envolver a comunidade local nessa entrega. Ganha o turismo, mas ganha, principalmente, a população”, comentou o ministro do Turismo.

Leia Também:  MDIC defende ações integradas de combate à pirataria

Outro espaço visitado por Sabino foi o Centro de Turismo do Ceará, construído no local onde funcionou o primeiro presídio de Fortaleza, há 150 anos, e que atualmente abriga um polo de artesanato. “Que lugar agradável! Reunindo história e cultura, foi possível apresentar ao turista opções incríveis de artesanato e comidas típicas. É o jeito brasileiro de receber, que não é igual a nenhum outro povo do mundo”, comparou Celso Sabino.

A turista brasiliense Maria Laura Amora, que estava no local durante a passagem do ministro Sabino, declarou-se encantada com o local. “Além da praia, eu gosto de estar com as pessoas, de conhecer o artesanato, a comida, e aqui reúne tudo. Fortaleza é maravilhosa, venham conhecer!”, convidou a visitante.

AGENDA JUNINA – Neste sábado (07.06), o ministro Celso Sabino comparecerá aos festejos juninos da cidade de Maracanaú, na região metropolitana do Ceará, que recebeu incentivos federais para shows e a infraestrutura dos eventos. “Continuamos incentivando o turismo de eventos. Como aconteceu no Carnaval, o São João de vários municípios brasileiros está recebendo incentivos para atrair cada vez mais turistas”, aponta Sabino.

Por Paula Rosa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

BRASIL

MJSP direciona mais de R$ 2,8 milhões à segurança pública da Baixada Santista

Publicados

em

Praia Grande, 22/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), firmou parceria com os municípios de Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente, na Baixada Santista, no âmbito do Programa Município Mais Seguro. A cerimônia ocorreu na sexta-feira (19), em Praia Grande (SP).

A iniciativa busca integrar União e municípios por meio de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública local. Foram anunciadas a doação de 649 unidades de kits Taser (instrumentos de menor potencial ofensivo) às guardas municipais e 1.410 espargidores (dispositivos portáteis de defesa pessoal). O investimento ultrapassa R$ 2,8 milhões.

“O Governo Federal tem investido fortemente na segurança pública local e na valorização das guardas municipais. É neste cenário que o programa se consolida como uma das principais ações da Senasp para fortalecer a prevenção da violência e a promoção de ambientes mais seguros”, afirmou o diretor do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp) do MJSP, João Alberto Nogueira Junior. “O programa reconhece a importância dos governos locais e das guardas municipais na construção de uma segurança pública mais próxima da população”, acrescentou.

Leia Também:  Após dois anos de Pé-de-Meia, abandono escolar em RR cai 58%

Para o prefeito de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão, a iniciativa do Governo Federal de se aproximar e reconhecer a importância das guardas municipais é positiva. Segundo ele, o programa contribui para a qualificação das corporações e auxilia municípios com menor capacidade estrutural a aprimorar sua atuação.

“O papel da Senasp, de apoiar e orientar as corporações nos municípios, permite que aquelas com menos condições possam refletir melhor sobre como agir no território”, complementou.

Além da assinatura do Termo de Adesão pelos representantes municipais, foi realizado um seminário de apresentação do programa aos gestores locais, com detalhamento dos projetos prioritários, das oportunidades de investimento, das capacitações oferecidas e dos requisitos para adesão.

O Programa Município Mais Seguro busca fortalecer as guardas municipais por meio de ações de capacitação, modernização, prevenção à violência e aprimoramento da atuação integrada no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA