MATO GROSSO
Em Osaka, Governo de MT conhece estratégias para otimizar serviços públicos digitais
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes se reuniu com o Governo de Osaka, no Japão, para tratar do “GovTech Osaka”, como é chamada a agência de transformação digital da cidade japonesa, nesta terça-feira (10.6).
O objetivo do encontro foi buscar conhecimento sobre a estratégia utilizada por Osaka para otimizar o trabalho e oferecer serviços públicos de melhor qualidade à população, por meio de serviços digitais.
Osaka é uma das 10 principais cidades inteligentes do mundo, por sua abordagem inovadora e eficiente em mobilidade e transporte, infraestrutura, tecnologia, aliadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
“Viemos conhecer as estratégias usadas por eles para transformação digital do serviço público, algo parecido com aquilo que estamos fazendo em Mato Grosso com o MT Cidadão. Importante ver, aprender com eles, que são referência em cidades inteligentes, para tentar melhorar o que estamos fazendo em Mato Grosso e, assim, trazer uma maior eficiência no atendimento à nossa população”, afirmou Mauro Mendes.
Os avanços nesse setor de serviços digitais teve início em 2020, após a Covid, com a necessidade de otimizar o atendimento e conectar as pessoas, por meio de aplicativos, para facilitar a vida do cidadão. Tudo aliado à proteção de dados dos usuários.
“Criamos esse sistema para otimizar o atendimento, em oito pontos principais, com o objetivo de fornecer informações em um esforço conjunto entre os municípios da província de Osaka, e para melhorar o serviço público”, destacou Nakatani Motonobu, diretor executivo do Departamento de Estratégias para Cidades Inteligentes de Osaka.
Compõem a comitiva do Governo os deputados estaduais Nininho Bortolini e Beto Dois a Um, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Laice Souza (Comunicação), César Roveri (Segurança Pública) e Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão), e o procurador do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
MPMT fortalece defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+
Garantir o respeito à diversidade e combater todas as formas de discriminação estão entre as atribuições do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT). No dia 28 de junho, quando é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, a instituição reforça seu compromisso com a defesa dessa população, atuando para assegurar direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, promover a cidadania, fiscalizar políticas públicas de inclusão e responsabilizar autores de práticas discriminatórias.A proteção desses direitos tem fundamento na Constituição Federal, que assegura a igualdade, a liberdade e a dignidade de todas as pessoas, sem distinção de qualquer natureza. Nos últimos anos, importantes avanços foram consolidados no campo da proteção à população LGBTQIAPN+, entre eles o reconhecimento da união estável e do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a possibilidade de alteração de nome e gênero no registro civil sem necessidade de cirurgia, a equiparação da homofobia e da transfobia ao crime de racismo e o fortalecimento das garantias de igualdade, inclusão e respeito à identidade de gênero em diferentes espaços sociais.Além disso, práticas como recusar atendimento, humilhar, constranger, excluir ou agredir alguém em razão da orientação sexual ou da identidade de gênero são passíveis de responsabilização. Nesse contexto, o Ministério Público atua tanto na repressão quanto na prevenção de violações de direitos. A instituição recebe e apura denúncias de discriminação e violência, acompanha e fiscaliza a implementação de políticas públicas voltadas à inclusão social, promove a defesa dos direitos fundamentais e desenvolve ações educativas para conscientizar a população sobre a importância do respeito à diversidade e do combate à intolerância.As violações podem ocorrer em diferentes espaços da convivência social. Casos de discriminação são registrados em escolas e universidades, unidades de saúde, repartições públicas, ambientes de trabalho, estabelecimentos comerciais, espaços religiosos e também nas plataformas digitais. Em todas essas situações, o Ministério Público pode atuar para apurar os fatos, acolher e orientar as vítimas, promover a responsabilização dos envolvidos e adotar medidas destinadas à prevenção de novas violações.O MPMT reforça que vítimas e testemunhas de discriminação ou violência não devem permanecer em silêncio. A denúncia é uma ferramenta fundamental para a proteção de direitos e para o enfrentamento de práticas discriminatórias. Em situações de urgência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190. Para registrar denúncias, a população pode procurar a Ouvidoria do Ministério Público pelo telefone 127, pelos números de WhatsApp (65) 99271-0792 e (65) 99255-4681, ou ainda buscar a Promotoria de Justiça mais próxima.
Fonte: Ministério Público MT – MT


