CUIABÁ
Prefeito apresenta ações na 57ª Expoagro para retomar protagonismo econômico de Cuiabá
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, apresentou um panorama das ações que sua gestão tem adotado para atrair investimentos e fortalecer a agroindústria na capital, durante a mesa-redonda “Agroindustrialização em Mato Grosso”, realizada na noite de segunda-feira (14), na 57ª Expoagro.
O debate, que faz parte do Fórum dos Setores Produtivos, contou com a participação de autoridades como o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, do ex-senador, Cidinho Santos e lideranças do setor produtivo.
“Cuiabá tem mão de obra disponível e precisa gerar oportunidades. Para isso, estamos destravando leis, facilitando a aprovação de projetos e criando um ambiente seguro para quem quer investir”, afirmou o prefeito.
Entre as medidas destacadas estão as alterações na legislação urbanística e imobiliária, o estímulo a parcerias com a iniciativa privada e o programa habitacional Casa Cuiabana. O chefe do Poder Executivo reforçou a importância da transparência e da responsabilidade na gestão pública para conquistar a confiança de investidores. “O dinheiro do povo precisa ser respeitado. A aplicação segura do dinheiro público atrai investimentos. Quem investir em Cuiabá pode ter certeza: o recurso será bem aplicado”.
Para atrair indústrias, o prefeito também apresentou o Investe Cuiabá, novo programa de atração de empresas que será lançado ainda neste semestre. Segundo ele, a proposta é reposicionar a capital no radar de grandes grupos empresariais e romper com a imagem de estagnação industrial. “Vamos divulgar as qualidades do nosso município, mostrar que temos mão de obra, infraestrutura e leis que facilitam a implantação de grandes empreendimentos. Cuiabá vai voltar a ser atrativa para a indústria”, garantiu o prefeito.
Participando dos debates, o vice-governador Otaviano Pivetta elogiou a postura do prefeito e reconheceu o papel estratégico de Cuiabá no desenvolvimento de Mato Grosso. “Cuiabá é a capital do agro e precisa retomar seu verdadeiro papel. Vejo no prefeito Abilio a vontade explícita de levantar a cidade. O governo do Estado está de mãos estendidas para ajuda”, afirmou Pivetta.
O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda ressaltou que o Mato Grosso está estruturando a agência Investe Mato Grosso, responsável por promover internacionalmente as potencialidades locais. “Com a nova agência, vamos ampliar a atração de investimentos estrangeiros. Essa integração com o Investe Cuiabá será importante para fortalecer toda a cadeia produtiva e gerar emprego e renda”, pontuou.
Fórum dos Setores Produtivos
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Fernando Medeiros, ressaltou a articulação da capital com entidades nacionais e internacionais para fortalecer o ambiente de negócios durante o evento, que contou com a participação de representantes do setor produtivo e de prefeituras de diversos municípios.
“Trouxemos especialistas como a TSX Invest, que utiliza a metodologia do Banco Mundial. Nosso objetivo é criar agências locais de atração de investimentos para gerar emprego e aumentar a arrecadação sem elevar impostos. Cuiabá tem potencial para ser a melhor capital para viver, empreender e prosperar”, finalizou.
#PraCegoVer
A imagem principal mostra o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, sentado durante o debate sobre “Agroindustrialização em Mato Grosso”, na 57ª Expoagro.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Ação de Empregabilidade realiza 165 atendimentos e encaminha 71 candidatos para seleção em Cuiabá
A Ação de Empregabilidade promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, realizou 165 atendimentos e encaminhou 71 candidatos para processos seletivos no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), na Praça Alencastro.
A iniciativa ocorreu das 8h às 12h, de quarta-feira (24) e reuniu oito empresas parceiras de diferentes segmentos da economia, oferecendo mais de 500 oportunidades de emprego para trabalhadores com variados perfis profissionais.
Durante a ação, os candidatos puderam realizar cadastro, apresentar documentação e participar de entrevistas e etapas iniciais de recrutamento diretamente com representantes das empresas participantes. Os encaminhamentos realizados permitirão que os trabalhadores avancem para as próximas fases dos processos seletivos conduzidos pelas empresas.
Participaram da ação o Hospital Santa Rosa, Ginco, Ellis Brasil Lavanderia, Rede Serve Mais, Restaurante e Pizzaria Dom Bocado, RD Saúde (Drogasil), Volvo Nors e Agro Amazônia Produtos Agropecuários, com vagas distribuídas entre áreas operacionais, técnicas e administrativas.
Segundo o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Nivaldo Carvalho Júnior, as vagas que não foram preenchidas durante a ação permanecerão disponíveis por meio dos canais de intermediação de mão de obra da secretaria.
“As vagas continuam sendo ofertadas pela secretaria até que sejam preenchidas. Caso as empresas informem que as posições já foram ocupadas ou decidam suspender a seleção, as ofertas poderão ser retiradas”, explicou.
O secretário destacou ainda que a pasta acompanhará os resultados dos encaminhamentos realizados durante o evento com base no retorno fornecido pelas empresas participantes.
Entre os participantes, também havia candidatos com mais de 50 anos, público contemplado pelas vagas ofertadas durante a ação.
“A secretaria recebe o feedback das empresas sobre o processo seletivo, o que permite acompanhar o andamento das seleções e os resultados dos encaminhamentos”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


