VÁRZEA GRANDE
Sábado foi de agenda externa com visitas às principais obras em andamento
VÁRZEA GRANDE
Série de projetos estratégicos está colocando fim à espera de décadas de várias comunidades em Várzea Grande. Parceria e vontade de trabalhar pelo coletivo estão fazendo a diferença a partir de agora
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, o vice-prefeito Tião da Zaeli – ambos do PL – o secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, e a secretária-adjunta Regiane Froes, acompanharam, neste sábado (26), o andamento das principais obras em execução em diferentes regiões do Município. A agenda externa contemplou projetos que visam melhorar a mobilidade urbana, garantir mais segurança e qualidade de vida à população.
O primeiro local visitado foi a travessia do bairro 23 de Setembro, que está recebendo melhorias na infraestrutura para facilitar o tráfego de veículos e pedestres. Na sequência, a comitiva esteve na área onde será iniciada, nos próximos dias, a obra de contenção de erosão no bairro Costa Verde, uma intervenção emergencial aguardada pela comunidade local.
A equipe também acompanhou as obras de construção da nova ponte no bairro Monte Castelo, que substituirá a antiga estrutura de madeira, por uma ponte de concreto. A intervenção beneficia diretamente moradores do Monte Castelo e da Vila Operária, além de outros bairros que utilizam a travessia diariamente.
A visita seguiu pela rua Várzea Grande, localizada no bairro Parque Del Rey. O trecho, que antes recebia apenas ações paliativas, está passando por obras definitivas: com implantação de pavimentação asfáltica, drenagem, meio-fio, sarjeta e sinalização viária.
No bairro Capão do Pequi, foram vistoriadas as obras de pavimentação em 1.300 metros de via. O trabalho inclui ainda a construção de bocas de lobo e outras melhorias urbanas para garantir a segurança e o conforto dos moradores.
Durante a agenda, a prefeita Flávia Moretti destacou o comprometimento da gestão com a entrega de obras estruturantes e definitivas: “Hoje foi um dia de acompanhamento do andamento das principais obras dentro da nossa gestão. São intervenções de infraestrutura necessárias, como a ponte do Monte Castelo, até então menosprezada e que agora será de concreto. Essa obras edificante conta com a parceria do governo do Estado na doação das aduelas. Também estivemos no 23 de Setembro, no Capão do Pequi e no Portal da Amazônia, onde resolvemos problemas antigos de alagamento com drenagem adequada. Nossa gestão visa entregar obras completas e eficientes. E isso é só o começo”, afirmou.
O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, explicou que o foco é oferecer soluções duradouras, com atenção especial à qualidade dos serviços: “A determinação é acompanhar as obras de perto e entregar qualidade. Não estamos mais fazendo intervenções provisórias. Isso ficou no passado! Em alguns trechos, como no Parque Del Rey, foi necessário refazer toda a drenagem, ampliar a capacidade das bocas de lobo e aplicar nova base e pavimento. A obra ali é 100% com recursos próprios, mesmo com limitações financeiras. Estamos mapeando os pontos críticos para projetos sólidos nos próximos anos”, detalhou.
O vice-prefeito Tião da Zaeli também ressaltou a importância de acelerar as obras antes do período chuvoso: “Temos obras urgentes que precisam ser executadas com celeridade. Nosso compromisso é minimizar os transtornos e garantir dignidade à população. Estamos atuando em pontos estratégicos, como 23 de Setembro, Parque Del Rey, Paiaguás, Monte Castelo e Centro Tecnológico”, pontuou.
As obras contam com acompanhamento técnico constante da equipe de engenheiros e fiscais da Secretaria de Obras, o que garante controle de qualidade em cada etapa dos serviços.
Moradores também acompanharam a visita e relataram a importância das melhorias. No Monte Castelo, o presidente do bairro destacou que a nova ponte representa segurança e mobilidade para toda a região: “Antes era uma ponte de madeira, agora temos uma estrutura firme. Muitas crianças precisam passar por aqui para ir à escola. Agora, com essa ponte nova, é só alegria para a comunidade”, disse.
No Capão do Pequi, o morador José de Arruda, de 75 anos, que vive na região desde 1959, relatou a emoção de ver a rua finalmente asfaltada após décadas de sonhos. “Sempre sonhei com isso, mas achava que não ia ver, que isso não ia acontecer, pois não passava de promessas. Agora estou feliz. O asfalto chegou e melhorou nossa vida. Estou acompanhando cada passo da obra.”
A filha dele, Gisele Alves de Arruda, também celebrou a conquista: “Temos mais de 40 anos de espera. O asfalto trouxe dignidade para nossa família e nossos vizinhos. Só temos a agradecer.”
Já a moradora Andrelina de Arruda, que vive há mais de 60 anos no bairro, compartilhou o sentimento da comunidade: “A gente sofria com poeira e buracos. Agora temos uma rua asfaltada e segura.”
As visitas técnicas fazem parte do cronograma de acompanhamento in loco das obras em andamento na cidade. A Prefeitura segue atuando para resolver demandas históricas e garantir avanços estruturais em diversos bairros de Várzea Grande.
VÁRZEA GRANDE
Junho PETI mobiliza rede de proteção e reforça combate ao trabalho infantil em Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, encerrou nesta sexta-feira (26) a programação do Junho PETI, campanha de conscientização e enfrentamento ao trabalho infantil. Durante cinco dias, uma série de ações educativas e preventivas mobilizou profissionais da rede socioassistencial, conselheiros tutelares, educadores, estudantes e a população em geral, reforçando a importância da proteção integral de crianças e adolescentes e da garantia de seus direitos.
A programação foi organizada pela Proteção Social Especial, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselhos Tutelares e demais instituições que integram a rede de proteção.
As atividades começaram na segunda-feira (22) com uma blitz educativa e distribuição de materiais informativos no Aeroporto Marechal Rondon e no Terminal André Maggi, levando orientações à população sobre a identificação, prevenção e denúncia de casos de trabalho infantil. A iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre o tema e fortalecer a atuação preventiva.
Ao longo da semana, equipes técnicas também promoveram oficinas em unidades escolares de diferentes regiões do município. As atividades aconteceram na Escola Estadual Militar Tiradentes Tenente-Coronel PM Louirson Rodrigues Benevides, na região central; na Escola Estadual Professora Elizabeth Maria Bastos, no Jardim Eldorado; e na Escola Estadual Professor Honório Rodrigues de Amorim, no bairro Cristo Rei. Os encontros abordaram a promoção dos direitos humanos, a proteção da infância e da adolescência e os prejuízos causados pelo trabalho infantil, estimulando o diálogo com crianças e adolescentes sobre seus direitos.
O encerramento da programação ocorreu nesta sexta-feira (26), com uma palestra destinada ao público atendido pelo CREAS, ministrada pela coordenação do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CETRAP-MT), ampliando as discussões sobre a prevenção e o enfrentamento às diversas formas de violação de direitos envolvendo crianças e adolescentes.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, destacou que o Junho PETI vai além de uma campanha de conscientização, sendo um importante instrumento de mobilização social.
“Encerramos mais uma edição do Junho PETI com a certeza de que investir na conscientização é uma das formas mais eficazes de prevenir o trabalho infantil. Cada ação realizada ao longo desta semana teve o propósito de fortalecer a rede de proteção e sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade coletiva de garantir que nossas crianças e adolescentes tenham acesso à educação, ao lazer e ao desenvolvimento saudável. A Prefeitura de Várzea Grande continuará trabalhando para assegurar que esses direitos sejam respeitados e protegidos.”
Para a coordenadora da Proteção Social Especial, Jocileize Alcântara Rondon e Silva, a participação integrada das equipes foi fundamental para ampliar o alcance das ações.
“As atividades do Junho PETI demonstraram a força da atuação em rede. Conseguimos levar informação a diferentes públicos, aproximar os serviços da população e reforçar que o combate ao trabalho infantil depende do envolvimento de toda a sociedade. Quando orientamos famílias, estudantes e comunidade sobre os riscos e as consequências dessa violação de direitos, fortalecemos a prevenção e ampliamos a capacidade de identificação e encaminhamento dos casos.”
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) integra a Política Nacional de Assistência Social e desenvolve ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento dessa violação de direitos, articulando serviços socioassistenciais e políticas públicas para proteger crianças e adolescentes. Em Várzea Grande, o trabalho é realizado de forma permanente pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da rede de proteção, com ações educativas, acompanhamento familiar e articulação entre diferentes órgãos para garantir que meninos e meninas tenham seus direitos plenamente assegurados.
Galeria de Fotos (6 fotos)


