SINOP
Festeja: Prefeito realiza entrega veículos para fortalecer agricultura familiar de Sinop
SINOP
Os veículos foram recebidos pelo prefeito Roberto Dorner, em julho, das mãos do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e agora foram oficialmente entregues às entidades. Já a grade aradora foi conquistada por meio do apoio do deputado estadual Valdir Barranco. O prefeito destacou o esforço conjunto da gestão municipal para garantir melhores condições de trabalho aos pequenos produtores. “Esses dois veículos vêm para atender as necessidades principais desses agricultores. Agora vamos correr atrás de mais recursos para ajudar o nosso pequeno agricultor, que é quem fomenta a cidade inteira e traz o alimento para os nossos alunos da escola. Por isso, estamos trabalhando juntos para fortalecer cada vez mais a agricultura familiar”, afirmou.
O vice-prefeito Paulinho Abreu ressaltou a importância da organização dos produtores em associações para viabilizar conquistas. “Mais um ganho para a agricultura familiar de Sinop, com apoio de recursos estaduais e federais. Todos contribuindo com a agricultura familiar de Sinop. Mas é importante dizer que os agricultores estão se organizando em cooperativas e associações para poder receber isso. A Prefeitura dá todo o apoio técnico e luta para buscar cada vez mais recursos, sempre visando melhorar a estrutura do pequeno agricultor aqui na cidade”, frisou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, lembrou que a gestão tem dado prioridade aos produtores que mais precisam do apoio público. “O prefeito Roberto Dorner, quando nos convidou para assumir a secretaria, determinou que déssemos atenção a quem realmente precisa do poder público, que são os pequenos, os feirantes, a agricultura familiar. Com o apoio dele, conseguimos ações importantes como essa, resultado de um pedido atendido pelo ministro Carlos Fávaro. Um veículo Strada e um caminhão furgão foram entregues, atendendo a determinação do prefeito de fortalecer quem precisa do respaldo público”, destacou.
Representando o Ministério da Agricultura e Pecuária, a chefe da Assessoria Especial, Flávia Rodrigues, enfatizou a relevância das entregas. “Fazer entregas, trazer notícias boas, é sempre uma alegria imensa. Fico muito feliz de voltar a Sinop para fazer mais entregas. Muitos projetos bons ainda estão por vir. Anunciamos recentemente a Feira do Produtor, o Mercadão Municipal de Sinop. Eu e o ministro Carlos Fávaro estamos focados em ajudar principalmente o pequeno agricultor e as famílias de Sinop, que realmente colocam a mão na massa e merecem esse apoio”, declarou.
Para o presidente da Cooperafs, Luis Cortes, a entrega é motivo de emoção. “É muito importante essa parceria com a Prefeitura e com a Sedec, que estão sempre buscando recursos para a agricultura familiar. Eu fico muito feliz, emocionado, quase chorando, porque a gente tem uma luta em prol dos agricultores familiares de Sinop e região. Estamos muito felizes com essa conquista”, disse.
A presidente da Amaf Loni Schumann, Miriam de Aguiar, reforçou o impacto do novo veículo para as atividades da associação. “Esse veículo veio em ótima hora. Estamos ampliando a nossa rede de associação das mulheres. Vamos usar para visitar nossas companheiras e também para trazer os recursos que precisamos. O veículo é muito útil nessa ocasião, então é muito bem-vindo. Queremos fortalecer a mulher do campo e essa conquista é muito grandiosa e significativa para nós”, afirmou.
Já o presidente da Associação Cantinho da Floresta, Deva Neves, destacou a relevância da entrega da grade aradora. “A associação está recebendo da Prefeitura uma grade que vem de encontro com os anseios da comunidade. Hoje, com o trator e a grade, os agricultores familiares vão poder cuidar da terra e plantar seus produtos na época da chuva. É um equipamento que fará grande diferença no trabalho”, explicou.
Durante o evento com as cooperativas e associações, o prefeito Roberto Dorner destacou que as entregas dos veículos foram possíveis por meio do apoio do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e que a entrega da grade aradora foi por meio do apoio do deputado estadual Valdir Barranco. Ele reafirmou o compromisso de seguir articulando junto a diferentes esferas de governo para garantir mais conquistas para o setor no município.
O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C – mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
SINOP
Primeiro dia dos Jogos Escolares e Estudantis movimenta ginásios de Sinop; confira a programação desta segunda-feira (22)
As primeiras disputas dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte começaram neste domingo (21), em Sinop, com 41 partidas realizadas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. A competição reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios e segue até sexta-feira (26), com jogos distribuídos em seis ginásios do município. Os resultados do primeiro dia de competição estão disponíveis AQUI.
Promovidos pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os jogos marcam o retorno do município como sede da etapa regional após dez anos.
Participam da competição as delegações de Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. As equipes disputam vagas para a fase estadual nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
No basquete, pela categoria feminina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Sorriso por 48 a 10. Entre os meninos da mesma categoria, Sinop superou Lucas do Rio Verde por 49 a 32. Na categoria masculina de 12 a 14 anos, o Colégio Regina Pacis venceu Santa Rita do Trivelato por 110 a 7. No feminino da mesma faixa etária, Sinop derrotou Feliz Natal por 20 a 6.
No futsal, as equipes de Sinop também estrearam com resultados positivos. O Colégio Adventista venceu Boa Esperança do Norte por 5 a 1 na categoria masculina de 12 a 14 anos. O Colégio Alternativo superou Boa Esperança do Norte por 5 a 0 no feminino da mesma categoria. Já na categoria masculina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Feliz Natal por 2 a 1 e empatou em 2 a 2 com Boa Esperança do Norte no feminino.
No vôlei, a equipe feminina de 15 a 17 anos de Sinop venceu Itanhangá por 2 sets a 0. No masculino da mesma categoria, derrotou Itanhangá também por 2 sets a 0. O Colégio San Petrus venceu Boa Esperança do Norte por 2 sets a 0 na categoria masculina de 12 a 14 anos, enquanto o Colégio Regina Pacis superou Vera pelo mesmo placar no feminino.
A programação desta segunda-feira (22) prevê mais de 30 partidas nos ginásios Primaveras, Jaime Rovelli, Olímpico José Carlos Pasa, Francisco H. Gimenez (Chicão do Varejão), Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. A tabela completa com horários, locais e confrontos pode ser consultada AQUI. A etapa regional Centro-Norte segue até sexta-feira (26) e definirá os representantes da região na fase estadual dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT


