POLÍCIA
Filha de vítima e mais três adolescentes são apreendidos por homicídio em Colíder
POLÍCIA

Quatro adolescentes envolvidos no homicídio de uma mulher em Colíder foram apreendidos, na noite de quinta-feira (11.9), em ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar no município. Entre os menores apreendidos estão a filha da vítima, de 13 anos, e o seu namorado de 16 anos.
Os quatro menores confessaram os fatos e foram autuados em flagrante pelo ato infracional análogo ao homicídio qualificado por motivo torpe, sendo também representada a internação provisória dos adolescentes
As investigações começaram após as equipes policiais serem acionadas no início da manhã sobre a localização do corpo de Samara Aparecida Conceição, de 34 anos, encontrada morta em uma residência no bairro Jardim Alvorada, em Colíder.
No local, os policiais encontraram a vítima com as mãos amarradas para trás com um cabo de ferro de passar roupas e com uma camiseta enrolada ao redor do pescoço, usada como instrumento de esganadura. Durante a análise do local de crime, as equipes da Polícia Civil e da Politec apreenderam vários objetos relacionados ao crime, como tecidos sujos de sangue, o fio de energia utilizado para amarrar a vítima e outros itens que pudessem levar a identificação dos envolvidos.
Um dos fatos que chamou a atenção, é que a filha da vítima, de 13 anos, não estava no local e estava desaparecida desde a morte da mãe. Diante das suspeitas, foram realizadas diligências e a oitiva de mais de 20 testemunhas que relataram diversos conflitos entre mãe e filha.
Ainda segundo informações, a menor já havia mencionado a intenção de por fim na vida da mãe, uma vez que ela não aceitava o namoro. Diante das evidências, as equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar iniciaram as diligências em buscas dos menores, que estavam desaparecidos.
No início da noite, o casal de adolescentes e um amigo foram localizados pela Polícia Militar. Os menores estavam com roupas arrumadas para deixar a cidade e certa quantia em dinheiro. Em ação paralela, a equipe da Polícia Civil apreendeu o quarto adolescente envolvido na morte da vítima.
Questionados, os quatro menores confessaram a participação e revelaram com frieza de detalhes a dinâmica do homicídio. Segundo informações, a filha da vítima aplicou um golpe de mata-leão na mãe enquanto ela era segurada pelos braços e pelas pernas pelos outros três adolescentes.
Antes de morrer, a vítima ainda teria suplicado à filha para que não a matasse, perguntando o porquê dela fazer aquilo. A menor sabia que a mãe guardava valores em casa e após matarem a vítima pegaram R$ 5,8 mil que estavam guardados na residência. Os menores dividiram os valores sendo parte do dinheiro apreendido com os três adolescentes que estavam juntos e outra parte com o quarto adolescente envolvido.
Segundo o delegado responsável pelas investigações, Adan Marx Ximenes, a filha da vítima disse que teria decidido matar a mãe pelo fato de não se sentir amada e os demais adolescentes disseram que agiram com a intenção de ajudar a amiga.
“Todos os menores compactuaram para execução do crime e já foram ao local sabendo do plano de matar. Os adolescentes ainda revelaram que cogitaram matar a vítima a pauladas ou facadas, porém depois decidiram pela morte por asfixia”, disse o delegado.
Fonte: PM MT – MT


POLÍCIA
Polícia Civil deflagra operação contra autores de tentativa de latrocínio em condomínio da Capital

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta sexta-feira (12.9), a Operação Escudo, com o objetivo de cumprir ordens judiciais contra envolvidos na tentativa de um latrocínio (roubo seguido de morte) que ocorreu em um condomínio de Cuiabá.
Foram cumpridas três ordens de prisão, além de mandados de busca e apreensão, decretados pelo Núcleo de Garantias da Capital, com base nas investigações conduzidas pela Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá. Um dos alvos do mandado de prisão e um comparsa foram flagrados com veículos e peças de automóveis que eram produtos de roubo ou furto. Eles também foram autuados em flagrante por receptação.
As investigações apontaram que a ordem para a prática do latrocínio partiu de um criminoso preso na Penitenciária Central do Estado (PCE). Durante a tentativa de roubo, a vítima foi surpreendida por disparos de arma de fogo, reagiu e conseguiu evitar a consumação do crime.
Em uma residência alvo de mandado de busca e apreensão domiciliar, foram localizadas três motocicletas com restrição de furto, ocorrida em Várzea Grande, além de várias peças de motocicletas. Dois suspeitos, que estavam no local, foram presos em flagrante pelo crime de receptação qualificada.
Tentativa de latrocínio
O crime ocorreu no dia 1º de outubro de 2024, por volta das 21h55, ocasião em que a vítima, morador de um condomínio em Cuiabá, percebeu comportamento estranho de seus cães. Ao verificar as câmeras de segurança, ele notou imagens borradas. Armado com uma pistola registrada, ele saiu para averiguar e foi surpreendido por três disparos de arma de fogo efetuados por invasores.
A vítima então revidou, trocando tiros, até precisar recarregar a arma, momento em que os criminosos fugiram, pulando o muro em direção à rodovia MT-251. As imagens de segurança confirmaram a presença de três criminosos armados, que atiraram contra a vítima durante a tentativa de latrocínio.
Durante a investigação conduzida pela equipe da Derf Cuiabá, foi possível identificar os autores, reunir provas e representar pelas medidas cautelares junto ao Poder Judiciário.
“O objetivo é desarticular o grupo criminoso e impedir novas ações violentas planejadas de dentro da unidade prisional”, disse o delegado Romildo Nogueira, responsável pelas investigações.
Operação Escudo
O nome foi escolhido em alusão ao papel da Polícia Civil de Mato Grosso como instrumento de proteção da sociedade. Assim como um escudo é utilizado para resguardar ataques e garantir a segurança, a Polícia Civil atua na linha de frente da defesa da população, impedindo a ação criminosa e promovendo a sensação de ordem e tranquilidade.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
JURÍDICO2 anos atrás
STF decidirá se piso de categoria previsto em lei federal vale para servidores estaduais e municipais
-
AGRONEGOCIOS2 anos atrás
Agrônomo mineiro recebe a Comenda do Mérito Agronômico, a mais alta distinção da categoria
-
Gourmet3 anos atrás
Maminha ao forno
-
Gourmet3 anos atrás
Quadradinhos de chocolate
-
Gourmet3 anos atrás
Legumes ao Forno
-
Gourmet3 anos atrás
Bolacha de nata
-
Gourmet3 anos atrás
Tiramissu
-
Gourmet3 anos atrás
Coxinha de frango