CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Comissão de Cultura reconhece novos patrimônios culturais em Cuiabá

Publicados

CUIABÁ

Vinicius Ferreira | SECOM Câmara Municipal de Cuiabá&nbsp
A valorização da cultura cuiabana foi tema central da terceira reunião da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (CCPH) da Câmara Municipal de Cuiabá, realizada na manhã desta terça-feira (7). Durante o encontro, os vereadores aprovaram três projetos de lei que reconhecem como patrimônios culturais imateriais importantes expressões gastronômicas e tradições locais.
Entre as proposições aprovadas está o Projeto de Lei nº 27.841/2025, de autoria da vereadora Paula Calil (PL), que declara o “Bolo de Arroz Cuiabano” e seu modo de fazer como patrimônio cultural de natureza imaterial de Cuiabá.
Na mesma linha, também foi aprovado o Projeto de Lei nº 27.833/2025, igualmente apresentado pela mesma parlamentar, que reconhece à tradicional “Farofa de Banana” como patrimônio cultural imaterial do município.&nbsp
Outro destaque da pauta foi o Projeto de Lei nº 6.137/2025, de autoria do vereador Sargento Joelson (PSDB), que declara como patrimônio cultural imaterial de Cuiabá o “Tirador de Espinha de Peixe”.&nbsp
A aprovação dos projetos reforça o compromisso da CCPH com a valorização das tradições cuiabanas, garantindo o reconhecimento e a identidade cultural da cidade. As matérias seguem agora para apreciação dos parlamentares em plenário.&nbsp
Estiveram presentes os vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil), presidente Maria Avalone (PSDB), vice-presidente e Eduardo Magalhães (Republicanos), como membro titular.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Escola Tereza Benguela qualifica 17 cuidadoras de alunos com deficiência

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Capacitação fortalece atuação técnica de servidores no licenciamento ambiental

Publicados

em

Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) participaram da palestra técnica “Licenciamento Ambiental de Postos de Combustíveis”, promovida pela Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (AESA/MT), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), em Cuiabá.

O evento reuniu profissionais da área ambiental, consultores, empreendedores, estudantes e representantes de órgãos públicos para discutir os principais aspectos técnicos e legais relacionados ao licenciamento ambiental do setor.

Durante a programação, foram abordados temas como exigências normativas, documentação necessária, procedimentos junto aos órgãos ambientais e desafios enfrentados nos processos de licenciamento e regularização de postos de combustíveis.

A participação dos servidores integra as ações de capacitação contínua da Prefeitura de Cuiabá, voltadas ao aprimoramento das análises técnicas e ao acompanhamento das atualizações da legislação ambiental.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lise Bokorni, destacou a importância da qualificação permanente das equipes que atuam na área.

“A atualização técnica dos servidores fortalece a qualidade das análises ambientais e contribui para processos mais seguros, eficientes e alinhados à legislação vigente”, afirmou.

Leia Também:  Sancionada lei que melhora valores do prêmio saúde para servidores em Cuiabá

Além da capacitação, o encontro também possibilitou a troca de experiências entre profissionais do setor, contribuindo para o fortalecimento da gestão ambiental e para a melhoria dos serviços prestados à população.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA