CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

SINOP

Prefeitura lança consulta pública para construção do plano de coleta dos resíduos domésticos e sólidos

Publicados

SINOP

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico, lançou uma consulta pública para debater, com a sociedade, a construção de um plano para destinação dos resíduos domésticos e sólidos do município. O objetivo é desenvolver estudo e modelagem de viabilidade técnico-operacional, jurídica e econômico-financeira para concessão da prestação dos serviços de manejo de resíduos sólidos e domésticos urbanos.

O projeto é desenvolvido pelo Executivo em parceria com a empresa MB Engenharia e Meio Ambiente Ltda. O principal objetivo é subsidiar e orientar a tomada de decião para o desenvolvimento de iniciativas para a coleta, transporte e destinação dos resíduos domiciliares, comerciais, da saúde e da construção civil de Sinop.

A secretária de Governo e Planejamento Estratégico, Faira Strapazzon, esclarece que o formulário ficará disponível no site da Prefeitura de Sinop, até o dia 29 de novembro. “Este formulário é o meio pelo qual o munícipe poderá fazer suas contribuições que ajudarão a Prefeitura a aprimorar a versão preliminar do desenvolvimento dos estudos e modelagens de viabilidade técnico-operacional, jurídica e econômico-financeira para a concessão da prestação dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos e domésticos urbanos no município de Sinop”, disse a secretária, completando que “é importante a sociedade participar porque é o momento em que ela pode contribuir com a opinião que tem em relação a essa política pública”.

Leia Também:  #ConheçaSinop: Prefeitura divulga agenda semanal com competições esportivas e feiras no município

O estudo de Manifestação de Interesse Privado (MIP) está disposto para consulta e conhecimento, a fim de norteá-lo em seus questionamentos, bem como na construção do plano. O MIP nº 002/2025 foi desenvolvido com base na Lei Federal nº 11.445/2007, que trata da Política Nacional de Saneamento, na Lei nº12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), bem como no Decreto nº 11.043/2022, que institui o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Palares).
 
A diretriz principal deste formulário é implementar o atendimento às metas e políticas estipulares no referido instrumento, através da implementação de um processo de beneficiamento dos resíduos, antes do envio dos mesmos aos aterros sanitários. Ao final de cada questão, bem como do formulário, será possível propor alterações de texto e sugestões mais abrangentes.

Link para formulário de consulta pública:
Prefeitura Municipal de Sinop – MT – CONSULTA PÚBLICA – Resíduos Sólidos 2025

Edital de Consulta Pública:
https://www.sinop.mt.gov.br/arquivos/edital_de_consulta_pUblica_n_001_2025_-_sec_obras_20052153.pdf

Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico-financeira e Jurídica Prestação dos Serviços de Manejo e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos:
https://www.sinop.mt.gov.br/arquivos/mip-estudo_de_viabilidade-sinop_20051528.pdf

Leia Também:  Casamento Social une mais de 120 casais em cerimônia promovida pela Prefeitura de Sinop

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

SINOP

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Publicados

em

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  #ConheçaSinop: Prefeitura divulga agenda semanal com competições esportivas e feiras no município

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza audiência pública para apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2027

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA