MATO GROSSO
Ager e Aneel fiscalizam fornecimento de energia elétrica em comunidades indígenas do Xingu
MATO GROSSO
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT), em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), realizou entre os dias 27 e 31 de outubro uma ação de fiscalização em comunidades indígenas do Território do Xingu (a 1.031 km de Cuiabá). O objetivo foi avaliar a qualidade dos serviços prestados pela concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado, a Energisa Mato Grosso.
A atividade integra o escopo do programa Luz para Todos, iniciativa do Governo Federal que visa universalizar o acesso à energia elétrica no meio rural e em regiões remotas da Amazônia Legal.
A operação contou com a presença de analistas reguladores da Ager e especialistas em regulação da ANEEL, que inspecionaram em duas comunidades indígenas as condições das instalações e sistemas de geração de energia elétrica.
A fiscalização foi motivada por reclamações apresentadas pelos povos xinguanos à Agência Nacional, que relataram dificuldades e falhas na implementação do programa Luz para Todos na região. As lideranças indígenas formalizaram suas demandas por meio de uma carta entregue à agência, que expõe os principais desafios enfrentados pelas comunidades no acesso à energia elétrica.
Em resposta, a Ager instaurou processo fiscalizatório, realizou reuniões com a concessionária Energisa e com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), além disso solicitou dados e informações detalhadas sobre a execução do programa nas aldeias da região.
Segundo o superintendente regulador de Energia em exercício da Ager, Raphael Jouan Raymundo da Silva, a etapa presencial foi uma oportunidade única “de escutar as reclamações das comunidades locais, com vistas a entender a situação para dar um melhor encaminhamento, respeitando as tradições e cultura indígenas”, destacou.
A fiscalização segue em andamento, e os resultados das vistorias serão consolidados em relatório técnico, que subsidiará as próximas etapas do processo regulatório.
Convênio Aneel
A atividade de fiscalização integra as ações executadas pela Ager por delegação da Agência Nacional de Energia Elétrica, conforme convênio firmado entre as instituições. Pela Ager, participaram da fiscalização os analistas reguladores Gisele Rios e Neimar Dantas.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Abertura do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária será realizada nesta quarta-feira (24)
Será realizada nesta quarta-feira (24.6), às 9h, a solenidade de abertura do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (2º Conesv), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. Considerado um dos principais eventos do país voltados à segurança viária e ao atendimento de emergências, o congresso reunirá especialistas, gestores públicos e profissionais de salvamento de diversas regiões do Brasil e do exterior.
Participam da solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, comandantes de corporações de bombeiros e forças de segurança de outros estados, além de autoridades e representantes ligados ao setor.
O evento reúne participantes de 23 estados e do Distrito Federal, além de palestrantes de cinco países. Ao longo de três dias de programação, o 2º Conesv promove debates sobre prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito e os impactos dos sinistros viários na rede de saúde e nos serviços de emergência. Também estão em pauta iniciativas voltadas à qualificação do atendimento às vítimas e ao fortalecimento da integração entre os órgãos responsáveis pelo resgate.
A programação inclui atividades práticas, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e o Holmatro Experience, além dos cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar. O evento também contará com painéis de especialistas do Brasil, Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica, que compartilharão experiências e boas práticas em salvamento veicular e atendimento ao trauma.
O 2º Conesv segue até sexta-feira (26.6). Mais informações sobre o evento: https://conesv.ligabom.com.br/
Serviço
Assunto: Solenidade de abertura do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária acontece nesta quarta-feira (24)
Data: Quarta-feira (24.6)
Hora: Credenciamento a partir das 8h. Solenidade de abertura às 9h
Local: Parque Novo Mato Grosso – Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251)
Assessoria de Imprensa: SD Karine Miranda, Hannah Marques e Jéssica Medeiros – (65) 98164-0333
Fonte: Governo MT – MT


