CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Ministério do Turismo estrutura Programa de Segurança Turística e fixa metas anuais para ampliar a cultura de prevenção e proteção no setor

Publicados

BRASIL

O Ministério do Turismo publicou a portaria que regulamenta o Programa de Segurança Turística, previsto no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. A iniciativa tem como objetivo promover um ambiente turístico mais seguro, responsável e inclusivo em todo o país, contribuindo para o ordenamento, a estruturação e a competitividade sustentável dos destinos e produtos turísticos, com foco também na acessibilidade.

A norma estabelece objetivos, metas e ações estratégicas, além de definir diretrizes para a implementação e o monitoramento do programa. “Fortalecer a segurança é um passo essencial para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Com esse programa, avançamos na proteção de viajantes, profissionais e destinos, garantindo experiências mais seguras, responsáveis e acolhedoras em todo o país”, afirma o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

Entre as ações previstas está a implementação anual de novas iniciativas de sensibilização, conscientização e divulgação de diretrizes, normas e protocolos de segurança turística, direcionadas a prestadores de serviços, gestores públicos, profissionais do setor, órgãos estaduais e municipais de turismo e turistas.

ENTREGAS PREVISTAS – Até 2027, o Programa de Segurança Turística prevê a execução de um conjunto de ações voltadas à promoção do turismo responsável e sustentável. Entre os produtos a serem entregues estão iniciativas de sensibilização e capacitação para divulgação de normas e protocolos, com foco especial na proteção de mulheres viajantes e de turistas de aventura.

Leia Também:  Prêmio MEC da Educação Brasileira: SC recebe cinco premiações

Uma das entregas é o Guia para Mulheres que Viajam Sozinhas, que reúne dados, análises e orientações práticas para fomentar um turismo mais seguro, responsável e inclusivo. A publicação já está disponível no site do Ministério.

Também estão previstas a ampliação das ações de divulgação do Código de Conduta Brasil e do Movimento Turismo que Protege, além do mapeamento e da disseminação de novas boas práticas no Mapa do Turismo Responsável até 2027.

RESULTADOS ESPERADOS – Entre os resultados projetados estão a ampliação da difusão de boas práticas por meio do Mapa do Turismo Responsável, a consolidação da articulação interinstitucional no âmbito da Câmara Temática de Segurança Turística do Conselho Nacional de Turismo e a sensibilização e capacitação de 2,7 mil integrantes do público-alvo na temática de segurança turística.

A iniciativa também prevê apoio a projetos voltados à segurança em atividades como ecoturismo e turismo de aventura, com estímulo ao cumprimento de normas técnicas.

A portaria pode ser acessada no site oficial do Ministério.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Leia Também:  Segurança pública debate recuperação de ativos em encontro nacional

Propaganda

BRASIL

‘Queremos transformar vidas’, diz ministro do Turismo ao assinar convênio que vai qualificar até 2 mil paraibanos

Publicados

em

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, afirmou que o convênio assinado nesta terça-feira (23) com o Governo do Estado, em Campina Grande (PB), para oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional e de fortalecimento da gestão em seis municípios paraibanos pode “transformar vidas”.

“No Governo do presidente Lula, nós temos uma premissa: colocar o cidadão no foco das nossas ações. É para isso que a gente trabalha, para gerar emprego, renda e transformar a vida das pessoas”, afirmou o ministro.

A declaração foi feita durante discurso na cerimônia que contou com a presença do governador Lucas Ribeiro, para assinatura da parceria. Com investimento de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo (MTur), a iniciativa deve qualificar até duas mil pessoas no estado.

Além de Campina Grande, serão beneficiados ainda a capital, João Pessoa, Patos, Cabaceiras, Bananeiras e Cajazeiras.

Serão ofertados 18 cursos de capacitação, além de seis oficinas de empreendedorismo e 20 consultorias individuais para fortalecimento dos negócios turísticos.

“Mais importante do que atrair investimentos e ampliar a infraestrutura é garantir que o desenvolvimento gere novas vagas de trabalho para quem vive aqui. Estamos investindo naquilo que faz diferença na vida das pessoas. Queremos preparar os paraibanos para aproveitar as oportunidades que o turismo está criando”, afirmou Gustavo Feliciano.

Leia Também:  Prêmio MEC da Educação Brasileira: SC recebe cinco premiações

O governador Lucas Ribeiro ressaltou que o convênio fortalece ainda mais o turismo paraibano. “É uma alegria anunciar uma iniciativa tão importante para os profissionais que trabalham com o turismo aqui no nosso estado. Essa ação vem no sentido daquilo que queremos, que é manter esse ritmo de crescimento do nosso turismo e da nossa economia”, celebrou.

As qualificações serão realizadas em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba (Senac-PB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB).

Turismo em alta

Durante o evento, o ministro enalteceu o bom momento vivido pelo setor. “O Brasil vive um momento extraordinário no turismo. Batemos recentemente recordes na atração de turistas internacionais e nos valores de gastos de estrangeiros. E ontem [segunda, 22] tivemos o enorme prazer de anunciar outro recorde: 42 milhões de passageiros em voos domésticos [de janeiro a maio deste ano]. Isso significa que o brasileiro está visitando mais o seu país, valorizando o turismo doméstico”, afirmou o ministro.

O convênio assinado nesta terça vai ajudar também a preparar o mercado de trabalho para atender a demanda gerada pelos novos investimentos turísticos em curso na Paraíba, incluindo o Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, considerado o maior complexo turístico planejado do Nordeste, com mais de R$ 2,3 bilhões em investimentos previstos.

Leia Também:  MJSP e INSS firmam acordo para ampliar a proteção de aposentados e pensionistas

No ato desta terça, Gustavo Feliciano também mencionou o recente investimento de R$ 2 milhões, do MTur, para apoio aos festejos juninos de Campina Grande, acrescentando que é importante, também, investir na qualificação para estruturar o setor na cidade e no estado da Paraíba.

“Estou muito feliz por estar mais um ano celebrando o Maior São João do Mundo. Trouxemos dois milhões para os festejos juninos, mas é importante também qualificar, preparar o trabalhador, para que essas vagas de emprego na cadeia turística sejam ocupadas pelos paraibanos”, complementou.

Confira os cursos oferecidos:

  • Técnicas de Atendimento ao Cliente
  • Hospitalidade e Acolhimento
  • Comunicação em Serviços
  • Ética na Indústria de Serviços
  • Formação de Garçom/Garçonete
  • Formação de Bartender
  • Técnicas de Mixologia
  • Jornada da Governança
  • Formação de Camareiros(as)
  • Formação de Mensageiros(as)
  • Segurança e Manipulação de Alimentos
  • Auxiliar de Cozinha
  • so de Alimentos Regionais na Culinária
  • Inglês Básico para Turismo
  • Espanhol Básico para Turismo
  • Uso de Inteligência Artificial no Turismo
  • Marketing Digital para Pequenos Negócios
  • Condutor(a) em Turismo

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA