VÁRZEA GRANDE
Jogos Estudantis de Várzea Grande movimentam 1.200 competidores de 41 escolas
VÁRZEA GRANDE
Os Jogos Estudantis Municipais de Várzea Grande foram abertos oficialmente na noite desta segunda-feira (13), no ginásio poliesportivo Fiotão. A cerimônia foi conduzida pela secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, e marca o início da competição que contará com a participação de 1.200 atletas, de 41 escolas inscritas nesta edição.
A etapa municipal dos Jogos Estudantis tem como objetivo selecionar equipes e atletas que irão representar o município nas fases estadual, regional e nacional dos Jogos Escolares, em modalidades coletivas e individuais.
De acordo com o superintendente de Esporte e Lazer da SMECEL, Edmilson Piranha, fazem parte da programação as modalidades de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, além de atletismo (incluindo o adaptado), natação, badminton, xadrez, tênis de mesa, artes marciais e ciclismo.
“As disputas começam nesta terça-feira, 14 de abril. As competições coletivas seguem até o dia 30 de abril. Já entre os dias 1º e 3 de maio serão realizadas as provas individuais”, informou o superintendente.
Após a cerimônia de acendimento da pira olímpica, a secretária Maria Fernanda declarou oficialmente abertos os Jogos Estudantis de Várzea Grande 2026. Durante o evento, ela relembrou sua participação nos jogos há 30 anos, quando representou o Colégio Couto Magalhães na equipe de handebol.
“A expectativa de quem vai competir é sempre muito grande. É um momento único para quem gosta e pratica esporte. Fico feliz em ver essa integração entre alunos da rede estadual, muitos dos quais já passaram pela rede municipal”, destacou.
A secretária também agradeceu à prefeita Flávia Moretti pelo incentivo ao esporte no município e ao governador Otaviano Pivetta, que anunciou a climatização do ginásio poliesportivo Fiotão.
Além do Fiotão, as competições serão realizadas em outros espaços esportivos da cidade, como o Centro de Iniciação Esportiva Danilo Campos, o Ginásio Jorge Mussa e o ginásio da Escola Estadual Adalgisa de Barros.
Galeria de Fotos (11 fotos)
VÁRZEA GRANDE
VG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realiza nesta quarta-feira (24) mais uma etapa do programa VG em Ação, força-tarefa que leva serviços de limpeza urbana, manutenção e melhorias estruturais a diversas regiões do município.
As equipes executam serviços de capinação, roçagem, retirada de entulhos, poda de árvores, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio, contribuindo para a conservação da cidade, a valorização dos bairros e a melhoria da qualidade de vida da população.
Além das ações de zeladoria, o cronograma contempla intervenções voltadas à mobilidade urbana, com reforço da sinalização viária, implantação de quebra-molas e modernização da iluminação pública, ampliando a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.
As frentes de trabalho integram o planejamento permanente da gestão municipal, que mantém equipes mobilizadas diariamente para promover mais organização, segurança, mobilidade e bem-estar aos moradores de Várzea Grande.
Locais atendidos nesta etapa (ordem alfabética):
- Avenida da FEB
- Bairro Chapeu do Sol
- Bairro Cristo Rei (região central)
- Bairro Figueirinha
- Bairro Flor do Ipê
- Bairro Jardim dos Estados
- Bairro Ouro Verde
- Bairro Panorama
- Bairro Vila Rica
- Orla da Alameda
- Parque Tanque do Fancho
Galeria de Fotos (3 fotos)


