VÁRZEA GRANDE
Operação tapa-buracos avança no Santa Cecília e Chapéu do Sol
VÁRZEA GRANDE
A Prefeitura de Várzea Grande realiza, nesta segunda-feira (27.04), uma operação tapa-buracos nos bairros Santa Cecília e Chapéu do Sol. Coordenados pela Secretaria Municipal de Viação e Obras, os trabalhos têm como objetivo melhorar as condições de trafegabilidade nas ruas e avenidas, proporcionando mais segurança a motoristas e pedestres.
Além da recuperação de vias pavimentadas, equipes executam serviços de patrolamento e cascalhamento no distrito da Passagem da Conceição e no bairro Vitória Régia.
Outro ponto de atenção é a recuperação de trechos danificados por erosão, como na Rua Araripe, no bairro Figueirinha, e na Rua Dom Aquino Corrêa, no bairro 23 de Setembro.
“Desde o início de abril, com a pausa das chuvas, estamos realizando esses serviços diariamente. Vamos avançar com a recuperação das vias em todas as regiões do município”, destacou o secretário de Viação e Obras, Celso Pereira.
Galeria de Fotos (8 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.
Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.
Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.
O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.
A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.
A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.
O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.
Galeria de Fotos (1 foto)


