CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

DIAMANTINO

Prefeitura de Diamantino implanta novo serviço oftalmológico na rede municipal de saúde

Publicados

DIAMANTINO

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (19.06) um encontro de alinhamento com a equipe de Atenção Primária à Saúde para apresentação do novo serviço de retinografia digital que passará a ser ofertado na rede municipal.

O encontro teve como objetivo orientar os profissionais sobre o funcionamento do serviço, os critérios de encaminhamento dos pacientes e o fluxo de atendimento que será adotado a partir do início dos exames, previsto para o mês de julho. A retinografia digital é um exame que permite a captura de imagens do fundo do olho, auxiliando na identificação precoce de alterações na retina causadas por diversas doenças.

Nesta primeira etapa, o serviço será destinado prioritariamente aos pacientes com diagnóstico de diabetes, público que apresenta maior risco para o desenvolvimento da retinopatia diabética, uma das principais causas de perda da visão evitável. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, Diamantino possui atualmente 1.097 pacientes diagnosticados com diabetes cadastrados na rede municipal.

Leia Também:  Diamantino dá início à Percorrida da Bandeira da Imaculada Conceição

A secretária municipal de Saúde, Adélia Maria, ressaltou os benefícios que o novo serviço trará para o acompanhamento dos pacientes da rede municipal.

“Com a retinografia digital, será possível ampliar a capacidade diagnóstica da rede municipal, identificar precocemente alterações na retina e estabelecer fluxos mais ágeis para avaliação especializada quando necessário.”

Ela completou: “É uma estratégia que contribui para a prevenção da cegueira evitável e qualifica o cuidado oferecido aos pacientes com doenças crônicas.”

Os exames serão realizados mediante encaminhamento das unidades de saúde. Após a realização da retinografia, as imagens serão encaminhadas por meio da plataforma “Saúde Digital MT” para análise de especialistas. Os laudos serão disponibilizados em até 20 dias.

O município possui dois aparelhos de retinografia digital, disponibilizados por meio de parcerias com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e o Ministério da Saúde, sendo um destinado ao Centro Integrado de Saúde (CIS), responsável pelos atendimentos da área urbana, e outro aos pacientes das comunidades rurais, contemplando localidades como Caeté, Bojuí e Deciolândia.

Leia Também:  Abertura da Copa Bengalão Constard de Futebol Society acontece neste sábado (04) em Diamantino

A médica responsável pelos exames, Dra. Jéssica Castanhel explicou o funcionamento da retinografia digital.

“A retinografia digital é um exame rápido, indolor e que não exige dilatação da pupila. As imagens capturadas serão encaminhadas para especialistas por meio da plataforma Saúde Digital MT, permitindo a emissão de laudos e o acompanhamento dos casos que necessitarem de avaliação oftalmológica.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Propaganda

DIAMANTINO

Prefeitura de Diamantino reúne 100 crianças na 1ª Corrida do Milhinho

Publicados

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sindicato Rural de Diamantino e o Centro Educacional Phoenix, realizou neste sábado (20.06) a 1ª Corrida do Milhinho. O evento reuniu 100 crianças, com idades entre 02 e 14 anos, além de familiares e apoiadores, em uma tarde marcada por diversão, superação e incentivo à prática esportiva desde a infância.

Integrando a programação da Corrida do Milho 2026, a iniciativa foi criada com o objetivo de estimular hábitos saudáveis entre as crianças, promover o contato com o esporte e fortalecer a convivência familiar por meio de uma experiência esportiva adequada para cada faixa etária.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Gerson Vidal, ressaltou a participação das crianças e das famílias na primeira edição do evento e destacou os objetivos da iniciativa.

“A Corrida do Milhinho foi pensada para aproximar as crianças do esporte de uma forma leve e divertida, incentivando a prática de atividades físicas desde cedo e fortalecendo a participação das famílias.”

Ele completou: “Ver a alegria dos pequenos e o envolvimento dos pais mostra que alcançamos o nosso objetivo e reforça a importância de continuar investindo em ações voltadas ao esporte infantil.”

Com a participação de 100 crianças, a Corrida do Milhinho contou com provas organizadas por faixa etária, com percursos entre 50 e 1.500 metros. A iniciativa permitiu que crianças de 2 a 14 anos vivessem o esporte de forma segura, respeitando as características e o desenvolvimento físico de cada idade.

Leia Também:  Unidades de Saúde desenvolvem atividades do Agosto Dourado para fortalecer o incentivo à amamentação

O presidente do Sindicato Rural de Diamantino, Altemar Kroling, destacou a parceria com a Prefeitura na realização da Corrida do Milhinho e a expectativa de novas edições do evento.

“Essa parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Esportes começou no ano passado e deu muito certo. Neste ano realizamos a primeira Corrida do Milhinho para incentivar as crianças no esporte desde cedo e já estamos planejando a próxima edição para o ano que vem.”

A diretora pedagógica do Centro Educacional Phoenix, Adriane Santana, ressaltou a união entre educação e esporte como ferramenta para o desenvolvimento infantil.

“Foi uma alegria receber esse convite e participar dessa iniciativa. A educação e o esporte caminham juntos no desenvolvimento das crianças e incentivar atividades saudáveis desde cedo também faz parte do nosso compromisso como instituição.”

A mãe, Regiane Silva, que acompanhou o filho em sua primeira corrida, reforçou a importância do esporte na promoção de hábitos saudáveis.

“Eu achei maravilhoso. Hoje as crianças passam muito tempo em frente às telas e iniciativas como essa ajudam a incentivar uma vida mais saudável, tanto na alimentação quanto na prática de atividades físicas.”

Leia Também:  Vem aí o 19º Festival de Férias com R$ 10 mil em prêmios

O pai, Leonardo Gabriel, falou sobre a experiência de participar da Corrida do Milhinho ao lado da filha Ana Martins.

“Essa já é a terceira corrida dela e está se tornando uma tradição para nós. É um momento muito especial entre pai e filha e ficamos felizes em participar de uma iniciativa tão bem organizada.”

Ele completou: “Quero agradecer e parabenizar a Prefeitura, o Centro Educacional Phoenix e todos os profissionais envolvidos pela organização do evento. Está tudo muito bem planejado, com segurança.”

Moradora de Cuiabá, Elaine acompanhou a participação da filha Ana Karen na Corrida do Milhinho e compartilhou sua avaliação sobre o evento.

“Eventos como esse são muito importantes porque incentivam a prática esportiva entre as crianças. Sempre que temos oportunidade, buscamos participar porque o esporte traz muitos benefícios para a saúde.”

Participante da categoria de 10 a 11 anos, Marcos Emanuel falou sobre sua participação na Corrida do Milhinho.

“Foi a minha primeira corrida e gostei muito da experiência. Acho que tive um bom desempenho e isso me inspirou a praticar mais esportes e participar de outras competições.”

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS REGISTROS

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA