AGRONEGOCIOS
Agrônomo mineiro recebe a Comenda do Mérito Agronômico, a mais alta distinção da categoria
AGRONEGOCIOS
Durante o 33º Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA 2023), realizado em Pelotas, no Rio Grande do Sul, foram homenageados alguns engenheiros agrônomos que se destacaram ao longo de suas carreiras e contribuíram significativamente para o desenvolvimento da agricultura no país.
Dentre os homenageados, destaque para o agrônomo mineiro Emílio Elias Mouchrek, membro da Sociedade Mineira de Engenheiros Agrônomos (SMEA) e do Conselho Técnico-Científico da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), que recebeu da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) a Comenda do Mérito Agronômico, a mais alta distinção a profissionais da categoria.
Nascido em São Luís, no Maranhão, em 1945, Emílio Elias Mouchrek Filho é formado pela Escola de Agronomia da Amazônia, em Belém, Pará, e mestre em Nutrição Animal.
Sua trajetória na avicultura começou em 1966, quando, na condição de estagiário, realizou seu primeiro curso de avicultura em colaboração com o Ministério da Agricultura, em Belém. Logo, ele se tornou responsável pela granja comercial e pelo incubatório da Escola de Agronomia da Amazônia.
Especializado em avicultura, Mouchrek Filho acumulou em seu currículo diversas atividades, incluindo a chefia técnica no escritório da Emater, em Pará de Minas, que é o principal polo avícola de Minas Gerais. Ele também exerceu a chefia da equipe técnica e administrativa da mesma unidade. Além disso, coordenou regionalmente o projeto de pequenos animais (Aves e Suínos), sediado no escritório da Emater, em Pouso Alegre.
Mouchrek Filho também atuou como diretor técnico da Granja Piloto, que possuía unidades em Taubaté e Tremembé, no Estado de São Paulo. Essa granja era a terceira maior do país, com 300 mil matrizes pesadas, incubatório que produzia um milhão e duzentos mil pintos ao mês, fábrica de ração e criação de frangos de corte.
Além disso, ele desempenhou o papel de pesquisador em avicultura na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), coordenou o Programa Estadual de Pesquisa em Avicultura, conhecido como Sistema Estadual de Pesquisa, que envolvia a Epamig, a Universidade Federal de Viçosa, a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Lavras. Mouchrek Filho também foi fundamental na Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), onde atuou como membro da diretoria desde 1976. Desde 1999, integra o Conselho Técnico e Científico da Avimig.
Ele é consultor em avicultura, com foco em produção e meio ambiente, trabalhando com licenciamento ambiental e outorga de água para 15 empresas, incluindo abatedouros, graxarias, pasteurização de ovos e produção de ovo em pó. Mouchrek Filho também é membro da Câmara Técnica de Avicultura do Estado de Minas Gerais e, desde 1999, atua como revisor técnico da revista Avimig, publicação mensal para a qual já contribuiu com mais de 50 artigos técnicos. Seu comprometimento e expertise na avicultura renderam-lhe a Comenda do Mérito Agronômico durante o CBA 2023.
Fonte: Pensar Agro


AGRONEGOCIOS
Queda de Frutos e Doenças Reduzem Projeção da Safra de Laranja 2025/26

Produção do Cinturão Citrícola Cai 2,5%
O segundo relatório do Fundecitrus, divulgado em 10 de setembro, aponta que o cinturão citrícola, abrangendo São Paulo e o Triângulo Mineiro, deve colher 306,74 milhões de caixas de 40,8 kg. Esse volume representa uma redução de 2,5% em relação à estimativa de maio, ou seja, 7,86 milhões de caixas a menos do que o projetado anteriormente.
Impacto da Queda de Frutos é Mais Grave que o Previsto
Pesquisadores destacam que, desde o início da temporada, o setor já alertava para o impacto da queda de frutos. Agora, os números confirmam que o problema é mais severo do que o inicialmente projetado.
As perdas variam conforme a região: algumas áreas registram redução próxima de 10%, enquanto outras enfrentam quedas de até 45%, dependendo da variedade da laranja e das condições locais.
Doenças Agravam Cenário da Safra
O avanço de doenças como o HLB (greening) e o cancro cítrico tem contribuído para a queda na produção. Especialistas alertam que esses fatores preocupam o setor, aumentando o risco de que a produção não seja suficiente para recompor os estoques industriais estratégicos até junho de 2026, quando a safra será concluída.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
-
JURÍDICO2 anos atrás
STF decidirá se piso de categoria previsto em lei federal vale para servidores estaduais e municipais
-
Gourmet3 anos atrás
Maminha ao forno
-
Gourmet3 anos atrás
Quadradinhos de chocolate
-
Gourmet3 anos atrás
Legumes ao Forno
-
Gourmet3 anos atrás
Bolacha de nata
-
Gourmet3 anos atrás
Tiramissu
-
Gourmet3 anos atrás
Coxinha de frango
-
Gourmet3 anos atrás
Bolo de Milho