AGRONEGOCIOS
Ministro André de Paula recebe ex-ministra Kátia Abreu e presidente de grupo angolano para tratar de cooperação no agro
AGRONEGOCIOS
O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, recebeu nesta quarta-feira (6) a ex-ministra da Agricultura Kátia Abreu, que acompanhou o presidente um dos principais conglomerados agroindustriais da África Subsaariana, Nelson Carrinho, em reunião para tratar de oportunidades de cooperação e investimentos no setor agropecuário brasileiro.
Também participaram do encontro o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, e a assessora especial do Mapa, Sibelle Andrade.
Durante a reunião, Nelson Carrinho apresentou o plano de expansão internacional do grupo, que prevê investimentos no Brasil com a criação de uma base de atuação próxima aos produtores rurais, além de investimentos em armazenagem e comercialização.
“O Brasil é uma referência global em agricultura e inovação. Estamos abertos a iniciativas que ampliem investimentos e promovam cooperação técnica, fortalecendo o agro brasileiro”, afirmou o ministro André de Paula.
O empresário também manifestou interesse em ampliar a cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), especialmente na área de transferência de tecnologia e intercâmbio de conhecimento aplicado ao desenvolvimento agrícola.
“Queremos construir uma presença sólida no país, desde a base produtiva até a distribuição internacional, além de aprofundar a parceria com a Embrapa, que é fundamental para transformar a agricultura em diferentes regiões do mundo”, destacou Nelson Carrinho.
A agenda reforça o interesse mútuo no fortalecimento das relações entre Brasil e Angola no setor agropecuário, com foco em inovação, segurança alimentar e ampliação de oportunidades de negócios entre os dois países.
Informações à imprensa
[email protected]
AGRONEGOCIOS
Turismo de pesca como vetor de desenvolvimento regional
Nesta quinta-feira (25/06), o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) organizou o Simpósio Sul Brasileiro de Pesca Esportiva, realizado durante a Expomar 2026, em Itajaí (SC). O encontro reuniu representantes do poder público, organizadores de eventos, entidades do setor e praticantes da modalidade.
Na abertura do evento, o secretário nacional de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, Carlos Mello, destacou a importância da integração entre o poder público, o setor produtivo, as entidades representativas e a sociedade para o fortalecimento da pesca amadora e esportiva no Brasil. “A modalidade representa um importante vetor de desenvolvimento regional, capaz de impulsionar o turismo, gerar emprego e renda, promover a conservação dos recursos pesqueiros e ampliar a valorização dos ambientes aquáticos por meio de políticas públicas estruturantes”, destacou.
A coordenadora-geral de Desenvolvimento da Pesca Industrial, Amadora e Esportiva, Lariessa Soares, ministrou a palestra “Políticas Públicas e Ferramentas para o Fortalecimento da Pesca Amadora e Esportiva”. Ela apresentou as principais iniciativas conduzidas pelo MPA para ampliar o desenvolvimento sustentável da atividade no país.
Outro momento de destaque da programação foi a mesa-redonda “Torneios de Pesca: Casos de Sucesso”, que reuniu organizadores de importantes competições realizadas na região Sul. O debate abordou a profissionalização dos eventos, seus impactos econômicos e turísticos nos municípios-sede, estratégias para atração de atletas e visitantes, além da adoção de boas práticas voltadas à sustentabilidade e à conservação dos recursos pesqueiros.


