AGRONEGOCIOS
Projeto da Emater-MG preserva abelhas solitárias e fortalece a biodiversidade em Belo Horizonte
AGRONEGOCIOS
Abelhas solitárias: discretas, mas essenciais para o meio ambiente
Ao contrário do que muitos imaginam, a maior parte das abelhas que vivem na natureza não habita colmeias. Conhecidas como abelhas solitárias, esses insetos são frequentemente confundidos com vespas ou moscas-varejeiras, mas desempenham um papel crucial na polinização de plantas nativas e cultivadas.
Segundo a Emater-MG, cerca de 85% das plantas com flores no planeta dependem da polinização para se reproduzirem — atividade essencialmente realizada por esses polinizadores. “Sem elas, a regeneração de matas e a produção agrícola estariam comprometidas”, destaca a coordenadora de Pequenos Animais da Emater-MG, Márcia Portugal.
Biodiversidade ameaçada: o impacto do desmatamento e das queimadas
As abelhas solitárias estão entre as espécies mais vulneráveis à degradação ambiental, especialmente devido a queimadas e desmatamentos. Ainda assim, são elas as responsáveis pela polinização de alimentos como orquídeas, abacate, acerola, melancia, goiaba, abóbora e outras frutas.
Com mais de 30 mil espécies de abelhas registradas no mundo — sendo 80% solitárias — o Brasil abriga mais de 4 mil dessas espécies, muitas delas com características únicas, como uma glossa (língua) mais longa, que permite acessar pólen e néctar de flores que outras espécies não conseguem alcançar.
Parque Estadual Serra Verde abriga projeto de conservação pioneiro
Em Belo Horizonte, a Emater-MG, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), desenvolve desde 2021 um projeto focado na preservação e multiplicação das abelhas solitárias dentro do Parque Estadual Serra Verde, localizado ao lado da Cidade Administrativa.
A iniciativa consiste na instalação de ninhos artificiais, feitos a partir de pedaços de troncos ou bambus, com furos de diferentes tamanhos — adequados à grande diversidade de espécies, que podem variar entre 5 milímetros e 5 centímetros.
Reprodução protegida: como funcionam os ninhos artificiais
Após o acasalamento, a abelha solitária procura um dos orifícios disponíveis para depositar seus ovos. Junto com os ovos, ela deixa alimentos como pólen, pequenos insetos ou aracnídeos, que servirão para nutrir as larvas. Após fechar o ninho, não há mais contato com a cria, que se desenvolve sozinha até emergir semanas depois.
Atualmente, o parque conta com cerca de 50 ninhos catalogados, que são regularmente monitorados para verificar a utilização pelas abelhas.
Indicadoras ambientais: presença das abelhas revela qualidade do ecossistema
Além da conservação de espécies, o projeto tem também uma importante função de monitoramento ambiental. “As abelhas solitárias são bioindicadoras. Em ambientes degradados, elas simplesmente não aparecem. Quando encontramos essas abelhas, sabemos que o ambiente está se regenerando ou é bem conservado”, explica Márcia Portugal.
Pesquisa aberta: parque incentiva estudos sobre o comportamento das abelhas
Segundo o gerente do parque, André Santana, ainda são necessários estudos aprofundados para avaliar plenamente o sucesso da iniciativa. Por isso, o espaço está aberto a pesquisadores interessados em estudar as espécies e seu comportamento.
“O objetivo inicial foi oferecer mais locais para reprodução das abelhas nativas solitárias. Agora, essa ação abre espaço para pesquisas sobre ecologia e conservação, contribuindo para entender melhor o impacto do projeto”, afirma Santana.
Com ações simples, como a criação de ninhos adaptados, o projeto da Emater-MG no Parque Estadual Serra Verde mostra que é possível aliar conservação ambiental, incentivo à pesquisa científica e proteção de espécies fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas. Um exemplo concreto de como iniciativas locais podem gerar impactos globais.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
AGRONEGOCIOS
Chuva forte pode atrasar plantio e colheitas no Centro-Sul
A semana começa com chuva em importantes regiões agrícolas do Brasil e efeitos distintos sobre o calendário das lavouras. A partir deste domingo (04.10), as instabilidades atingem áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além de partes do Norte e do Nordeste. Para quem inicia a safra de verão, a água ajuda a recuperar a umidade necessária à semeadura. Onde o solo já está saturado, porém, novos episódios de chuva podem paralisar máquinas, atrasar o plantio e dificultar a retirada dos grãos ainda no campo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o início da semana terá condições para tempestades, com rajadas de vento e possibilidade de granizo em algumas áreas. A intensidade e a distribuição das precipitações variam entre as regiões, exigindo decisões conforme a situação de cada propriedade.
No Centro-Oeste, há previsão de chuva neste domingo em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, com intensificação das instabilidades na segunda-feira, 5. O sul de Mato Grosso do Sul está entre as áreas sob maior atenção para temporais.
A chegada da água ocorre em momento decisivo para a soja. No acompanhamento divulgado em 28 de setembro, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que as chuvas haviam permitido ampliar a semeadura em áreas de Mato Grosso que dependem das precipitações. Em Mato Grosso do Sul, a implantação também começava a avançar, enquanto Goiás registrava operações pontuais, principalmente sob irrigação.
O desafio para o produtor é aproveitar a umidade sem antecipar a entrada das máquinas em terrenos sem condições de tráfego. Chuvas concentradas podem interromper a semeadura e os tratamentos das lavouras. A persistência da água no solo, por sua vez, precisa ser observada antes de retomar as operações.
No Sudeste, as instabilidades alcançam São Paulo, áreas de Minas Gerais e Rio de Janeiro no começo da semana. No Espírito Santo, a previsão aponta precipitações mais isoladas. A chuva pode beneficiar a implantação das culturas de verão, mas exige atenção onde ainda há colheitas.
Em São Paulo, a Conab já registrava dificuldades para a entrada de colhedoras em áreas de milho por causa do encharcamento. Também apontava danos à qualidade do trigo em maturação e colheita. Novas precipitações podem prolongar essas interrupções nas propriedades afetadas.
A situação do milho safrinha, contudo, deve ser dimensionada: 99,5% da área acompanhada pela companhia estava colhida no levantamento de 28 de setembro. Os trabalhos restantes se concentravam em São Paulo e no Paraná. Nos principais polos do Centro-Oeste, a retirada do cereal já havia terminado.
No Sul, os cuidados se dividem entre a implantação da nova safra e as lavouras de inverno. Santa Catarina e partes do Rio Grande do Sul também têm previsão de chuva e trovoadas. O excesso de umidade já havia reduzido o ritmo do plantio de milho e interrompido operações de semeadura do arroz em áreas gaúchas.
O trigo permanece vulnerável. Além de dificultar a colheita, períodos úmidos favorecem doenças e podem comprometer a qualidade dos grãos. Em Santa Catarina, o monitoramento da Conab destacava a pressão de doenças nas lavouras; no Rio Grande do Sul, havia preocupação com os efeitos das chuvas sobre áreas em fase reprodutiva.
No Norte, as pancadas atingem áreas do Amazonas, Rondônia e Tocantins. No Nordeste, a chuva é mais localizada, com possibilidade de precipitações no oeste da Bahia e em partes do Maranhão e do Piauí, enquanto setores do interior permanecem com tempo firme.
Para a região agrícola formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a regularidade das precipitações continua decisiva. O boletim de setembro da Conab mostrou que as primeiras chuvas haviam sido insuficientes para recompor a água no solo e permitir o plantio na maioria das áreas sem irrigação. Já o milho de terceira safra apresenta situações diferentes: no oeste baiano, áreas irrigadas tiveram bons resultados, enquanto a estiagem comprometeu lavouras no Nordeste da Bahia.
O planejamento da semana dependerá, portanto, da combinação entre previsão local, umidade do terreno e estágio da cultura. Onde falta água, a chuva pode abrir a oportunidade de plantar. Onde ela já sobra, preservar o solo e esperar condições adequadas para as máquinas será determinante para evitar novos prejuízos.
Fonte: Pensar Agro



