BRASIL
Complexo Solar Irecê entra em operação e reforça geração de energia renovável na Bahia
BRASIL
O Complexo Solar Irecê – Fase 1, localizado no município de João Dourado, na Bahia (BA), entrou em operação comercial no dia 9 de dezembro, reforçando a expansão da geração de energia renovável na matriz elétrica brasileira. O empreendimento é composto pelas usinas Solar Irecê e Solar Irecê 3 que, juntas, totalizam 133,40 megawatts (MW) de capacidade instalada.
O complexo conta com 42 unidades geradoras distribuídas entre as duas usinas. A usina Solar Irecê possui 23 unidades geradoras, cada uma com 3,20 MW, somando 73,60 MW de potência instalada. Já a usina Solar Irecê 3 é composta por 19 unidades geradoras, com 3,14 MW cada, alcançando 59,80 MW de capacidade.
Com investimento avaliado em R$ 647 milhões, o empreendimento contribui para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico regional. A conexão do complexo à rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN) ocorre por meio do barramento de 138 kV da Subestação Irecê 230/138 kV.
O licenciamento ambiental foi conduzido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA), órgão responsável por verificar a conformidade ambiental do projeto.
Novo PAC
O Complexo Solar Irecê – Fase 1 integra a carteira de empreendimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que reúne investimentos coordenados pelo Governo do Brasil em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais.
No eixo de Transição Energética, subeixo Geração de Energia, o programa conta atualmente com 584 usinas, das quais 368 já estão concluídas.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
BRASIL
‘Queremos transformar vidas’, diz ministro do Turismo ao assinar convênio que vai qualificar até 2 mil paraibanos
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, afirmou que o convênio assinado nesta terça-feira (23) com o Governo do Estado, em Campina Grande (PB), para oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional e de fortalecimento da gestão em seis municípios paraibanos pode “transformar vidas”.
“No Governo do presidente Lula, nós temos uma premissa: colocar o cidadão no foco das nossas ações. É para isso que a gente trabalha, para gerar emprego, renda e transformar a vida das pessoas”, afirmou o ministro.
A declaração foi feita durante discurso na cerimônia que contou com a presença do governador Lucas Ribeiro, para assinatura da parceria. Com investimento de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo (MTur), a iniciativa deve qualificar até duas mil pessoas no estado.
Além de Campina Grande, serão beneficiados ainda a capital, João Pessoa, Patos, Cabaceiras, Bananeiras e Cajazeiras.
Serão ofertados 18 cursos de capacitação, além de seis oficinas de empreendedorismo e 20 consultorias individuais para fortalecimento dos negócios turísticos.
“Mais importante do que atrair investimentos e ampliar a infraestrutura é garantir que o desenvolvimento gere novas vagas de trabalho para quem vive aqui. Estamos investindo naquilo que faz diferença na vida das pessoas. Queremos preparar os paraibanos para aproveitar as oportunidades que o turismo está criando”, afirmou Gustavo Feliciano.
O governador Lucas Ribeiro ressaltou que o convênio fortalece ainda mais o turismo paraibano. “É uma alegria anunciar uma iniciativa tão importante para os profissionais que trabalham com o turismo aqui no nosso estado. Essa ação vem no sentido daquilo que queremos, que é manter esse ritmo de crescimento do nosso turismo e da nossa economia”, celebrou.
As qualificações serão realizadas em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba (Senac-PB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB).
Turismo em alta
Durante o evento, o ministro enalteceu o bom momento vivido pelo setor. “O Brasil vive um momento extraordinário no turismo. Batemos recentemente recordes na atração de turistas internacionais e nos valores de gastos de estrangeiros. E ontem [segunda, 22] tivemos o enorme prazer de anunciar outro recorde: 42 milhões de passageiros em voos domésticos [de janeiro a maio deste ano]. Isso significa que o brasileiro está visitando mais o seu país, valorizando o turismo doméstico”, afirmou o ministro.
O convênio assinado nesta terça vai ajudar também a preparar o mercado de trabalho para atender a demanda gerada pelos novos investimentos turísticos em curso na Paraíba, incluindo o Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, considerado o maior complexo turístico planejado do Nordeste, com mais de R$ 2,3 bilhões em investimentos previstos.
No ato desta terça, Gustavo Feliciano também mencionou o recente investimento de R$ 2 milhões, do MTur, para apoio aos festejos juninos de Campina Grande, acrescentando que é importante, também, investir na qualificação para estruturar o setor na cidade e no estado da Paraíba.
“Estou muito feliz por estar mais um ano celebrando o Maior São João do Mundo. Trouxemos dois milhões para os festejos juninos, mas é importante também qualificar, preparar o trabalhador, para que essas vagas de emprego na cadeia turística sejam ocupadas pelos paraibanos”, complementou.
Confira os cursos oferecidos:
- Técnicas de Atendimento ao Cliente
- Hospitalidade e Acolhimento
- Comunicação em Serviços
- Ética na Indústria de Serviços
- Formação de Garçom/Garçonete
- Formação de Bartender
- Técnicas de Mixologia
- Jornada da Governança
- Formação de Camareiros(as)
- Formação de Mensageiros(as)
- Segurança e Manipulação de Alimentos
- Auxiliar de Cozinha
- so de Alimentos Regionais na Culinária
- Inglês Básico para Turismo
- Espanhol Básico para Turismo
- Uso de Inteligência Artificial no Turismo
- Marketing Digital para Pequenos Negócios
- Condutor(a) em Turismo
Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


