CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

De bois-bumbás ao forró: artistas de todo o Brasil levam cultura e tradição ao 10º Salão do Turismo

Publicados

BRASIL

Uma caravana de atrações culturais vai desembarcar na próxima semana, em Fortaleza (CE), para os três dias do Salão do Turismo. O maior encontro do setor no país, que acontece de 7 a 9 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, promete reunir o que há de mais autêntico e original nas artes de oito estados brasileiros.

Além do anfitrião, Ceará, as delegações de Pernambuco, Amazonas, Pará, Bahia, Goiás, Rio Grande do Norte e Paraíba apresentarão shows de dança, música, humor e diversas manifestações populares. Com entrada gratuita, o evento organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) marca sua estreia na Região Nordeste.

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, a 10ª edição do Salão intensifica e realça a grandeza da cultura nacional. “O turismo brasileiro se fortalece com a cultura do nosso povo. É nas manifestações e nas festas culturais, além da gastronomia, que está a alma dos nossos destinos”, observou ele.

Atrações do anfitrião

Na condição de estado acolhedor, o Ceará estará de portas abertas para encantar o público com exibições que vão do reisado ao maracatu, passando pelo coco, shows de humor e quadrilhas juninas.

“Tem coisas que não se explica, se sente. O Ceará é assim”, destacou o secretário de Turismo do Ceará, Gustavo Montenegro. “Vamos mostrar ao Brasil um retrato verdadeiro da nossa identidade”, concluiu.

No primeiro dia, um cortejo circense convocará os visitantes para o espetáculo Sob a Lona Mágica do Circo. A programação contará também com shows de artistas locais, como Bloco do Baqueta e Nos Ritmos do Ceará.

O som marcante do maracatu, a tradição da dança do coco da Praia do Balbino e o reisado – manifestação que atravessa gerações na cultura popular cearense – são os grandes destaques do segundo dia do evento.

Já o último dia será marcado pela alegria. Celeiro de estrelas – como Chico Anysio, Renato Aragão e Falcão –, o Ceará levará ao palco diversos humoristas. A festa será encerrada com muito forró e animação pela apresentação da quadrilha junina Nova Emoção, atual campeã de Maracanaú (CE).

Leia Também:  MEC amplia prazo para cadastro de bolsistas da CPOP

“Será um prazer imenso participar do Salão, um evento rico tanto na questão do turismo quanto na cultura. É uma chance de mostrar o nosso trabalho e o desenvolvimento do meio junino na nossa cidade”, agradeceu Ioslean Soares, presidente do grupo folclórico.

Os bois-bumbás de Parintins

Considerado um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil, a rivalidade entre os bois Garantido (vermelho/povão) e Caprichoso (azul/ancestralidade), tradicionais de Parintins (AM), marcará presença nos três dias do Salão do Turismo.

Dez integrantes das duas associações – entre dançarinas, puxadores de toadas e “tripas” (artistas que dão movimento aos bois) – agitarão o evento com cortejos e apresentações no palco principal.

“A participação do Amazonas no Salão do Turismo, especialmente em uma edição histórica no Nordeste, amplia nossas conexões, fortalece o destino Amazonas e abre novas oportunidades para o desenvolvimento do turismo sustentável, gerando emprego, renda e valorizando nossas comunidades”, enalteceu o presidente da Amazonastur, Frank Dantas.

Outros estados

A Paraíba levará ao Salão um trio de músicos especialistas no forró pé de serra, uma das manifestações mais autênticas do Nordeste. O grupo atuará como embaixador do Festival de Trios de Forró, evento que acontece em maio, na cidade de Queimadas. “A presença do Trio Cidade Queimadas no Salão reforça o compromisso do município com a difusão dessa tradição e o potencial turístico do evento para todo o Brasil”, destacou o artista e produtor cultural Edglei Miguel.

Pelo Rio Grande do Norte, a atração será conduzida por Chiquinho e Chiquita, personagens do Auto do Natal do São João, da cidade de Jandaíra. Recitando versos e dançando, a dupla promete interação e emoção. “Cada apresentação reforça a importância de manter viva a cultura popular e mostrar a riqueza artística do nosso povo”, ponderou a diretora de cultura do município, Hayley Karen.

Criada em 1999, a Serenata da Recordação é um dos principais eventos do interior de Pernambuco, animando os boêmios de Santa Maria da Boa Vista há 27 anos. A festa, marcada por seresteiros vestidos de branco, será representada por seis músicos no Salão. “É uma honra enorme levar um pouco desta festa de grandiosidade única e romantismo popular. O público vai gostar”, convidou a seresteira Juliana Kelly.

Leia Também:  MEC reforça quadro de pessoal dos Institutos Federais

Manifestações culturais

Celebrando a cultura afro e o sentimento de pertencimento, o evento receberá a Comunidade Kalunga Engenho II, de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros (GO). Quatro artistas da delegação subirão ao palco. “Nos sentimos honrados de participar do Salão e convidamos o povo do Nordeste para conhecer a nossa cultura e nosso modo de vida”, disse Dominga Natália dos Santos, secretária de Turismo e Cultura de Cavalcante.

O carimbó, dança típica de roda do Pará, com raízes indígenas, africanas e portuguesas, será representado por um casal de dançarinos. Para o secretário municipal de Soure, na Ilha de Marajó, Júlio Marques Neto, participar do evento é colocar o estado no centro das atenções nacionais. “É o momento de mostrar a força da nossa cultura e o encanto das nossas paisagens. O carimbó ecoa mais longe e ganha novos olhares”, destacou ele.

Por fim, um sanfoneiro, acompanhado de um casal caracterizado como Lampião e Maria Bonita, representará a força das festas juninas baianas. “A participação da Bahia no Salão é fundamental para reposicionar o estado como um dos destinos mais completos e autênticos do país”, defendeu o diretor da Secretaria de Turismo da Bahia, Divaldo Borges Gonçalves.

Sobre o Salão do Turismo

Em sua 10ª edição, o Salão do Turismo desembarca pela primeira vez no Nordeste, transformando Fortaleza na capital do turismo brasileiro. Realizado pelo Ministério do Turismo, com o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, o evento é uma vitrine das 27 unidades da Federação. A imersão une a gastronomia regional, a riqueza do artesanato e o pulsar das manifestações culturais com tecnologia e inovação no setor.

Programe-se:

Por Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

BRASIL

MEC reconhece iniciativas que fortalecem alimentação escolar no país

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou, nesta terça-feira, 23 de junho, o Prêmio PNAE 2026, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). A premiação reconheceu as iniciativas que fortaleceram o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ampliaram o acesso dos estudantes a uma alimentação adequada, saudável e de qualidade.  

O evento reuniu em torno de mil pessoas, entre gestores, nutricionistas, merendeiras, agricultores familiares, pesquisadores e representantes da comunidade escolar. A programação incluiu a entrega de premiações e homenagens a ações voltadas à educação alimentar e nutricional, à participação social e ao incentivo à agricultura familiar, além de reconhecer as experiências que melhoram a alimentação oferecida nas escolas públicas. 

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, que também é embaixadora da Alimentação Escolar Brasileira e Campeã da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) contra a fome, participou remotamente da cerimônia e destacou o protagonismo do Brasil na área da alimentação escolar.  

“Tenho muito orgulho de dizer que, quando o assunto é alimentação escolar, o Brasil lidera pelo exemplo. Eu sempre falo isto em todas as conversas internacionais e em todas as minhas falas nos eventos em que eu sou convidada a participar: ‘nós lideramos pelo exemplo na alimentação escolar’”.  

Na sequência, o secretário-executivo do MEC, Rodolfo Cabral, ressaltou o papel estratégico do PNAE na promoção da aprendizagem, da saúde e da inclusão social dos estudantes.  “O Programa Nacional da Alimentação Escolar, nosso PNAE, é um dos pilares desse esforço. É um programa que chega a todos os municípios brasileiros, dialoga com diferentes realidades e impacta diretamente a vida de milhões de estudantes”.  

Leia Também:  MEC reforça quadro de pessoal dos Institutos Federais

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou os avanços alcançados pelo PNAE nos últimos anos, resultado da prioridade dada pelo governo federal às áreas de segurança alimentar e educação. Ela recordou que a retomada das instâncias de participação social ligadas à alimentação escolar foi uma das primeiras medidas adotadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023, reforçando a gestão participativa e o diálogo com a sociedade.  

“A alimentação escolar vai muito além da oferta de refeições. Ela representa cuidado, segurança alimentar, fortalecimento da agricultura familiar e compromisso com a permanência dos estudantes na escola. Cada avanço no PNAE reflete a prioridade que o governo federal tem dado à educação e à garantia de direitos”.  

Premiações  Foram premiadas as melhores receitas da alimentação escolar. A iniciativa valorizou o trabalho de merendeiras, merendeiros e nutricionistas, responsáveis pela alimentação dos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, 55 receitas foram premiadas em todo o país. Cada merendeira vencedora recebeu R$ 5 mil, enquanto as escolas contempladas receberam R$ 8 mil para investimentos em equipamentos e melhorias na infraestrutura das cozinhas escolares. 

Leia Também:  MEC retoma acordo com organização japonesa para a ciência

O Prêmio contou ainda com painéis sobre o papel da alimentação escolar no combate à má nutrição, à promoção da educação alimentar e nutricional e à participação social para garantir o direito à alimentação adequada. Além disso, houve uma discussão sobre os desafios e as perspectivas para o futuro da alimentação escolar brasileira. 

Educação alimentar  O evento também destacou a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A ação incentiva escolas públicas de todo o país a desenvolverem atividades educativas que promovam hábitos alimentares saudáveis e fortaleçam a relação entre alimentação, educação e cidadania.  

Na 7ª edição, a Jornada mobilizou 2.838 escolas públicas de todo o país, das quais 817 concluíram todas as etapas previstas. Ao todo, 20 experiências foram selecionadas e receberão premiação de R$ 10 mil cada.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA