CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Ministério do Turismo desembarca no Ceará levando ações e programas federais para fortalecer o setor no estado

Publicados

BRASIL

Gestores, empresários e prestadores de serviços turísticos do Ceará tiveram, nesta sexta-feira (06.06), em Fortaleza (CE), a oportunidade de conhecer ações e programas de apoio do Ministério do Turismo (MTur) ao desenvolvimento do setor. O encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.

As iniciativas envolvem, por exemplo, a inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, que orienta políticas públicas do órgão e proporciona benefícios aos municípios integrados à ferramenta estratégica. “Quando a gente vai receber uma visita na nossa casa, a gente precisa arrumar a casa. Então, o Mapa é um recorte territorial de ordenamento, para que a gente possa planejar as nossas ações”, enfatizou Michelly Hanna, técnica do Ministério do turismo.

Outro tema abordado foi a importância da regularização do setor, por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). As inscrições são obrigatórias para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo-MEI (Microempreendedor Individual). “Além de dar visibilidade às empresas regularizadas, é (o Cadastur) uma importante fonte de consulta para o turista”, explicou a técnica Marilene Pires, também do MTur.

A disponibilidade de financiamentos por meio do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo) também esteve na pauta da reunião. A opção – a mais vantajosa do mercado – proporciona condições diferenciadas de crédito de até R$ 15 milhões e carência de 5 anos. “Temos agentes credenciados em todo o país e é possível pegar financiamento para obras, reformas e até capital de giro”, explicou Elizabete Brito, do MTur.

Leia Também:  MEC fará levantamento de planos da primeira infância

ENCONTRO COM PARLAMENTARES – Durante a agenda em Fortaleza, o ministro do Turismo, Celso Turismo, teve um encontro com parlamentares da bancada federal do Ceará, gestores públicos e representantes do setor turístico, quando debateu projetos e possibilidades de ampliação de investimentos no estado.

“Apresentamos ao trade turístico e aos prefeitos opções que temos no Ministério para ajudar que o Ceará se desenvolva cada vez mais. Tem muita gente querendo investir no Brasil em rede hoteleira, parque aquático, transportes. Batemos recordes de turistas internacionais, de turistas domésticos, melhoramos muito a promoção internacional. Então, temos que estar preparados para receber esse visitante da melhor forma possível”, enfatizou Sabino.

Ao lado do secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, Celso Sabino fez visitas técnicas às obras do Farol de Mucuripe. O projeto do estado constitui mais um atrativo turístico local e o resgate da simbologia do nascimento da cidade, tendo como mestre de obras um integrante da comunidade onde o equipamento se situa. “É muito importante envolver a comunidade local nessa entrega. Ganha o turismo, mas ganha, principalmente, a população”, comentou o ministro do Turismo.

Leia Também:  MEC inaugura reformas e autoriza obras do Novo PAC na Ufob

Outro espaço visitado por Sabino foi o Centro de Turismo do Ceará, construído no local onde funcionou o primeiro presídio de Fortaleza, há 150 anos, e que atualmente abriga um polo de artesanato. “Que lugar agradável! Reunindo história e cultura, foi possível apresentar ao turista opções incríveis de artesanato e comidas típicas. É o jeito brasileiro de receber, que não é igual a nenhum outro povo do mundo”, comparou Celso Sabino.

A turista brasiliense Maria Laura Amora, que estava no local durante a passagem do ministro Sabino, declarou-se encantada com o local. “Além da praia, eu gosto de estar com as pessoas, de conhecer o artesanato, a comida, e aqui reúne tudo. Fortaleza é maravilhosa, venham conhecer!”, convidou a visitante.

AGENDA JUNINA – Neste sábado (07.06), o ministro Celso Sabino comparecerá aos festejos juninos da cidade de Maracanaú, na região metropolitana do Ceará, que recebeu incentivos federais para shows e a infraestrutura dos eventos. “Continuamos incentivando o turismo de eventos. Como aconteceu no Carnaval, o São João de vários municípios brasileiros está recebendo incentivos para atrair cada vez mais turistas”, aponta Sabino.

Por Paula Rosa

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

BRASIL

Brasil bate recorde e registra mais de 42 milhões de passageiros em voos domésticos de janeiro a maio

Publicados

em

O Brasil registrou no mês passado mais um recorde na movimentação de passageiros domésticos. De janeiro a maio, 42 milhões de pessoas voaram pelo país. O número é 6% maior que os 39,8 milhões de passageiros registrados no mesmo período do ano passado. É a primeira vez na história que o Brasil ultrapassa a marca de 42 milhões de passageiros no período.

O resultado de maio também foi positivo e recorde. No mês, 8,31 milhões de passageiros voaram pelo Brasil – número 2% maior que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. A movimentação de maio de 2026 é a maior desde o início da série histórica, em 2000.

Os dados compilados pelo Ministério do Turismo foram divulgados nesta segunda-feira (22) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, comemorou mais um recorde no setor.

“Os números refletem o excelente momento que o turismo brasileiro vive atualmente. Significa que o brasileiro está com mais confiança, mais renda e mais desejo de conhecer as belezas do seu próprio país. Cada avião cheio representa hotéis movimentados, restaurantes trabalhando a pleno vapor, o comércio local aquecido e, o mais importante, geração de emprego e renda, desde as grandes capitais até os pequenos municípios turísticos”, disse.

Leia Também:  MTE divulga dados do Novo Caged nesta segunda-feira (29)

Ele afirmou ainda que os recordes são fruto de um trabalho sério de estruturação dos destinos brasileiros, de promoção das rotas nacionais e de parcerias para tornar as viagens mais acessíveis.

“O turismo é a força motriz do novo Brasil: um setor sustentável, vibrante e que orgulha a todos nós. Vamos continuar trabalhando para que ainda mais brasileiros possam viajar, descobrir nossas riquezas e fortalecer a nossa economia”, emendou.

No acumulado do ano, o número de passageiros internacionais também registrou aumento. Nos cinco primeiros meses de 2026 foram registrados 12,8 milhões de passageiros, número 10% maior que os 11,6 milhões contabilizados no mesmo período de 2025.

Analisando apenas o mês de maio, o número de turistas internacionais registrou aumento de 5% na movimentação, com 2,23 milhões em 2026 e 2,13 milhões em 2025.

Os números de passageiros internacionais de 2026 são os maiores já registrados – tanto no acumulado do ano (de janeiro a maio) quanto no mês de maio.

Por João Alberto Pedrini, Marco Guimarães e Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Leia Também:  Universidade brasileira recebe prêmio de pesquisa no Canadá

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA