BRASIL
Ministério do Turismo leva ao Maranhão ações para o desenvolvimento turístico local
BRASIL
Dando continuidade às ações itinerantes do “Programa de Regionalização do Turismo em Ação – Mapa do Turismo até Você”, representantes do Ministério do Turismo foram ao Maranhão para impulsionar e fortalecer o setor no estado. A iniciativa, que está percorrendo o Brasil, busca sensibilizar, capacitar e mobilizar gestores municipais quanto à oferta de suporte técnico pelo órgão. O objetivo é permitir a integração de municípios ao Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica que orienta ações governo federal na área.
A visita inclui encontros entre a equipe técnica do Ministério do Turismo e dirigentes das secretarias municipais e de Estado do Turismo, com o objetivo de promover cidades e regiões turísticas maranhenses. Durante três dias de programação, serão realizadas palestras, oficinas práticas e atendimentos personalizados, alcançando desde prefeitos e secretários de Turismo a empresários e membros da sociedade civil.
“O projeto tem como objetivo não apenas o preenchimento adequado dos dados dos municípios na plataforma nacional SISMAPA, que reúne informações para o Mapa do Turismo, mas também o fortalecimento das políticas públicas de turismo de forma sustentável e regionalmente integrada”, explica a secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Cristiane Sampaio.
Com a iniciativa, o governo federal adequa ainda mais políticas públicas à realidade local, promovendo um turismo mais qualificado, planejado e competitivo. “As ações do PRT em Ação são ferramentas para aproximar a gestão federal com quem faz o turismo na ponta, levando informações sobre a importância da regionalização, a Nova Lei Geral do Turismo, o Plano Nacional do Turismo e o Mapa”, detalha a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura.
TENDÊNCIA – Com forte vocação turística, o Maranhão recebe anualmente milhares de visitantes, especialmente à procura das paisagens encantadoras do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Reconhecido no ano passado pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural, o destino alcançou o 4º lugar no ranking dos pontos turísticos brasileiros mais pesquisados por estrangeiros na internet em 2024, com mais de 12 mil buscas. Os dados são da plataforma Similarweb e foram divulgados na revista Tendências do Turismo 2025, elaborada pelo MTur em parceria com a Embratur.
INFRAESTRUTURA – Dando sequência ao apoio à estruturação turística do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Ministério do Turismo, em parceria com Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Unesco, reabriu o edital de contratação de consultoria para a realização de estudos e projetos destinados à organização do sistema de trânsito interno, transporte e mobilidade no interior da unidade. Conforme o novo cronograma do processo, que inclui o mapeamento de trilhas (para uso não motorizado e vias internas para modais motorizados), as empresas interessadas devem submeter propostas até 17 de abril, por meio da plataforma de licitações da Unesco.
Saiba mais AQUI.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
BRASIL
Vitória e Vila Velha aderem ao Município Mais Seguro e recebem R$ 435 mil para fortalecer as guardas municipais
Vitória, 26/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), firmou parceria com Vitória e Vila Velha (ES) para a adesão ao Programa Município Mais Seguro. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (26), na capital capixaba. A iniciativa fortalece a integração entre a União e os municípios por meio de ações voltadas ao aprimoramento da segurança pública local.
Os investimentos destinados às guardas municipais ultrapassam R$ 435 mil. Serão entregues 85 kits Taser (arma de incapacitação neuromuscular), no valor de mais de R$ 354 mil. As corporações também receberão 780 espargidores (dispositivos portáteis de defesa pessoal), avaliados em mais de R$ 80 mil.
“Essa iniciativa representa a materialização de uma estratégia nacional, que reconhece os municípios como atores fundamentais na prevenção à violência e na promoção da segurança cidadã. Fortalece a atuação local, amplia as capacidades institucionais e aproxima as políticas públicas das necessidades reais da população. Trata-se do reconhecimento do papel cada vez mais relevante dos municípios e de suas guardas”, afirmou o diretor do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp) do MJSP, João Alberto Nogueira Junior.
Para o secretário de Governo da Prefeitura de Vitória, Luciano Forrechi, a parceria com o MJSP reforça que a atuação integrada entre os entes federativos é o caminho para ampliar os resultados na segurança pública. “Sem a devida atenção às guardas municipais, com certeza a sociedade enfrentaria ainda mais desafios em seu cotidiano”, afirmou.
Recursos
O Programa Município Mais Seguro prevê investimentos de cerca de R$ 170 milhões nas guardas municipais de todo o País. Desse total, R$ 100 milhões serão destinados ao Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, com a doação de armas de incapacitação neuromuscular, espargidores e coletes balísticos. Outros R$ 65 milhões serão aplicados no Projeto Nacional de Polícia Comunitária, voltado ao fortalecimento da gestão da segurança pública municipal e das guardas. Além disso, o programa destina R$ 5,6 milhões à capacitação dos profissionais. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).


