BRASIL
Publicados editais com 110 vagas para o ITA
BRASIL
Foram publicados, na segunda-feira, 9 de junho, quatro editais de seleção com 110 vagas para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sendo 64 delas destinadas ao campus que está sendo construído em Fortaleza, no Ceará. As vagas são distribuídas entre professor da carreira de magistério superior (50), técnicos da carreira de desenvolvimento tecnológico (25), tecnologista (20) e pesquisador da carreira de ciência e tecnologia (15).
As inscrições serão abertas de 1º de julho a 8 de agosto e devem ser feitas no portal do ITA. A taxa de inscrição tem valor de R$ 200 e o candidato poderá se inscrever para mais de um perfil. As remunerações totais variam de R$ 4.577,18 a R$ 14.192,64, a depender do cargo e das gratificações por desempenho ou titulação.
O campus do ITA no Ceará está previsto para ser entregue no primeiro semestre de 2026. As obras se encontram na primeira fase, que inclui: construção do Prédio de Engenharias e 1º Alojamento, além de obras de infraestrutura e reforma das instalações de apoio ao campus. Nesta segunda-feira (9), o ministro da Educação, Camilo Santana, vistoriou as obras para conferir o andamento da construção, que fica na Base Aérea de Fortaleza. Essa é a primeira vez que está sendo construído um campus do ITA fora de São Paulo.
A primeira turma do ITA Ceará, que fez o vestibular de 2024, já está estudando na cidade de São José dos Campos. Durante a visita, Santana pontuou que o edital do vestibular 2025 do ITA foi publicado no dia 3 de junho, para seleção de uma nova turma em 2026. “Lembrando que são 50 alunos por ano. Então, 50 alunos ficam lá em São Paulo por dois anos e, assim que estiver pronto aqui, em 2026, eles vão vir para cá para continuar os estudos. As inscrições para o vestibular desse ano começaram dia 4 de junho e vão até o dia 13 de julho”, disse.
“Quero agradecer ao presidente Lula pela decisão de trazer esse importante equipamento para o Ceará. Estamos constantemente visitando a obra para, no primeiro semestre do ano que vem, entregar ao povo de Fortaleza e do Ceará. Aqui vai ser um grande centro para desenvolver pesquisa e tecnologia e atrair grandes empresas para o Nordeste brasileiro”, destacou o ministro.
Participaram ainda da visita o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o coronel aviador e comandante da Base Aérea de Fortaleza, Leonardo Amorim; e o coronel aviador e diretor do ITA Ceará, Tony Gleydson Barbosa Costa.
Obras – A primeira etapa de obras, realizadas na Base Aérea de Fortaleza, teve ordem de serviço assinada em setembro de 2024. O investimento foi de R$ 70,9 milhões e engloba a construção de dois blocos, com três pavimentos cada, sendo um para alojamentos e outro para estudo e pesquisa de engenharia, onde funcionarão salas de aulas e laboratório. A Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) é a responsável pela obra.
Até o momento, a execução da estrutura de concreto dos prédios alcançou 50% de conclusão no bloco de engenharia e 75% nos alojamentos. Isso representa 22% do total da primeira etapa, que está aproximadamente dois meses adiantada na execução. Os serviços em andamento nos dois prédios são: execução de paredes, escadas, chapisco e cobogós no pavimento térreo. Os próximos serão as instalações e a concretagem da laje do 2º pavimento.
Na segunda etapa da obra, haverá reformas das edificações atualmente existentes na Base Aérea de Fortaleza e a implantação de infraestrutura viária, elétrica e hidrossanitária. Serão feitas a recuperação de cobertas e as reformas no prédio administrativo/acadêmico, no hotel de trânsito, no rancho, no grupo de saúde e no bloco de apoio. O processo já está sendo licitado.
Atualmente, o canteiro de obras conta com trabalhadores diretos. A projeção é chegar a 250. Um deles é o servente Antônio José da Silva, de 60 anos. “Eu já enchi uma carteira [de trabalho] e agora estou indo para outra”, conta Antônio José sobre a trajetória relacionada às obras estruturantes no Ceará. Além do ITA, ele também trabalhou na construção da Arena Castelão, do Centro de Formação Olímpica (CFO), do Centro Integrado de Segurança Pública do Ceará (Cisp), entre outros. “Eu fico com muito orgulho. O pessoal fala para a gente, para nossa família, que a gente trabalha em obras grandes”, disse.
ITA Ceará – Com sede em São José dos Campos, o ITA terá pela primeira vez em 75 anos de história um campus fora do estado de São Paulo. O ITA Ceará foi anunciado pelo presidente Lula em janeiro de 2024.
O ITA tem seis tradicionais cursos de engenharia: Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. No ITA Ceará, foram acrescentados dois novos cursos: Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energias Renováveis, com perspectiva de cursos de pós-graduação e de uma outra oferta de graduação em Bioengenharia.
O primeiro processo seletivo de acesso ao ITA Ceará aconteceu em 2024, com a primeira turma sendo acolhida em 2025 e 2026 ainda no campus de São José dos Campos, em São Paulo. Após a conclusão das obras, as turmas serão transferidas à nova unidade, no Ceará, para dar prosseguimento às atividades.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Ascom do Governo do Ceará
Fonte: Ministério da Educação
BRASIL
Paraná recebe projeto Defensoras Populares e conclui implementação da iniciativa em dez estados
Curitiba, 27/6/2026 – O projeto Defensoras Populares será lançado neste sábado (27), em Curitiba (PR), marcando a conclusão do ciclo de implementação da iniciativa em dez estados brasileiros. Promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o projeto fortalece a educação em direitos, amplia o acesso à Justiça e contribui para a prevenção da violência de gênero por meio da formação de lideranças femininas em seus territórios.
O projeto integra o programa Antes que Aconteça, da Secretaria Nacional de Acesso à Justiça (Saju), e o Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio. Desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem como objetivo fortalecer redes comunitárias de proteção e ampliar o acesso das mulheres aos serviços de Justiça e assistência.
A cerimônia contará com a presença de deputadas federais, vereadoras, representantes do sistema de Justiça e do Governo Federal. Também participará da mesa de abertura a ex-ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reforçando o compromisso interinstitucional com o enfrentamento à violência contra as mulheres.
O lançamento ocorre em um contexto de agravamento da violência doméstica e familiar no estado. Segundo dados da Divisão de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil do Paraná, mais de 70 mil denúncias foram registradas no último ano. No mesmo período, cerca de 32 mil medidas protetivas foram solicitadas. Embora os números tenham aumentado em relação ao ano anterior, especialistas apontam que esse crescimento também reflete uma maior disposição das vítimas em denunciar as agressões.
Para a secretária nacional de Acesso à Justiça do MJSP, Sheila de Carvalho, os indicadores reforçam a necessidade de fortalecer as redes de proteção e garantir que as mulheres conheçam seus direitos e os mecanismos disponíveis para romper o ciclo da violência.
“A violência contra as mulheres não é um problema privado, é uma grave violação de direitos humanos que exige respostas coletivas e permanentes do Estado e da sociedade. O crescimento das denúncias também mostra que mais mulheres estão encontrando alternativas para pedir ajuda, e o projeto Defensoras Populares nasce justamente para ampliar esses caminhos, formando mulheres que se tornam pontes de informação, acolhimento e acesso à Justiça em suas comunidades”, afirma.
Com a conclusão da implementação nos dez estados contemplados, o projeto consolida uma estratégia nacional de prevenção baseada no fortalecimento de lideranças femininas, na promoção da cidadania e na construção de redes comunitárias capazes de identificar situações de violência, orientar mulheres sobre seus direitos e ampliar o acesso aos serviços de proteção.


