CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

RONDONÓPOLIS

No Dia do Meio Ambiente, Prefeitura faz mutirão de limpeza no Córrego Piscina

Publicados

RONDONÓPOLIS

O mutirão de limpeza do Córrego Piscina, ação que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente em Rondonópolis, teve início na manhã desta quinta-feira (5). O prefeito Cláudio Ferreira, secretários municipais, equipes da prefeitura e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), vereadores, junto com a Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e Juizado Volante Ambiental (Juvam), atuam na limpeza do córrego, que deve continuar ao longo do dia. A ação faz parte do programa de governo municipal “Cidade Verde”.

O prefeito destacou que Rondonópolis é uma cidade que precisa de equilíbrio como na renda das pessoas, dos serviços prestados pelo município que recebe os impostos da população e também de equilíbrio no meio ambiente. “Nós queremos resgatar esse equilíbrio por meio de ações em todos setores, na qualidade do serviço e ações de meio ambiente. Queremos trabalhar para resgatar esse equilíbrio. Por isso a Iguana foi escolhida o animal símbolo de Rondonópolis, porque ela representa equilíbrio ambiental e nós queremos isso”, disse.

Cláudio Ferreira reforçou que o Córrego Piscina, escolhido para receber a ação de limpeza neste Dia Mundial do Meio Ambiente, foi vítima da ação humana e da falta de planejamento. “Se você olhar vai ver a quantidade de lixo, de pneus, as laterais que não estão preservadas. Nós queremos resgatar esse córrego porque tem um valor simbólico: um rio que nasce dentro da cidade, corre por uma área residencial e sofreu por não ser cuidado como deveria ser. O cuidado que passaremos ter com ele agora simboliza o resgate ambiental que faremos em nossa cidade”, argumentou.

Leia Também:  Câmara acompanha fechamento da Coder e defende direitos dos trabalhadores

Além da ação de limpeza no Córrego Piscina, o prefeito relembrou que nesta semana do meio ambiente começaram a ser plantadas árvores em vários pontos de Rondonópolis. Ele também deixou um recado para a população: “Queria pedir para a população colaborar também. Não jogar lixo em qualquer lugar. A cidade é nossa, mas o lixo também é nosso. Vamos cuidar da nossa cidade!”.

O trabalho de limpeza foi acompanhado por moradores do entorno do Córrego Piscina. Os moradores Marlene Batista Santos e Expedito de Medeiros Santos moram há mais ou menos 10 anos na vizinhança e foram conferir o trabalho das equipes. Eles parabenizam pela iniciativa do Município.

“É muito bom ver esse trabalho de limpeza porque está uma sujeira e esse córrego é um córrego abençoado”, disse Marlene que relatou que há pessoas que vêm a noite jogar lixo no local enquanto os moradores tentam manter o espaço limpo.

Os dois querem agora ver o córrego recuperado e com áreas de lazer que possam ser usadas por quem mora na região. “Vai ficar muito bom com uma área de lazer aqui”, afirmou Expedito.

Durante o mutirão, que teve início nesta manhã, o prefeito pôs a mão na massa e trabalhou na retirada de lixo no leito e das margens do córrego. Secretários municipais, servidores da prefeitura e vereadores ajudaram na limpeza. Policiais militares ambientais e bombeiros, equipes do Juvam também atuaram na retirada de lixo.

A Coder está com cinco equipes atuando na limpeza, e mais quatro equipes trabalham no apoio. A companhia também disponibilizou maquinário e caminhões para o trabalho.

Leia Também:  Câmara de Rondonópolis promove palestra sobre violência contra a mulher
Ednilson Aguiar/Gcom

Mutirão no Córrego Piscina

O Córrego Piscina é um dos cursos d’água mais importantes de Rondonópolis, por ser afluente direto do Rio Vermelho e por sua grande relevância ambiental e paisagística. Mesmo com a urbanização ao seu redor, o córrego ainda preserva trechos com vegetação nativa e águas limpas, que formam belas piscinas naturais ao longo de seu leito.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Álvaro Fachim, explicou que em suas margens e áreas de preservação, é possível encontrar diversas espécies da fauna local, incluindo a iguana, animal símbolo de Rondonópolis. “Preservar esse espaço é também garantir abrigo e proteção para a vida silvestre que resiste em meio à cidade”, ressaltou.

No entanto, o secretário apontou que o córrego vem sofrendo com os impactos da ocupação urbana desordenada e da falta de planejamento. O desmatamento, a deposição de resíduos, erosão e o assoreamento são problemas visíveis, os dois últimos agravados pelo lançamento de águas pluviais vindas de bairros localizados em áreas mais altas.

Para recuperar o córrego, o secretário destacou que a atual gestão tem trabalhado em projetos que visam a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), com ações voltadas à proteção das margens, controle da erosão, recomposição da vegetação nativa e melhorias paisagísticas nas proximidades do córrego.

Além das medidas ambientais, também estão sendo implantadas áreas de lazer e arborização ao redor das APPs do córrego, promovendo o contato da população com a natureza e incentivando o uso responsável dos espaços públicos.

Eli Reuel/Gcom

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Propaganda

RONDONÓPOLIS

Câmara cria comissão para atualizar cadastro de bens e reforçar responsabilidade com o patrimônio público

Publicados

em

Câmara cria comissão para atualizar cadastro de bens e reforçar responsabilidade com o patrimônio público. A Câmara Municipal de Rondonópolis instituiu uma Comissão Temporária de Saneamento e Regularização Patrimonial com o objetivo de revisar, atualizar e regularizar os registros patrimoniais, contábeis e cadastrais da instituição. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 134, assinada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Schuh e publicada no dia 16 de junho no Diário Oficial do Município. A comissão terá a responsabilidade de realizar um levantamento das informações patrimoniais da Câmara, identificar possíveis inconsistências nos registros e promover os ajustes necessários para garantir maior confiabilidade dos dados e conformidade com as exigências dos órgãos de controle. Entre as atribuições do grupo estão a análise dos registros patrimoniais e contábeis, a conferência de informações cadastradas nos sistemas internos e a compatibilização dos dados encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). A iniciativa busca fortalecer os mecanismos de controle interno e contribuir para uma gestão cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às normas que regem a administração pública. A comissão será presidida pela servidora Eliane Rosa Cellus e conta também com a participação das servidoras Joicy Carrijo Flauzino, Marizeth de Araújo Silva, Danielly Gonçalves Guimarães e Lais Santos Santana Araujo. Com prazo inicial de seis meses, os trabalhos poderão ser prorrogados, caso necessário. Ao final das atividades, a comissão apresentará um relatório conclusivo contendo o diagnóstico das inconsistências identificadas, as medidas adotadas e os resultados alcançados. A criação da comissão reforça o compromisso da Câmara Municipal de Rondonópolis com a transparência, a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e o aperfeiçoamento contínuo dos processos administrativos.

Leia Também:  Em horário estendido, unidades de saúde receberam grande procura por atendimentos

Fonte: Câmara de Rondonópolis – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA