SINOP
Cerca de 100 crianças entre 6 e 12 anos participam da 9ª Maratoninha Kids em Sinop
SINOP
A maratona para os pequenos começou às 15h, com a largada da pista de atletismo localizada ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro. Emerson destaca que o evento foi um sucesso e contou com uma presença marcante e massiva dos pais, na torcida pelos filhos.
“Tivemos aproximadamente 100 crianças participando da corrida. Os participantes tiveram idade entre seis e 12 anos. Tivemos uma presença massiva dos pais, muito importante, os pais torcendo, os pais vibrando. Foi bastante legal, bastante gratificante. Todas as crianças presentes receberam medalhas de participação. O tempo ajudou muito, não choveu, foi bacana porque conseguimos desenvolver bem os trabalhos. Conseguimos fazer um evento redondinho, dentro do cronograma e isso que importa”, comentou.
O treinador explica que o evento tem se tornado tradição no município e a participação das crianças é sempre um show à parte. “As crianças adoraram. Esse é um evento que vem crescendo em questão de tradição na cidade. Esperamos que possamos, de alguma maneira, fazer com que os pais continuem presentes, junto com seus filhos. Que façam a inscrição, mas que estejam presentes no evento para incentivar o filho e tornar esse momento um tempo de qualidade entre a família”, avaliou.
O pequeno Higor Reis Rangel, de 6 anos, já tem tradição em participar de competições desta modalidade no município e terminou a competição em segundo lugar na sua categoria. Edilene Teles dos Reis Rangel, mãe do pequeno atleta morador do Jardim Europa, avalia positivamente a realização de eventos esportivos para atletas já nos primeiros anos de vida, pois acredita que favorece a construção do caráter deles.
“Foi muito emocionante acompanhar. Torci muito. Eu acho [eventos como esse] muito bons, pois tiram as crianças das ruas ou das redes sociais. Em vez de ficarem no celular ou na rua, que está muito perigoso, ajuda também, futuramente, a tomar gosto pelo esporte e se tornar um grande atleta”, avaliou ela.
A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo é parceira do evento e, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, patrocina as medalhas. O diretor de Esportes, Rudy Roger, explica que essa é uma das formas que o município utiliza para incentivar a prática esportiva na cidade. “É a partir da base que fortalecemos nosso esporte. Se tivermos uma base sólida, teremos sucesso no futuro, e essa é a visão da gestão. Os investimentos passam por aí. Nesse evento, a Secretaria participa com o patrocínio das medalhas de participação e a cessão de profissionais para acompanhar a execução da corrida”, comentou.
O evento foi realizado pela primeira vez em 2013 e, neste ano, disponibilizou 200 vagas.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
SINOP
Primeiro dia dos Jogos Escolares e Estudantis movimenta ginásios de Sinop; confira a programação desta segunda-feira (22)
As primeiras disputas dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte começaram neste domingo (21), em Sinop, com 41 partidas realizadas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. A competição reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios e segue até sexta-feira (26), com jogos distribuídos em seis ginásios do município. Os resultados do primeiro dia de competição estão disponíveis AQUI.
Promovidos pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os jogos marcam o retorno do município como sede da etapa regional após dez anos.
Participam da competição as delegações de Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. As equipes disputam vagas para a fase estadual nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
No basquete, pela categoria feminina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Sorriso por 48 a 10. Entre os meninos da mesma categoria, Sinop superou Lucas do Rio Verde por 49 a 32. Na categoria masculina de 12 a 14 anos, o Colégio Regina Pacis venceu Santa Rita do Trivelato por 110 a 7. No feminino da mesma faixa etária, Sinop derrotou Feliz Natal por 20 a 6.
No futsal, as equipes de Sinop também estrearam com resultados positivos. O Colégio Adventista venceu Boa Esperança do Norte por 5 a 1 na categoria masculina de 12 a 14 anos. O Colégio Alternativo superou Boa Esperança do Norte por 5 a 0 no feminino da mesma categoria. Já na categoria masculina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Feliz Natal por 2 a 1 e empatou em 2 a 2 com Boa Esperança do Norte no feminino.
No vôlei, a equipe feminina de 15 a 17 anos de Sinop venceu Itanhangá por 2 sets a 0. No masculino da mesma categoria, derrotou Itanhangá também por 2 sets a 0. O Colégio San Petrus venceu Boa Esperança do Norte por 2 sets a 0 na categoria masculina de 12 a 14 anos, enquanto o Colégio Regina Pacis superou Vera pelo mesmo placar no feminino.
A programação desta segunda-feira (22) prevê mais de 30 partidas nos ginásios Primaveras, Jaime Rovelli, Olímpico José Carlos Pasa, Francisco H. Gimenez (Chicão do Varejão), Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. A tabela completa com horários, locais e confrontos pode ser consultada AQUI. A etapa regional Centro-Norte segue até sexta-feira (26) e definirá os representantes da região na fase estadual dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT


