SINOP
Festeja Sinop: Prefeitura e Câmara realizam audiência pública para debater conscientização sobre saúde mental
SINOP
O vereador Célio Garcia, idealizador do evento, explica que a audiência tem como principal objetivo, mostrar para os pacientes que há pessoas preocupadas com o bem estar do próximo e criar um elo de confiança entre o paciente e a rede de apoio.
“Esse evento é para mostrar que tem alguém que se preocupa com o próximo, porque tem muitas pessoas que passam por dificuldade e não encontram um apoio, um amparo. Uma audiência como essa acaba fazendo com que a pessoa se sinta estimulada a buscar a solução de um problema que, talvez, ela esteja vivendo. Por isso que nós focamos em temas importantes como a automutilação, suicídio e depressão. Falar desse assunto é um ato de coragem, mas ouvir as pessoas e dar o devido respaldo, é um ato de amor”, comentou.
O palestrante do evento, doutor Pedro Carvalho, psiquiatra, explica que o objetivo da palestra é mostrar para as pessoas mais próximas ao paciente, que há sinais visíveis que podem auxiliar na identificação de um possível transtorno e a necessidade de um tratamento. Essa ajuda, segundo ele, é fundamental para evitar situações e/ou tragédias como é a proposta do tema principal desse ano: depressão, automutilação e suicídio.
“Falamos dos comportamentos de risco que chamam nossa atenção, em relação a autolesão, comportamento suicidas; o que está envolvido no adoecimento dessas pessoas e, nós, como profissionais podemos ajudar e intervir. Eu acho muito importante esse tipo de evento, para trazer para as pessoas, para população, a conscientização sobre os transtornos mentais, sobre saúde mental e os sinais de alarme que familiares e amigos, pessoas próximas, podem reconhecer”, destacou ele.
O prefeito Roberto Dorner participou do encontro e destacou a importância do evento no debate desse assunto tão atual e necessário, destacando que é desses encontros que saem ideias que melhoram a qualidade da saúde pública municipal.
“Esse é o terceiro ano consecutivo dessa audiência e isso traz melhorias para nossa saúde. É nesse evento que discute as ideias e elas são sempre para melhorar. Viu a quantia de pessoas que estão aqui? Porque todo mundo tem interesse em melhorar, cada vez mais, e a Prefeitura está aqui para cuidar, através do CAPSi [Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil], dar assistência às pessoas que realmente necessitam desse serviço. A saúde pública avançando cada vez mais e a gente sabe da necessidade que ela tem e nesse setor, temos o vereador aqui promovendo essa audiência contribuindo com as ações do executivo”, comentou ele.
O chefe do executivo lembrou ainda das ações que a gestão já tem realizado nos últimos anos, contribuindo com a ampliação desses atendimentos. “Nós temos vários órgãos que ajudam no apoio à essas pessoas, através do CAPSi, CAPS e a AMA. O tratamento ou acompanhamento do autismo era um problema de saúde até poucos dias, mas conseguimos auxiliar na construção da sede própria deles [AMA], com a doação do salário de quatro anos de prefeito, e também apoio dos deputados conseguimos construir e agora, não precisam pagar aluguel e tem um espaço mais amplo e poder atender mais pessoas, principalmente as crianças autistas”, destacou.
O doutor Lucas Salvador, diretor da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, destaca que entre os avanços propostos pelo município, está a ampliação de terapias alternativas oferecidas e conduzidas pela equipe médica das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Hoje, dentro da atenção primária, temos duas equipes que atuam e se dividem dentro das 24 unidades básicas de saúde do município, elas são chamadas e-Multi [Equipes Multiprofissionais]. Nessas equipes temos psicólogos, nutricionista, arte educador, fisioterapeutas. Elas desenvolvem, além da assistência social, algumas terapias, entre elas a auriculoterapia, terapias individuais e em grupo que conseguimos disponibilizar para esses pacientes que precisam. Além desses recursos, nossos profissionais são capacitados, continuamente, para que quando essa pessoa precisa, ela possa procurar e confiar a esses profissionais que possuem um sofrimento psíquico que também atinge a saúde. Assim será muito bem acolhida pelos nossos enfermeiros, nossos médicos, nossos agentes comunitários de saúde, a nossa recepção”, comentou.
Para participar dessas terapias alternativas, o paciente precisa se dirigir à UBS correspondente ao seu bairro e requisitar à equipe a participação. “O paciente que precisa, deve se dirigir a uma unidade de saúde e dizer o que ele precisa, o problema que está enfrentando. Se for algo mais delicado, temos os coordenadores de unidade, eles são enfermeiros, então a pessoa pode pedir na recepção um encontro com o enfermeiro. Ele estará informado do fluxo de atendimento e designará cada um de acordo com a demanda e os atendimentos disponibilizados”, explicou Salvador.
Veja os locais e horários de atendimentos dos centros de apoios psicológicos de Sinop:
CAPS (destinada às pessoas acima de 18 anos)
Rua dos Imbés, nº 107, Centro de Sinop-MT
Atendimento das 7h às 18h
CAPSi (destinada à crianças e adolescentes até 17 anos)
Rua A-1, nº 59, Centro de Sinop-MT
Atendimento das 7h às 18h
UBS’s (destinada ao público geral)
Terapias alternativas
Atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h
O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C – mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
SINOP
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, com base na Lei de Assistência Técnica (Lei Municipal nº 2.832/2020) tem fortalecido políticas públicas voltadas à promoção da moradia digna por meio do programa Projetando Sonhos. A iniciativa garante acesso gratuito a projetos arquitetônicos personalizados para famílias de baixa renda, contribuindo para a realização do sonho da casa própria com segurança, planejamento e qualidade.
O programa já existe há mais de cinco anos e tem sido uma importante ferramenta de transformação social, garantindo que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a projetos completos, modernos e planejados conforme suas necessidades.
A moradora do Jardim Oriente, Roseli Kegler Rosa, é uma das beneficiadas que possui sua residência já finalizada, com calçada, muro e pintura. Ela celebra a realização de um sonho que parecia distante. “Eu adorei a casa. Foi tudo muito rápido, sem muita burocracia. Eu fiz o processo e logo saiu o projeto. Hoje tenho minha casa pronta e sou muito grata”, destacou.
Roseli conta que jamais imaginou ter uma casa com o padrão e a estrutura que recebeu. Segundo ela, o projeto superou todas as expectativas. “Eu expliquei para a arquiteta como sonhava minha casa, mas não imaginava que ficaria tão bonita. Ficou linda. Estou muito feliz e agradecida”, afirmou. Hoje, com a casa pronta, ela já pensa nos detalhes finais para deixar o imóvel ainda mais com a sua identidade. “Eu adoro plantas. Vou encher de flores e deixar tudo do jeito que sempre quis”, contou.
Outra história marcada pela emoção é a da moradora do Cidade Alta, Vandeilda Ana da Silva, que viu no programa a oportunidade de sair de uma realidade difícil para a concretização do sonho da casa própria. Com a construção em andamento, ela descreve o sentimento como gratidão. “Sou grata a Deus e a todos que me ajudaram. Cada tijolo que está sendo colocado é motivo de agradecimento. É um sonho sendo realizado”, relatou.
Vandeilda explica que o processo foi mais simples do que imaginava e reforça que muitas pessoas ainda desconhecem o funcionamento do programa. “Muita gente pensa que precisa pagar caro, mas não é assim. Procurei a Prefeitura, levei a documentação e fui orientada em cada etapa. Tudo aconteceu muito rápido”, disse ela destacando a emoção de ver o projeto pronto pela primeira vez. “Quando vi o projeto, comecei a chorar. Era exatamente a casa que eu sonhava. Achei que nunca conseguiria, mas hoje estou vendo esse sonho se tornar realidade”, afirmou.
A arquiteta Gabriela Pedroso Chimello, que atua no setor de Habitação e trabalha diretamente com o programa, explica que o programa foi criado para garantir acesso à assistência técnica especializada às famílias de baixa renda, eliminando barreiras financeiras que muitas vezes impedem a construção regularizada.
“O programa da Prefeitura se chama Projetando Sonhos e oferece projeto arquitetônico sem custo para famílias de baixa renda. Taxa de alvará, imposto de obra e demais custos municipais são isentos. A única taxa necessária é o registro profissional no conselho, que gira em torno de R$ 120 a R$ 130”, explicou.
Segundo Gabriela, o diferencial do programa é justamente a personalização dos projetos. “Cada projeto é pensado conforme a realidade e a necessidade da família. Não trabalhamos com projeto padrão. As famílias participam de todo o processo e podem escolher o estilo da casa, fachada, layout e distribuição dos ambientes”, destacou.
Inicialmente, os projetos contemplam residências de até 64 metros quadrados, com possibilidade de ampliação futura de mais 16 metros quadrados, totalizando até 80 metros quadrados de área construída. Outro ponto importante é que as famílias podem optar por modelos modernos, incluindo fachadas com platibanda e layouts contemporâneos. “Muitas famílias sonham com uma casa moderna e bonita. Nosso papel é mostrar que isso também é possível dentro de um programa social. É muito gratificante ver esse sonho sair do papel”, completou.
As famílias interessadas em participar do programa podem procurar diretamente o setor de Habitação, localizado junto à Secretaria de Assistência Social, na Rua das Aroeiras, nº 1.128, ou buscar mais informações pelo WhatsApp no número: (66) 9.9235-4561.
O Projetando Sonhos pertence às políticas públicas que promovem dignidade, inclusão social e qualidade de vida, ajudando famílias a transformarem projetos em realidade e sonhos em novos lares.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT


