SINOP
Prefeitura de Sinop entrega nova estrutura de atendimento para Vigilância Sanitária
SINOP
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou oficialmente nesta quarta-feira (6) os atendimentos da Vigilância Sanitária em novo endereço. O departamento, que anteriormente funcionava junto ao Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), passa a atender na Rua dos Cajueiros, nº 668, no Centro de Sinop.
A mudança de local ocorre com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e ampliar a estrutura destinada ao atendimento da população e dos empresários que procuram os serviços da Vigilância Sanitária. O novo espaço possui aproximadamente 500 metros quadrados e reúne as equipes técnicas responsáveis pelas atividades de fiscalização, orientação e licenciamento sanitário.
O prefeito Roberto Dorner destacou que o crescimento de Sinop exige investimentos constantes na estrutura pública e no atendimento oferecido à população. “O município está crescendo muito e a Vigilância Sanitária estava bem apertada no lugar em que se encontrava. Hoje é uma troca de prédio para deixar o nosso servidor mais à vontade para trabalhar com mais tranquilidade e ter melhores condições. Quanto mais a cidade cresce, mais vigilância será necessária. O prédio é espaçoso para receber todos os servidores públicos que trabalham pela saúde do nosso município”, afirmou.
O vice-prefeito Paulinho Abreu ressaltou que a ampliação da estrutura acompanha o fortalecimento dos serviços da Vigilância Sanitária e contribui para reduzir prazos em processos ligados à abertura e regularização de empresas. “A Vigilância vem evoluindo desde a reforma administrativa, o chamamento do concurso e agora também passará a executar serviços que antes seriam realizados pela Vigilância Estadual, facilitando a vida e encurtando os prazos do empresário que tem pressa para abrir sua empresa. A Vigilância é um órgão que, além de licenciador e fiscalizador, também possui função orientativa. Para quem muitas vezes não conhece as exigências do seu tipo de empreendimento, a Vigilância está aqui para atender”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Érico Stevan, explicou que a mudança busca garantir mais qualidade tanto para os usuários quanto para os servidores que atuam no setor. “Seguindo o pedido do prefeito Roberto Dorner e do vice-prefeito Paulinho, investimos justamente na humanização do atendimento. Saímos de um prédio menor para um espaço de aproximadamente 500 metros quadrados. Isso resulta em melhor atendimento, mais conforto ao usuário e também aos nossos servidores, que passam a ter mais qualidade de trabalho para atender a população. Nós buscamos dar mais celeridade aos processos da Vigilância Sanitária”, pontuou.
Érico Stevan também reforçou que a atuação da Vigilância Sanitária vai além da fiscalização e possui impacto direto na saúde pública do município. “A Vigilância Sanitária não é simplesmente fiscalização. É atendimento à população e resolução dos problemas de uma cidade que cresce a cada dia. O poder público precisa acompanhar esse crescimento e garantir serviços com qualidade para a população”, acrescentou.
O diretor da Vigilância em Saúde, Jorge Beviláqua, explicou que o setor atua diretamente na fiscalização de alimentos, medicamentos, estabelecimentos comerciais e serviços de saúde, com foco na segurança da população. “A Vigilância Sanitária tem como responsabilidade garantir a qualidade dos alimentos que ingerimos, além de fiscalizar os estabelecimentos que fornecem alimentação e os serviços de saúde. Na questão alimentícia, avaliamos higiene, qualidade, formas de preparo, manuseio, armazenamento, distribuição e tudo o que envolve a segurança alimentar. Já na área da saúde, exigimos o cumprimento das normas sanitárias relacionadas ao armazenamento, distribuição, manuseio e aplicação de medicamentos e outros serviços”, explicou.
Jorge Beviláqua também alertou sobre a importância da regularização sanitária para empresas e estabelecimentos comerciais de Sinop. “Os munícipes que desejam abrir um estabelecimento, desde microempreendimentos até grandes empresas, precisam procurar a Vigilância Sanitária. Qualquer empresa necessita de alvará sanitário para funcionar. Quando a população utiliza um serviço sem essa regularização, existe risco à saúde e à integridade das pessoas. A empresa que procura a rede sanitária transmite mais confiabilidade ao usuário. Hoje nosso prédio comporta todas as equipes da fiscalização sanitária, com profissionais de diversas áreas, como engenharia, enfermagem, arquitetura, medicina, farmácia e odontologia, o que garante uma análise técnica adequada para cada segmento”, finalizou.
A Vigilância Sanitária de Sinop funciona na Rua dos Cajueiros, nº 668, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
SINOP
Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais
Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.
Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.
Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.
João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.
Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.
Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.
Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.
A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.
Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT


