CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

SINOP

Prefeitura de Sinop inicia entrega de aparelhos auditivos para pacientes do CER

Publicados

SINOP

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na manhã desta segunda-feira (4) a entrega de aparelhos auditivos para pacientes atendidos pelo Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (CER II). A ação contempla pacientes que passaram por avaliação médica e acompanhamento especializado na unidade. Nesta primeira etapa, 20 aparelhos auditivos serão entregues ao longo da semana. A previsão é disponibilizar 250 aparelhos durante o ano, por meio de investimento realizado com recursos próprios do município.

Os atendimentos no CER incluem avaliação médica, exames específicos, adaptação dos aparelhos e acompanhamento contínuo dos pacientes. O serviço atende pessoas com diferentes graus de perda auditiva e busca garantir mais qualidade de vida, inclusão social e autonomia aos beneficiados.

Uma das primeiras pacientes atendidas durante a entrega foi Anália Barbosa, de 87 anos, que se emocionou ao receber o aparelho auditivo. “Estou feliz demais, feliz da vida. Eu era praticamente surda e hoje eu consigo escutar muito bem e agradeço por isso. Estou muito emocionada”, disse.

A filha da paciente, Maria Nair, destacou o impacto da entrega na convivência familiar. “Isso vai melhorar 100% a nossa vida. Às vezes a gente fica conversando e ela fica ali perto, na roda de família, e não consegue ouvir. Ela fica só olhando para tentar entender, adivinhar o que a gente está falando. E agora vai ficar melhor, porque ela vai fazer parte das nossas conversas”, contou a filha da idosa.

O vice-prefeito Paulinho Abreu falou sobre a importância do investimento para a população e ressaltou os impactos da ação na comunicação e no bem-estar dos pacientes. “Serão 250 aparelhos para atender pessoas que há muitos anos não escutavam, principalmente pessoas idosas que tinham essa necessidade. A Prefeitura está oferecendo qualidade de vida às pessoas que tanto necessitavam desses aparelhos auditivos. Só quem convive com essa realidade entende como é difícil ficar sem comunicação dentro de casa, porque até o básico acaba prejudicado. Ficamos felizes em ver pessoas que há muitos anos não escutavam perfeitamente e agora podem se comunicar novamente”, afirmou.

Leia Também:  Entrada solidária da Exponorte 2026 deve arrecadar 40 toneladas de alimentos em Sinop

O secretário de Saúde, Érico Stevan, comentou sobre a preocupação da gestão em oferecer um atendimento cada vez melhor e inclusivo na rede pública municipal. “O eixo da gestão pública e o pedido do prefeito Roberto Dorner e do vice-prefeito Paulinho é que todos vistam a mesma camisa em prol da população. O nosso foco é investir em pessoas, que é nosso bem maior. Foram mais de um milhão de reais liberados com recursos próprios, licitados pela Prefeitura, e agora estamos entregando mais de 250 aparelhos. Não é apenas a entrega dos aparelhos. Existe todo um processo. Os pacientes passaram pela avaliação da fonoaudióloga e pelo médico otorrinolaringologista. Todo esse trabalho é realizado pensando no paciente. Esse investimento foi feito e quem ganha é a população”, afirmou.

A fonoaudióloga Patrícia Rossini explicou que os pacientes passam por acompanhamento completo desde a avaliação inicial até a adaptação definitiva ao aparelho auditivo. “O paciente chega com o pedido do médico especialista, indicando a importância do uso do aparelho auditivo. A partir dessa solicitação, realizamos exames para verificar novamente o grau da perda auditiva, dependendo do tempo do último exame. Depois avaliamos a questão do molde utilizado e fazemos uma pré-moldagem para definir o aparelho adequado”, descreveu.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop e Governo de MT abrem inscrições para curso gratuito de socorrista de emergência

A profissional também detalhou o processo de adaptação e acompanhamento realizado pela equipe do CER. “Após a chegada do molde, selecionamos o aparelho ideal para o paciente. No momento da entrega, realizamos ajustes pelo computador, de acordo com o grau da perda auditiva e os recursos do aparelho. O paciente testa o equipamento, faz avaliações com palavras e sentenças e também experimenta o aparelho fora do ambiente interno para verificar o conforto. Depois disso, passamos todas as orientações de cuidados, solicitamos o apoio de um acompanhante e seguimos com acompanhamento periódico. É uma nova etapa para o paciente e existe todo um processo de adaptação para que ele consiga aproveitar todos os benefícios do aparelho auditivo”, explicou.

O CER II atua na reabilitação física e auditiva e atende não apenas Sinop, mas também municípios da região. A unidade está localizada na Rua das Andirobas, nº 122, no Setor Comercial. Para acessar os serviços, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), passar por avaliação inicial e, após encaminhamento, realizar o agendamento por meio da Central Municipal de Regulação.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

SINOP

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Publicados

em

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  Entrada solidária da Exponorte 2026 deve arrecadar 40 toneladas de alimentos em Sinop

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Ação educativa promovida pela Prefeitura de Sinop e Shopping reforça a importância da segurança no trânsito

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA