CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

SINOP

Prefeitura de Sinop prepara retorno às aulas com kit escolar e uniforme

Publicados

SINOP

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, prepara a “Volta às Aulas” para o dia 2 de fevereiro, primeira segunda-feira do mês. Mais de 23,2 mil alunos que integram a rede municipal de ensino — composta pela Educação Fundamental e Educação Infantil — retornarão às salas de aula, juntamente com mais de mil professores. Todos os alunos ocuparão as 45 unidades escolares, sendo 24 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e 21 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

O início do ano letivo será marcado pela recepção e formação dos professores, que serão realizadas nos dias 29 e 30 de janeiro, nos períodos das 7h às 11h (manhã) e das 13h às 17h (tarde), no Centro de Eventos Dante de Oliveira, conforme cronograma. Também será realizada a recepção dos outros profissionais da educação nas unidades escolares.

A novidade mais aguardada do retorno às aulas é a entrega dos uniformes e dos kits escolares. A Secretaria de Educação fará a entrega dos uniformes e materiais escolares já no primeiro dia de aula. A distribuição aos alunos acontecerá na própria unidade em que a criança estuda e seguirá um padrão: os uniformes são padronizados e serão entregues nos tamanhos solicitados antecipadamente pela grade enviada pela escola de referência; já os kits escolares são personalizados e possuem itens de acordo com a série em que o aluno está matriculado, levando em consideração a idade e a fase de aprendizagem.

Leia Também:  Prefeito vistoria obras de fechamento de valeta no Palmeiras

“Os kits são divididos por faixa etária e de acordo com aquilo que a criança vai utilizar. Temos os da creche, do Pré I e Pré II; do 1º ao 3º ano; e do 4º ao 5º ano. Os materiais estão adequados à idade do aluno. Estamos oferecendo um kit com materiais de qualidade: boa borracha, bom lápis, lápis de cor, tudo aquilo de que a criança precisa para desenvolver suas atividades. Percebemos que há uma motivação quando a criança recebe esse material, porque não há nada mais gostoso do que iniciar o ano com materiais novos”, comentou a secretária de Educação, Salete Rodrigues.

Neste ano, haverá novidade nos materiais escolares para alunos do 3º, 4º e 5º anos. “Vamos iniciar um trabalho com o 3º, 4º e 5º anos utilizando o método de apostilas, com sistema de ensino. Por que trabalhar assim com essas turmas? Porque, a partir do 4º ano, há o fracionamento de professores, que passam a atuar mais por área e os livros do Governo Federal não abrangem todos os alunos. Já no 1º e 2º anos, utilizamos o método de alfabetização, com mais atividades concretas, jogos e leitura de livros — temos material do Alfabetiza MT”, explicou Salete.

Leia Também:  Sinop recebe governador de Mato Grosso nesta quinta-feira (12) para entregas e assinatura de convênios

Neste ano, o município retorna às aulas com investimentos de R$ 60 milhões na rede educacional básica, com o objetivo de garantir a qualidade do ensino. Para isso, a secretária reforça que a qualidade do aprendizado é uma junção entre investimentos do poder público e a frequência dos alunos nas salas de aula. “É importantíssimo — esse é um ponto principal — que a criança não falte à escola. Isso porque toda a programação do professor tem continuidade, e, quando a criança falta, pode perder o início de um conteúdo, o que prejudica a assimilação da matéria”, destacou.

Com a estrutura física ampliada, mais de 1,2 mil professores em atuação, kits escolares e uniformes garantidos, além de novas estratégias pedagógicas, a Secretaria Municipal de Educação de Sinop reforça o compromisso com a qualidade do ensino e com o acolhimento das crianças e famílias neste início de ano letivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

SINOP

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Publicados

em

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura não abre nesta quinta (20) e sexta-feira (21); veja o que funciona na saúde

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Festeja: Prefeitura entrega amanhã (03) escrituras para moradores do Vila Santana II e mais 5 bairros

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA