CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

SINOP

Prefeitura de Sinop promove ação especial do Outubro Rosa neste sábado (18)

Publicados

SINOP

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (18) uma ação especial em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. A mobilização contará com a abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com exceção da UBS da Gleba Mercedes, das 7h30 às 16h30.
 
Durante todo o dia, serão ofertados diversos serviços essenciais voltados à saúde da mulher e da comunidade em geral, como coleta de exame preventivo (papanicolau), vacinação, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), planejamento familiar, cadastro do programa Bolsa Família e atendimentos odontológicos previamente agendados. A ação também vai oferecer encaminhamentos para a realização de mamografias com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres ao rastreamento do câncer de mama.
 
A coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Mirian Dias, destacou que a mobilização integra o conjunto de estratégias do município para reforçar o cuidado integral com a saúde feminina. “Essa é uma ação estratégica muito importante dentro da campanha Outubro Rosa, que tem como principal objetivo reforçar a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, além de fortalecer diversas ações de saúde voltadas à população feminina”, explicou.
 
Segundo Mirian, a proposta da ação especial é facilitar o acesso da comunidade aos serviços de saúde em um único dia, permitindo que mais mulheres possam realizar exames e atualizar seus cuidados. “Com a ação especial, buscamos ampliar o acesso da comunidade aos serviços de saúde, facilitando que as mulheres possam cuidar da sua saúde de forma integral. Muitas vezes, a rotina impede que elas compareçam às unidades durante a semana e esse dia ampliado é uma oportunidade de garantir mais acolhimento e prevenção”, afirmou.
 
A coordenadora reforçou ainda a relevância dos serviços ofertados neste sábado. “Durante a ação, serão oferecidos serviços fundamentais para a prevenção e o cuidado com a saúde. O exame preventivo é essencial para detectar precocemente lesões precursoras do câncer do colo do útero. A vacinação garante a atualização da caderneta vacinal e previne doenças evitáveis. Também teremos o acompanhamento do programa Bolsa Família, o planejamento familiar, os testes rápidos e os atendimentos odontológicos previamente agendados. Tudo isso compõe um pacote de cuidados integrados e acessíveis à população”, detalhou.
 
Os endereços e telefones das Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis neste link: https://www.sinop.mt.gov.br/portal/telefones/2/0/0.

Leia Também:  Sine Sinop divulga mais de 160 vagas de emprego nesta terça-feira (26)

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

SINOP

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Publicados

em

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  Entrada solidária da Exponorte 2026 deve arrecadar 40 toneladas de alimentos em Sinop

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Sinop mobiliza forças para construir plano de enfrentamento à hanseníase com metas e estratégias até 2030

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA