CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

SINOP

Prefeitura de Sinop promove evento do Abril Verde com foco na saúde mental dos trabalhadores

Publicados

SINOP

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realiza nesta terça-feira (28) o evento “Abril Verde: Cuidar de Quem Cuida”, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Sinop. A iniciativa integra a programação do Abril Verde no município e tem como foco a promoção da saúde e segurança dos trabalhadores, com destaque para a saúde mental.

O evento é promovido pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Sinop. Pela manhã, a abertura do evento reuniu profissionais de empresas públicas e privadas, representantes do Poder Judiciário, secretários municipais e integrantes de instituições parceiras.

A ação marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado em 28 de abril, e busca ampliar a conscientização sobre a importância da prevenção e da construção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis.

O secretário de Saúde, Érico Stevan, falou sobre o compromisso da gestão municipal com a valorização dos trabalhadores e a promoção da qualidade de vida,. “O Abril Verde é uma data significativa em nível nacional e Sinop está aderindo e investindo em pessoas. O maior investimento que o prefeito nos pede é investir no ser humano, investir em pessoas. É isso que nós estamos fazendo. É uma data realmente para comemorarmos e investirmos cada vez mais nos nossos servidores e colaboradores para atender melhor a nossa população”, afirmou.

O diretor de Vigilância em Saúde do município, Jorge Beviláqua, explicou a importância da reflexão sobre os impactos físicos e emocionais do ambiente de trabalho. “Estamos realizando o evento em alusão ao Abril Verde, seguindo essa temática que é voltada à prevenção de acidentes de trabalho. O dia 28 de abril simboliza uma data para refletirmos sobre todos aqueles trabalhadores que sofreram algum acidente ou alguma comorbidade relacionada ao trabalho. Aproveitamos essa data para pensar e refletir sobre formas de trazer mais qualidade de vida e melhores condições de trabalho para os trabalhadores. A Prefeitura de Sinop, o prefeito Roberto Dorner e o secretário Érico, preocupados em garantir uma melhor qualidade de trabalho aos servidores e munícipes, apoiaram esse evento”, disse.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop abre inscrições para Casamento Abençoado a partir desta terça-feira (19)

Durante o evento, o diretor também pontuou sobre o papel da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) no município. “A Vigilância em Saúde do Trabalhador é responsável por receber, investigar e concluir todos os agravos à saúde relacionados ao trabalho, sejam acidentes ou doenças desenvolvidas em decorrência das atividades profissionais. Nós realizamos a investigação de forma semelhante à Vigilância Epidemiológica, mas voltada especificamente para a área do trabalho”, esclareceu.

Já a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Alba dos Santos, explicou sobre o órgão e destacou a abrangência do atendimento realizado. “O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador atende toda a regional que compõe o Vale do Teles Pires. São 14 municípios atendidos pelo Cerest Sinop. A nossa função é promover saúde para os trabalhadores da rede pública e da rede privada. Nós contamos com uma equipe técnica multiprofissional para apoiar esses trabalhadores em todas as ações de cuidado e também na prevenção de acidentes de trabalho”, afirmou.

O presidente da OAB Sinop, Reginaldo Monteiro, ressaltou a relevância da campanha do Abril Verde para a sociedade. “A OAB vê e entende esse evento como algo muito importante, porque é uma campanha nacional que trata da conscientização e também do combate às questões ligadas aos acidentes de trabalho e às doenças ocupacionais. Esse é um problema sobre o qual precisamos evoluir cada vez mais e buscar soluções. A OAB participa, sempre participou e continuará participando, dada a relevância e a importância dessa campanha”, disse.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop inaugura Núcleo Avançado de Especialidades e entrega veículos para a Saúde

Já o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Sinop, Thiago Jorge, destacou a parceria entre as instituições na realização da programação. “Eu tenho que agradecer à Prefeitura de Sinop e à Secretaria de Saúde, porque este é um evento realizado em cooperação. É um evento importante para a prevenção de acidentes e doenças emocionais relacionadas ao trabalho”, afirmou.

Pela manhã, a programação contou com a palestra “Saúde Mental no Trabalho”, ministrada pelo Dr. Moacir de Freitas Toledo, seguida pela palestra “Gestão de riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)”, com a Dra. Paula Bueno Ravena, e pela apresentação “O papel da Vigilância Epidemiológica na saúde do trabalhador”, conduzida por Joana Rodrigues Nascimento de Moraes da Silva.

A programação segue no período da tarde com a palestra “Síndrome de Burnout: Desafios, Impactos e Caminhos para a Promoção da Saúde Mental”, ministrada por Cezar Augusto da Silva Flores, seguida pela palestra “Acidente do trabalho: Principais consequências jurídicas”, com o Dr. Aluísio Feliphe Barros, e encerramento com “O Protagonista da Prevenção: Por que o Cuidado Começa em Mim?”, conduzida por Luciana Fioravanso Pimentel.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

SINOP

Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, com base na Lei de Assistência Técnica (Lei Municipal nº 2.832/2020) tem fortalecido políticas públicas voltadas à promoção da moradia digna por meio do programa Projetando Sonhos. A iniciativa garante acesso gratuito a projetos arquitetônicos personalizados para famílias de baixa renda, contribuindo para a realização do sonho da casa própria com segurança, planejamento e qualidade.

O programa já existe há mais de cinco anos e tem sido uma importante ferramenta de transformação social, garantindo que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a projetos completos, modernos e planejados conforme suas necessidades.

A moradora do Jardim Oriente, Roseli Kegler Rosa, é uma das beneficiadas que possui sua residência já finalizada, com calçada, muro e pintura. Ela celebra a realização de um sonho que parecia distante. “Eu adorei a casa. Foi tudo muito rápido, sem muita burocracia. Eu fiz o processo e logo saiu o projeto. Hoje tenho minha casa pronta e sou muito grata”, destacou.

Roseli conta que jamais imaginou ter uma casa com o padrão e a estrutura que recebeu. Segundo ela, o projeto superou todas as expectativas. “Eu expliquei para a arquiteta como sonhava minha casa, mas não imaginava que ficaria tão bonita. Ficou linda. Estou muito feliz e agradecida”, afirmou. Hoje, com a casa pronta, ela já pensa nos detalhes finais para deixar o imóvel ainda mais com a sua identidade. “Eu adoro plantas. Vou encher de flores e deixar tudo do jeito que sempre quis”, contou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop abre inscrições para Casamento Abençoado a partir desta terça-feira (19)

Outra história marcada pela emoção é a da moradora do Cidade Alta, Vandeilda Ana da Silva, que viu no programa a oportunidade de sair de uma realidade difícil para a concretização do sonho da casa própria. Com a construção em andamento, ela descreve o sentimento como gratidão. “Sou grata a Deus e a todos que me ajudaram. Cada tijolo que está sendo colocado é motivo de agradecimento. É um sonho sendo realizado”, relatou.

Vandeilda explica que o processo foi mais simples do que imaginava e reforça que muitas pessoas ainda desconhecem o funcionamento do programa. “Muita gente pensa que precisa pagar caro, mas não é assim. Procurei a Prefeitura, levei a documentação e fui orientada em cada etapa. Tudo aconteceu muito rápido”, disse ela destacando a emoção de ver o projeto pronto pela primeira vez. “Quando vi o projeto, comecei a chorar. Era exatamente a casa que eu sonhava. Achei que nunca conseguiria, mas hoje estou vendo esse sonho se tornar realidade”, afirmou.

A arquiteta Gabriela Pedroso Chimello, que atua no setor de Habitação e trabalha diretamente com o programa, explica que o programa foi criado para garantir acesso à assistência técnica especializada às famílias de baixa renda, eliminando barreiras financeiras que muitas vezes impedem a construção regularizada.

“O programa da Prefeitura se chama Projetando Sonhos e oferece projeto arquitetônico sem custo para famílias de baixa renda. Taxa de alvará, imposto de obra e demais custos municipais são isentos. A única taxa necessária é o registro profissional no conselho, que gira em torno de R$ 120 a R$ 130”, explicou.

Leia Também:  Sinop apresenta atrativos turísticos a visitantes nacionais e internacionais e reforça potencial do setor

Segundo Gabriela, o diferencial do programa é justamente a personalização dos projetos. “Cada projeto é pensado conforme a realidade e a necessidade da família. Não trabalhamos com projeto padrão. As famílias participam de todo o processo e podem escolher o estilo da casa, fachada, layout e distribuição dos ambientes”, destacou.

Inicialmente, os projetos contemplam residências de até 64 metros quadrados, com possibilidade de ampliação futura de mais 16 metros quadrados, totalizando até 80 metros quadrados de área construída. Outro ponto importante é que as famílias podem optar por modelos modernos, incluindo fachadas com platibanda e layouts contemporâneos. “Muitas famílias sonham com uma casa moderna e bonita. Nosso papel é mostrar que isso também é possível dentro de um programa social. É muito gratificante ver esse sonho sair do papel”, completou.

As famílias interessadas em participar do programa podem procurar diretamente o setor de Habitação, localizado junto à Secretaria de Assistência Social, na Rua das Aroeiras, nº 1.128, ou buscar mais informações pelo WhatsApp no número: (66) 9.9235-4561.

O Projetando Sonhos pertence às políticas públicas que promovem dignidade, inclusão social e qualidade de vida, ajudando famílias a transformarem projetos em realidade e sonhos em novos lares.

Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA