CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

SINOP

Sinop avança na ampliação do videomonitoramento e reforça segurança pública

Publicados

SINOP

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, debate com o setor de segurança pública do Estado a ampliação do sistema de videomonitoramento no município, iniciativa que deve colocar Sinop entre as cidades mais monitoradas de Mato Grosso. A proposta busca reforçar a segurança pública e contribuir para a elucidação de crimes.

A ação prevê a instalação de câmeras de segurança financiadas pelo programa Vigia Mais MT, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SSP-MT), em pontos estratégicos da cidade. A implantação terá início na região central, priorizando as vias com maior concentração comercial dentro do quadrilátero central. O vice-prefeito Paulinho Abreu comemora a união de esforços e ressalta que estar entre as cidades mais monitoradas do Estado não representa apenas um título, mas a concretização de uma segurança reforçada e a garantia de qualidade de vida para a população.

“É uma parceria entre a CDL, a Prefeitura de Sinop, empresários e a Polícia Militar para ampliar a segurança por meio do videomonitoramento, iniciando pelo centro, nas avenidas Governador Júlio Campos e dos Tarumãs, que concentram um maior número de estabelecimentos comerciais e precisam de proteção reforçada. Neste momento, estamos na fase burocrática do projeto e, em breve, a população já estará sendo beneficiada com esse reforço na segurança pública”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop realiza última ação de vacinação antirrábica itinerante neste sábado (13) no Terra Rica

A execução do projeto contará com a participação dos empresários, que farão a doação dos postes que sustentarão os equipamentos. As câmeras serão fornecidas pelo Governo de Mato Grosso, por meio da SSP-MT, e a Prefeitura de Sinop ficará responsável pela mão de obra necessária para a instalação. “Assim, poderemos monitorar o centro da cidade para que Sinop seja, cada vez mais, segura. Estamos trabalhando em conjunto com o Programa Vigia Mais do Governo do Estado para que essas câmeras estejam instaladas e em pleno funcionamento no município”, completou o vice-prefeito.

O presidente da CDL Sinop, Edmundo da Costa Marques Neto, reconhece que a implantação dessas cãmeras no setor comercial é um reforço para segurança dos lojistas e que a CDL tem incentivado os empresários a aderirem ao sistema e que o comércio tem sido colaborativo à iniciativa.

“A CDL tem esse compromisso com os lojistas e com a cidade. Estamos incentivando a adesão ao Vigia Mais MT, adquirindo câmeras e orientando os empresários sobre a importância do monitoramento. A resposta tem sido positiva, o que mostra que o comércio entende que investir em segurança é fundamental para proteger patrimônio, trabalhadores e clientes”, afirmou.

Na reunião estiveram presentes ainda, representando a Câmara Municipal e a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, o vereador Célio Garcia, o coordenador da Defesa Civil de Sinop, Pedro Contini Roveri, o coronel da Polícia Militar, Edylson Figueiredo – representando as forças de segurança -, e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Vilmar Scherer. 

Leia Também:  Prefeitura debate com população investimentos em políticas públicas para 2026

Além das câmeras que serão instaladas no centro — cerca de 200 unidades —, Sinop foi contemplada com mais 47 equipamentos destinados ao monitoramento das áreas verdes do município, especialmente o Parque Natural Municipal Florestal (Jardim das Primaveras), o Parque Jardim Botânico, bem como o Depósito de Resíduos Sólidos e Massa Verde.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, destaca que o cercamento digital contribuirá para a preservação das áreas de mata, coibindo ações criminosas como incêndios, desmatamento e envenenamento de animais, entre outras práticas ilegais.

“De imediato, vamos iniciar a implementação desse cercamento digital no Parque Florestal, no Jardim Botânico e também no Depósito de Resíduos, o que ajudará significativamente, principalmente, na identificação de pessoas que descartam lixo de forma irregular nas laterais das vias e no combate a incêndios. Com esse sistema, será possível garantir mais segurança para a população, para as áreas verdes e mais qualidade de vida para todos”, explicou.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Bruna Souza

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

SINOP

Sinop conquista ouro no basquete feminino e masculino e se destaca nos Jogos Escolares Regionais

Publicados

em

Sinop segue consolidando seu protagonismo no esporte mato-grossense durante os Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026 – etapa regional Centro-Norte. O município conquistou, em dois dias consecutivos, títulos importantes no basquetebol, garantindo medalha de ouro tanto no feminino quanto no masculino, ambos na categoria de 15 a 17 anos.

Na segunda-feira (23), a equipe feminina de Sinop brilhou em quadra e venceu Sorriso por 43 a 15, conquistando o título regional e confirmando a força da modalidade no município. Já nesta terça-feira (24), foi a vez da equipe masculina levantar o troféu. Em uma final equilibrada e marcada por emoção até os últimos segundos, Sinop venceu Nova Mutum por 54 a 51 e garantiu mais uma medalha de ouro para a delegação sinopense. Além da conquista, os resultados asseguram Sinop na fase estadual da competição.

Para o atleta João Gabriel de Arruda, de 17 anos, jogar em casa tem feito diferença dentro e fora de quadra, fortalecendo a confiança da equipe e a conexão com a torcida. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há bastante tempo e jogar em casa traz mais confiança. Você conhece a quadra, tem mais intimidade com o ambiente e ainda conta com o apoio da torcida, da família e dos amigos. Isso faz muita diferença”, destacou.

Leia Também:  Alunas da Escola Municipal de Artes de Sinop são pré-selecionadas para a Escola Bolshoi

João também ressaltou a importância do incentivo ao esporte por parte da administração municipal. “Ver a Prefeitura e a Secretaria de Esportes investindo e incentivando os atletas nos motiva ainda mais. Isso fortalece nossos sonhos e mostra que vale a pena continuar trabalhando”, afirmou.

Sobre a conquista do título, o atleta celebrou o resultado como fruto de anos de dedicação. “É uma sensação única. Nosso time vem trabalhando há muito tempo, enfrentando equipes fortes e sempre batendo na trave. Dessa vez conseguimos conquistar o primeiro lugar e garantir essa vaga”, completou.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que sediar a etapa regional após dez anos representa um marco importante para o esporte local e para a estrutura esportiva de Sinop. “Durante toda esta semana estamos sediando os Jogos Escolares e Estudantis regionais de Mato Grosso. É um evento do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Sinop e que reforça tudo aquilo que temos construído em melhorias de estrutura esportiva no município”, pontuou.

Segundo o secretário, além dos resultados esportivos, a competição também movimenta a economia e fortalece o turismo local. “Temos seis ginásios em atividade, estrutura preparada para receber as delegações e mais de mil pessoas visitando Sinop. Isso fomenta nossa economia, fortalece o turismo e gera desenvolvimento para a cidade”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop inicia entrega de mais de 11 mil brinquedos na rede municipal de ensino infantil

Gabriel também reforçou que os resultados obtidos refletem diretamente os investimentos realizados nas categorias de base. “Nossas equipes são fruto das escolinhas da Prefeitura de Sinop, um projeto construído com muito trabalho. Esses resultados mostram que estamos no caminho certo. Hoje, Sinop é referência no esporte em Mato Grosso”, afirmou.

A competição segue até sexta-feira (26), reunindo mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios da região Centro-Norte. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secel, em parceria com a Prefeitura de Sinop. A programação desta quarta-feira (24) e dos próximos dias segue com disputas nas modalidades de futsal, handebol e voleibol em seis ginásios espalhados pela cidade.

Entre os próximos confrontos com participação de Sinop estão partidas no basquete, futsal, handebol e vôlei, com destaque para jogos decisivos no Ginásio Primaveras, Ginásio Olímpico José Carlos Pasa, Chicão do Varejão, Benedito Santiago e Luís Carlos Simon.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA