CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

SORRISO

Saúde oferta treinamento de boas práticas na manipulação de alimentos

Publicados

SORRISO

O cuidado com o alimento está em debate nesta manhã, 09, em um curso com o foco em boas práticas de manipulação de alimentos. Ministrado pelas equipes da Vigilância Sanitária e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), o curso é voltado aos voluntários que serão responsáveis por servir os quitutes do 10.º Arraia da Paróquia São Pedro Apóstolo entre os dias 10 e 13 de junho.

Coordenadora do Cievs, a enfermeira Cátia Luciano, frisa que essa é uma atualização on-line. Dentre as ações, Cátia pontua que já foi realizada uma capacitação presencial em que a nutricionista Cláudia Sonego repassou dicas e cuidados essenciais para preservar e manipular alimentos. “A boa prática já inicia na escolha dos produtos que serão usados na elaboração do prato comercializado e, para isso, o trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos seguros e proteger a saúde dos consumidores”, salienta a nutricionista.

“Também realizamos reuniões com os responsáveis pela festa e durante todo o evento daremos apoio no que for necessário”, explica a coordenadora do Cievs. A equipe deve realizar ainda uma visita ao local da festividade antes do início do evento.

Leia Também:  Agentes Comunitários e de Endemias concluem curso Mais Saúde com a Agente

“Reconhecemos esse evento como uma das maiores festa do nosso Município de cunho cultural e religioso e queremos que aconteça da melhor maneira possível, por isso estamos aqui, unindo forças para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, destaca Cátia.

O curso on-line foi gravado e será disponibilizado para os participantes que não puderam acompanhar a capacitação do início desta manhã.

E vale ressaltar que demais entidades que também tenham interesse em realizar eventos como esse podem procurar diretamente a Vigilância Sanitária anexo à Secretaria de Saúde para informações.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Propaganda

SORRISO

Com mais de 350 inscritos, Sorriso realiza a 10.ª Conferência de Saúde

Publicados

em

Encontro debate “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”

Com a participação 364 sorrisenses está em andamento a 10.ª Conferência Municipal de Saúde de Sorriso. Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência se desdobra em quatro eixos temáticos que serão trabalhados durante todo o dia. Ao final do evento, previsto para às 17 horas, deverão ser levantadas as propostas de Sorriso, bem como eleitos os delegados municipais que devem participar da conferência estadual.

Presente no evento o prefeito Alei Fernandes pontuou a importância da Conferência. “É o momento oportuno para ouvirmos da população quais os gargalos que enfrentamos hoje; nossa missão enquanto gestores é ofertar sempre o melhor atendimento à nossa população”, detalha.

“O acesso à saúde de qualidade é um direito de todo o cidadão; quem está aqui hoje representa os 140 mil habitantes de Sorriso e são essas informações que irão nos auxiliar a traçar políticas públicas voltadas ao nosso cidadão”, acrescenta o vice-prefeito Acacio Ambrosini.

A discussão aborda quatro eixos temáticos. O primeiro eixo debate “Democracia, saúde como direito e soberania nacional: Defesa do SUS e da democracia participativa”; já o segundo eixo versa sobre o “Financiamento adequado e suficiente para o SUS: Baseado em justiça tributária”. O terceiro pilar do encontro versa sobre os “Desafios diante das emergências climáticas: Foco em justiça socioambiental”; e, por fim, o quarto eixo tem como tema o “Modelo de atenção, gestão e cuidado integral: Atuação direta nos territórios”.

Leia Também:  Equipe de Sorriso ministra treinamento sobre ovitrampas em Lucas do Rio Verde

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Ghering, defende que a Conferência é um importante espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas de saúde. Sílvia frisa que a etapa municipal é o ponto de partida de um processo coletivo de escuta, análise e proposição no território.

Ainda na abertura do evento a vereadora Silvana Perin lembrou que a população está reunida para pensar, planejar e fazer acontecer a saúde de Sorriso. Já a juíza diretora do Fórum e titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, orientou os presentes a pensar em todas as demandas que envolvem a saúde. “Recentemente li sobre a necessidade de um sistema de saúde resiliente que possa detectar e prevenir doenças como consequências climáticas; precisamos discutir essas questões também”.

No Município, essa é a 10.ª Conferência da Saúde; já no país, será a 18.ª Conferência Nacional de Saúde. Nacionalmente, o encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde. Já no Município, a organização do evento é do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O debate segue até às 17 horas no Auditório da Faculdade Atenas.

Leia Também:  Vereador garante quase R$ 1 milhão para tratamento neurológico, em Sorriso

Conferencia estadual e nacional

Os delegados que serão eleitos hoje, bem como as propostas levantadas no Município, serão defendidos na Conferência Estadual inicialmente prevista para ser realizada em Cuiabá, entre 16 e 19 de março de 2027. A partir disso, as propostas levantadas no Estado serão levadas para a Conferencia Nacional que também será realizada em 2027.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), é nesse espaço que se avalia a situação de saúde da população, considerando os determinantes sociais, econômicos, ambientais e suas conexões com os contextos estadual e nacional. A partir desse diagnóstico, são promovidos debates sobre os eixos temáticos da conferência, com o objetivo de construir diretrizes e propostas que orientem o planejamento da saúde, especialmente na elaboração dos Planos Municipais de Saúde para o período de 2026 a 2029.

Ao final desse percurso, são consolidadas propostas e diretrizes que incidem sobre as políticas de saúde nas três esferas de governo. Essas contribuições são sistematizadas em um Relatório Final, que orienta ações no próprio território e também é encaminhado para subsidiar as etapas estadual e nacional, fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas de saúde mais equitativas e responsivas às realidades locais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA