VÁRZEA GRANDE
Bandeira de Nossa Senhora da Guia anuncia festejos à padroeira
VÁRZEA GRANDE
A prefeita Flávia Moretti recebeu na manhã de hoje (13), os festeiros da grande festa dedicada à Santa. Passagem da bandeira anuncia o início das comemorações pelos 159 anos de fundação de Várzea Grande
A tradição e a fé que marcam a história de Várzea Grande ganharam destaque na manhã desta sexta-feira (13), quando o padre Valdézio Pereira Santos, da Paróquia Nossa Senhora da Guia, acompanhado de devotos, visitou a Prefeitura, para a tradicional passagem da bandeira. Durante o encontro, foram discutidos o apoio do município à Festa de Nossa Senhora da Guia, considerada patrimônio cultural da cidade e uma das maiores manifestações religiosas da região, já que a santa é a padroeira da cidade.
Após a reunião no gabinete, o padre e os devotos percorreram diferentes salas da prefeitura levando a bandeira e a imagem da padroeira, em um gesto simbólico de fé e devoção que antecede os festejos tradicionais.
Segundo o padre Valdézio, a visita teve dois objetivos principais, fortalecer a devoção à padroeira e alinhar demandas relacionadas à organização da festa e às ações culturais e religiosas que envolvem o evento.
“A festa é patrimônio histórico do município e do Estado. A prefeitura sempre colaborou de modo muito tranquilo e viemos alinhar pautas de divulgação e também da reforma da igrejinha”, afirmou o padre.
Durante o encontro, a prefeita Flávia Moretti reafirmou o compromisso da gestão municipal com a preservação das tradições religiosas e culturais do município.
“A organização pública sempre apoiou a festa, e é por isso que essa cultura existe até hoje. A Secretaria de Cultura, com a Maria Fernanda à frente neste momento, também vai ajudar na organização e no apoio que sempre foi dado”, disse.
A prefeita também destacou a importância da fé no cotidiano da gestão pública e na vida da população.
“A gente tem que agradecer a Jesus e a Nossa Senhora pela caminhada que estamos tendo. Podemos trabalhar muito, mas sem fé não conseguimos seguir. É na fé que depositamos cada manhã e cada noite. Eu tenho aqui no gabinete um pequeno altar com imagens que recebi de fiéis e servidores, que representam essa proteção e essa força espiritual”, afirmou.
TRADIÇÃO QUE ATRAVESSA GERAÇÕES – A devoção à padroeira remonta ao século XIX. A imagem de Nossa Senhora da Guia chegou a Várzea Grande em 1867, trazida por uma imigrante portuguesa, e rapidamente passou a ser venerada pela comunidade local. Com o crescimento da devoção, moradores organizaram um mutirão para construir a igreja dedicada à santa, concluída em 1892, hoje um dos marcos históricos do município.
Desde então, a festa dedicada à padroeira se tornou uma das mais importantes manifestações religiosas da cidade e do Estado. Considerada a segunda maior festa católica de Mato Grosso, a celebração reúne milhares de fiéis todos os anos em procissões, missas, novenas e eventos culturais.
Atualmente, a tradição soma cerca de 159 anos de devoção, acompanhando a própria história de formação de Várzea Grande e mantendo viva a religiosidade popular do povo várzea-grandense.
Além da Paróquia Nossa Senhora da Guia — a mais antiga da cidade — o município conta hoje com sete paróquias católicas, que também participam das celebrações e fortalecem a fé da comunidade.
Para os organizadores, mais do que um evento religioso, a festa representa um símbolo de identidade cultural e espiritual para o Município.
Galeria de Fotos (17 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.
Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.
Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.
O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.
A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.
A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.
O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.
Galeria de Fotos (1 foto)


