VÁRZEA GRANDE
Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos realiza reunião semanal para alinhar ações preventivas e emergenciais
VÁRZEA GRANDE
Durante o encontro, foram abordados temas relacionados às atribuições de cada pasta diante de situações emergenciais causadas pela força da natureza, com foco na agilidade e na comunicação entre os órgãos envolvidos
Representantes de diversas secretarias municipais que compõem o Comitê de Enfrentamento aos Alagamentos de Várzea Grande se reuniram na manhã desta quinta-feira (23) para discutir medidas de prevenção e resposta a possíveis ocorrências durante o período de chuvas.
Criado pela prefeita Flávia Moretti (PL), o Comitê tem como objetivo integrar as secretarias municipais e garantir respostas rápidas e coordenadas em situações de risco, minimizando os impactos das chuvas e prevenindo alagamentos.
Durante o encontro, foram abordados temas relacionados às atribuições de cada pasta diante de situações emergenciais causadas pela força da natureza, com foco na agilidade das ações e na comunicação integrada entre os órgãos envolvidos.
Entre os assuntos tratados, destacou-se a remoção de lixos e entulhos arrastados pelas águas das últimas chuvas e a elaboração de materiais informativos, em formato impresso e digital, para orientar os moradores sobre a destinação correta dos resíduos. O descarte irregular de lixo tem sido um dos principais fatores que contribuem para o entupimento de bocas de lobo e o consequente alagamento de vias em regiões mais vulneráveis.
Também foi apresentada a proposta de cercamento de áreas de córregos e passagens de água, como forma de prevenir o descarte irregular de resíduos. A ação, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, será discutida entre os gestores para definir a melhor forma de implantação. O objetivo é impedir que restos de construção, galhos, móveis e outros tipos de entulho sejam depositados em córregos, canais e margens de rios, evitando o bloqueio do fluxo natural das águas.
Outro ponto discutido pelo comitê foi o monitoramento das áreas de risco ocupadas de forma irregular, que dificultam a execução de ações legais e preventivas por parte do poder público. Esses locais continuam sendo acompanhados pela Defesa Civil, que atua em conjunto com as demais secretarias.
IN LOCO – O Comitê teve sua primeira atuação durante a chuva do último sábado (18) e também na noite de quarta-feira (22), quando as equipes estiveram mobilizadas em diversos pontos da cidade para garantir o escoamento das águas e evitar transtornos à população. A avaliação até o momento é de que a situação está sob controle, mas o grupo reforça que é necessário seguir atuando e monitorando continuamente as áreas críticas.
O secretário de Viação e Obras, Celso Pereira, classificou a reunião como produtiva e reforçou a importância da colaboração da população.
“As equipes estão mobilizadas e prontas para agir sempre que necessário, mas é fundamental que cada morador faça sua parte, evitando o descarte irregular de lixo e entulho, que acaba prejudicando toda a cidade”, destacou o secretário.
ATENÇÃO – Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 65 98475-7112 ou a Guarda Municipal pelo 153.
Galeria de Fotos (7 fotos)
VÁRZEA GRANDE
VG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realiza nesta quarta-feira (24) mais uma etapa do programa VG em Ação, força-tarefa que leva serviços de limpeza urbana, manutenção e melhorias estruturais a diversas regiões do município.
As equipes executam serviços de capinação, roçagem, retirada de entulhos, poda de árvores, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio, contribuindo para a conservação da cidade, a valorização dos bairros e a melhoria da qualidade de vida da população.
Além das ações de zeladoria, o cronograma contempla intervenções voltadas à mobilidade urbana, com reforço da sinalização viária, implantação de quebra-molas e modernização da iluminação pública, ampliando a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.
As frentes de trabalho integram o planejamento permanente da gestão municipal, que mantém equipes mobilizadas diariamente para promover mais organização, segurança, mobilidade e bem-estar aos moradores de Várzea Grande.
Locais atendidos nesta etapa (ordem alfabética):
- Avenida da FEB
- Bairro Chapeu do Sol
- Bairro Cristo Rei (região central)
- Bairro Figueirinha
- Bairro Flor do Ipê
- Bairro Jardim dos Estados
- Bairro Ouro Verde
- Bairro Panorama
- Bairro Vila Rica
- Orla da Alameda
- Parque Tanque do Fancho
Galeria de Fotos (3 fotos)


