CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Flávia Moretti encerra evento com foco em direitos e protagonismo feminino

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Mais do que um encerramento, a Feira VG com Elas foi a celebração de um mês intenso de aprendizado, acolhimento e fortalecimento das mulheres várzea-grandenses

Chegou ao fim, na noite de ontem (29), a primeira edição do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”. O encerramento foi marcado pela “Feira VG com Elas”, um grande evento de empreendedorismo feminino aberto a toda sociedade, realizado na praça em frente à prefeitura.

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), fez o encerramento da iniciativa, que é inédita no Município, voltada ao fortalecimento das mulheres e o combate à violência política. Durante o mês inteiro, Março Mulher, a ação abordou temas como violências de gênero, física, mental e política, empreendedorismo feminino, educação financeira, direitos das mulheres, saúde, social e cultura.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura, em parceria com diversos coletivos femininos, mobilizou milhares de mulheres ao longo do mês com intensas atividades. Durante esse período, foram ofertados centenas de serviços nas áreas de saúde, assistência social, cultura, educação, informação, empreendedorismo, acolhimento e autoestima. O projeto também abordou o enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher: física, psicológica, política, no trabalho e de gênero.

Em seu discurso, Flávia Moretti destacou a importância da presença feminina em todas as áreas da sociedade, ressaltando que 60% das servidoras municipais são mulheres. A prefeita também homenageou líderes que atuam na defesa dos direitos femininos, como Sônia Mazetto da BPW Várzea Grande, OSC Lírios e a defensora pública Tânia Mattos.

A prefeita reforçou a necessidade de políticas públicas que garantam segurança, emprego e dignidade às mulheres, além da importância da educação para combater a violência de gênero. “O machismo e o racismo são formas de violência que precisam ser combatidas com conhecimento e conscientização”, afirmou.

A gestora celebrou o sucesso da edição e reforçou o compromisso com a continuidade do projeto: “Hoje encerramos um evento que teve um mês inteiro voltado às mulheres, abordando temas essenciais, desde o enfrentamento à violência até o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Foram diversas associações e mulheres líderes que se uniram em prol dessa causa. Levamos qualidade, conhecimento, informação e serviços fundamentais para as mulheres de Várzea Grande, como as ações de saúde, incluindo mutirões para colocação de DIUs, laqueadura e cirurgia de catarata, além de palestras e rodas de conversa e uma caminhada incrível na Avenida Couto Magalhães. Foi uma ação inédita no Município e garantimos que haverá outras edições nos próximos anos”, afirmou a prefeita.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande intensifica serviços urbanos nesta terça-feira (23)

Em seu discurso, Moretti destacou ainda o impacto social do projeto e a importância de despertar nas mulheres o senso de pertencimento e protagonismo: “O VG com Elas foi um chamado ao despertar das mulheres, para que saibam que podem estar onde quiserem. Se querem ser empreendedoras, que abram seus negócios. Se querem ser professoras, que estudem. Se desejam ser mães, que o sejam com autonomia. O mais importante é que elas se amem e se valorizem. Hoje, estamos aqui provando que a mulher tem papel fundamental na sociedade, seja na família, no trabalho, na política ou em cargos de liderança”, ressaltou.

Prestigiando o evento, o deputado federal José Medeiros (PL), elogiou a iniciativa e a liderança feminina representada pela prefeita Flávia Moretti. “Essa feira é um símbolo importante. Várzea Grande tem o privilégio de ter uma mulher na prefeitura, e ela está abrindo espaço para que outras mulheres também cresçam. Esse tipo de ação incentiva o empreendedorismo e gera oportunidades reais. Espero que essa ação se repita e que outros municípios copiem”, destacou o parlamentar.

O secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Edson Sestari, reforçou a necessidade de transformação cultural e a construção de políticas públicas inclusivas. “Nosso Estado ainda precisa avançar muito nas políticas de defesa da mulher e na criação de espaços igualitários. O que fizemos aqui este mês foi um passo importante para mudar essa realidade”.

Leia Também:  WhatsApp da Secretaria de Gestão Fazendária

A secretária de Assistência Social, Cristina Saito, pontuou o papel essencial da assistência social nas ações do “VG com Elas”. “Estivemos presentes em todas as atividades praticamente, garantindo o acesso das mulheres mais vulneráveis a serviços essenciais, como o Cadastro Único, programa Criança Feliz e outros atendimentos. Nossa missão é apoiar as famílias e ajudar as mulheres a encontrarem caminhos para superar a vulnerabilidade”.

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, responsável pela organização de todo o projeto, também enfatizou a importância de incluir as mulheres no contexto produtivo e social da cidade. “Esse projeto nasceu de uma necessidade real, identificada pela prefeita Flávia Moretti, de ampliar as oportunidades para as mulheres, especialmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. O VG com Elas não é apenas um evento, é um movimento que impulsiona o protagonismo feminino em todas as áreas”.

Vereador Charles Fabiano Araújo Quadro, conhecido como Charles da Educação, destacou a relevância do evento e a necessidade de continuidade. “A prefeitura deve continuar promovendo feiras como essa, que dão visibilidade ao trabalho das mulheres e criam oportunidades reais. Estamos na Câmara de Vereadores à disposição para fortalecer essas iniciativas”.

O compromisso assumido pela Prefeitura e pelos coletivos femininos promete manter viva a essência do projeto e ampliar ainda mais suas ações para os próximos anos. “O VG com Elas mostrou que, quando as mulheres se unem, a transformação acontece e a cidade inteira cresce junto” concluiu a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Publicados

em

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Guarda Municipal atende ocorrência de acidente na Avenida Prefeito Murilo Domingos

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA