VÁRZEA GRANDE
Obras intensificam serviços e alcançam 45 vias em Várzea Grande
VÁRZEA GRANDE
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Viação e Obras, intensificou os trabalhos de manutenção urbana e realizou uma série de serviços em 45 ruas e avenidas do município.
As ações ocorreram entre os dias 27 de abril e 2 de maio e contemplaram 17 bairros, distritos e comunidades. Entre os serviços executados estão tapa-buracos, patrolamento, limpeza de bocas de lobo, manutenção de meio-fio e recuperação de vias afetadas por processos erosivos.
Foram atendidas localidades como Centro, São Simão, Jardim Paula II, Jardim Glória II, Vitória Régia, Primavera, o distrito de Passagem da Conceição, a comunidade rural do Formigueiro, Capela do Piçarrão, Canelas, Chapéu do Sol, Capão do Pequi, Cristo Rei, Costa Verde, Nova Várzea Grande, 23 de Setembro e Vila Arthur.
De acordo com a Secretaria, os trabalhos seguem planejamento técnico, mas também atendem demandas emergenciais apresentadas pela população. As ações integram um cronograma contínuo de melhorias urbanas, com foco na recuperação das vias, prevenção de alagamentos e garantia de melhores condições de trafegabilidade.
“Desde o fim do período chuvoso, temos realizado um trabalho intensivo com tapa-buracos, patrolamento e outros serviços de recuperação da malha viária do município”, destacou o secretário de Viação e Obras, Celso Pereira.
Galeria de Fotos (20 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Copinha reúne alunos da zona rural em dia de esporte, integração e aprendizado
Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural, participaram de uma programação especial inspirada na Copa do Mundo. Ao longo do mês, os estudantes desenvolveram pesquisas sobre países participantes do torneio, abordando aspectos como cultura, costumes, gastronomia e curiosidades. Nesta sexta-feira (27), as atividades foram encerradas com a realização da primeira “Copinha” da escola, reunindo todas as turmas em um momento de integração por meio do esporte.
A diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo, comemorou o sucesso da iniciativa e destacou o envolvimento dos estudantes e da comunidade escolar.
“Hoje realizamos a nossa primeira Copinha, e todos os alunos participaram da recreação, que contou com jogos entre as turmas de todas as séries. Foi um momento de descontração, integração e comemoração. Ficamos muito felizes também com a presença dos servidores da Secretaria Municipal de Educação, que vieram prestigiar o nosso evento”, afirmou.
Segundo a diretora, apesar de estar localizada na zona rural, a escola desenvolve todos os projetos pedagógicos propostos pela Secretaria Municipal de Educação, assim como as demais unidades da rede.
“Os nossos alunos pesquisaram sobre os países participantes da Copa do Mundo, suas culturas, costumes e culinária. Depois, promovemos um dia de apresentação dos trabalhos e, por fim, realizamos a Copinha, que era o momento mais esperado por eles”, ressaltou.
Representando a secretária municipal de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, que cumpria outra agenda, a professora Benedita Ponce, responsável pelo setor de Mediação, levou uma mensagem aos participantes.
“Trago o abraço da nossa secretária e o reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido por esta escola. Essa programação é a culminância de todas as atividades realizadas durante o mês. Mesmo distante da área urbana, a unidade executa com dedicação todos os projetos propostos, e esse momento esportivo é tão importante para a formação dos alunos quanto os conteúdos trabalhados em sala de aula”, destacou.
O superintendente de Esporte, Admilson Piranha, também ressaltou a importância da prática esportiva na formação dos estudantes.
“O esporte é uma ferramenta poderosa para promover valores como respeito, ética, disciplina e inclusão. Nossos alunos aprendem desde cedo que cuidar do corpo e praticar atividades físicas é fundamental para uma vida saudável”, afirmou.
Ele anunciou ainda que a Secretaria estuda ampliar as ações esportivas na unidade escolar.
“Estamos alinhando com a direção da escola a criação de uma programação semanal para que nossos professores de Educação Física desenvolvam modalidades como voleibol, futebol e corrida com os estudantes, fortalecendo ainda mais o esporte na comunidade escolar”, concluiu.
Galeria de Fotos (8 fotos)


